Ao cuidado do Director de Produção e da Drª Francisca Favila, a quem agradeço seja feito um forward deste e-mail, para conhecimento.

A Rádio Renascença e a RFM foram as minhas “rádios” de toda uma vida. Desde pequeno, muito pequeno mesmo que, em casa dos meus Avós e dos meus Pais rezávamos o terço, diariamente, com a Rádio Renascença. Acompanhou-me durante 60 anos com música, com comentários religiosos feitos por Grandes Padres como, o Padre António Vaz Pinto e muito antes dele, tantos outros que eram ouvidos lá em casa, em Família.

Os relatos e comentários desportivos passaram, a partir de dado momento, também a fazer parte da minha rotina radiofónica. Casei, tive Filhos e agora tenho Netos mas, em minha casa a Rádio Renascença deixou de se ouvir. O momento actual convida à reflexão sobre as causas desta mudança na minha rotina e no meu comportamento.

Os princípios da ética Cristã e dos valores Morais do Cristianismo, sempre informaram a Renascença de forma total em todas as áreas, da religião ao debate político, da música popular ao comentário desportivo. Cristo esteve sempre presente como estrutura do pensamento da Produção e da Edição dos Programas. Fui eu que mudei? Não, foi a Rádio Renascença que, designadamente nos comentários Portugueses disse a Jesus Cristo que fosse lá fora fumar um cigarro.

Temos Clubes Desportivos de relevância Nacional e Internacional e temos Clubes que formam seres humanos com valores e princípios e outros que se limitam a formar gente e mal mas homens, sem eira nem beira. O Sporting Clube de Portugal é HOJE o único Clube que se preocupa com a formação ética e moral da Juventude. Das suas escolas saem Homens que se tornam cidadãos e trazem para o quotidiano os valores essenciais do Cristianismo. Já, infelizmente, no Benfica os homens lá formados, saem para o anonimato das claques ilegais e criminosas como “Os Diabos Vermelhos” e os “No Name Boys” que se escondem da Lei à sombra do anonimato. Não admira. Os Presidentes do Benfica dos últimos vinte anos ou têm cadastro quando lá chegam ou o adquiriram no exercício das funções e quando tornam em permanentes arguidos em Processo-Crime.

Um rouba camions, resultados de jogos, corrompe e faz corromper. As claques de um dos Clubes comete agressões, trafica em droga e armamento e culmina na prática de homicídios ou em tentativas de homicídio. Não quer que se lhe conheçam os membros e os dirigentes do próprio Clube, pactuando com essa ilegalidade incontornável, incentiva-as ao ódio, publicamente, pelo apoio financeiro e logístico que lhes concede e incita-as a mais violência, por mera Omissão ou, até por,por incitações verbais expressas na BTV e em discursos do seu Presidente Cadastrado.

No Sporting Preside aos destinos de Clube e SAD UM CATÓLICO que vive os valores do Cristianismo no Desporto e na VIDA e os inculca na juventude imensa que o Clube forma, em Portugal e no MUNDO. Vive-se uma cultura de respeito pelo próximo, de atenção aos doentes e aos presos de delito comum, invocando uma “Responsabilidade Social” que não é mais que a prática Cristã institucionalmente assumida.

Que faz a Rádio Renascença e especialmente o programa “Bola Branca” que deveria, com propriedade mudar de nome para “BOLA VERMELHA” já que na tradição Cristã o branco está reservado aos mensageiros de Deus e se revela como símbolo de pureza e de realidade Escatológica. Em notícias insidiosamente plantadas pelo Sport Lisboa e Benfica, com os seus critérios de cartilha propagandística mais consoante os desígnios de um regime totalitário e anti- cristão dos tempos Maoistas, do Estalinismo nos Países de lá da Cortina de Ferro e actualmente, os do Estado Islâmico, a Rádio Renascença não perde oportunidade para atacar o Presidente , o Sporting Clube de Portugal e os seus associados que constituem no seu todo e salvas raras excepções UMA FAMÍLIA EMINENTEMENTE ORDEIRA E CRISTÃ NOS SEUS VALORES E NOS SEUS COMPORTAMENTOS! Porém, não perde oportunidade de veicular a cartilha do Benfica que incita ao ódio, à violência e à pratica “NATURAL” de calúnia e difamação sempre que se sente ameaçada ou disso pode colher vantagens materiais  no âmbito financeiro e da efémera glória desportiva.

É isso que a Rádio Renascença anda a fazer cega e alegremente há vários anos e é por isso que, muitos Portugueses Católicos e Sportinguistas abandonaram a Rádio Renascença, de uma vez por todas, como o fiz eu. Jesus Cristo não está lá fora a fumar um cigarro com os colegas. Está aí dentro a assistir incrédulo àquilo que se passa nessa Instituição, mais que Cristã, Católica, vendo-a dilacerar os princípios que permitem resistir à paganização da vida e à deificação de realidades em detrimento d’Ele e dos Seus valores, através da divulgação de notícias falsas, realidades espúrias e constituindo-se em mais um orgão difamador igual a tantos outros que, pululam na Comunicação Social Portuguesa.

Em Portugal,  mais de três milhões de Sportinguistas sentem-se hoje agredidos na sua dignidade pelo comentário de “a Bola Branca” e de facto, referem-se ao Programa como a bola vermelha com enorme tristeza minha mas, com justa propriedade. Fico a aguardar a vossa resposta bem como indicação das medidas TOMADAS para inverter o rumo dos acontecimentos e da linha editorial dos vossos programas de desporto. Estou disposto a esperar um Mês pela solução destas questões, de uma vez por todas. Não espero mais. Decorridos estes trinta dias sem que se tomem na Rádio Renascença as medidas que TÊM DE SER TOMADAS, encetarei uma luta que passará pela divulgação desta realidade junto dos mais de 400 Núcleos do Sporting, pelo Estádio e Pavilhão Desportivo, pela Academia de Alcochete e pelas Paróquias de todo o País. Apresentarei queixas formais ao Senhor Cardeal Patriarca,D. Manuel Clemente, ao Núncio Apostólico e ao Provincial da Companhia de Jesus, para que façam chegar ao Papa Francisco as queixas da Família Católica que existe e age no meio social, enquanto Católicos Sportinguistas.

Farei palestras perfeitamente suportadas por gravações audio dos vossos noticiários, da Bola Branca e de comentários Desportivos e comigo, mais de cinquenta mil sócios do Sporting Clube de Portugal, apresentarão Queixa-Crime e concomitante Pedido de Indemnização Cível, por danos morais, materiais e conspurcação da imagem do Sporting Clube de Portugal, contra o Director de Programas da Rádio de Renascença, o Produtor da Bola Branca e claro, porque é ultimamente responsável pela vergonha que se está a passar, contra o Vosso Conselho de Administração, como não poderia deixar de ser.

Faço-vos a vida negra, podem ter a certeza.
Fico a aguardar as vossas notícias.
Melhores cumprimentos,

 

ESTE POST É DA AUTORIA DE…  Mário Túlio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]