Ponto 1: estou totalmente de acordo com Jorge Jesus. A jogarem sempre os mesmos, algum dia alguém haveria de rebentar.
Ponto 2: andava eu tão feliz da vida porque, de semana para semana, de press para press, o Jorge ia-se mostrando cada vez mais certeiro no que dizia e quando decido voltar a escutar uma flash em directo, levo com isto

«Está a pagar-se esta intensidade de jogos de três em três dias. Perdemos dois jogadores importantes, o Piccini e o Mathieu. Tenho experiência de jogador, de ter sofrido estes problemas musculares e sei que isto não vai ser nem para uma semana, nem para dias. Mas queres jogar contra as melhores equipas do mundo e, na Champions, calhou o Barcelona e a Juventus. Para poderes fazer equilíbrios contra essas equipas, tens de correr o dobro. Chegas ao campeonato, tens de dar tudo. Os jogadores são sempre os mesmos, não há milagres.»

Foda-se, ó Jorge, tu tens noção da barbaridade que disseste?

Hipótese 1: Sim, tens.
Então isso significa que já estás a lançar a escada para que o plantel seja reforçado em Janeiro. O grave é lançares a escada de forma pública e, pior, passares uma mensagem péssima ao plantel.

Hipótese 2: Não, não tens, mas percebeste que tens culpa nestas lesões e tentaste uma manobra de diversão sem medir as consequências. Quais consequências? Espero que elas não existam, mas dizeres a uma dúzia de homens que eles não jogam porque não confias neles é capaz de correr mal.

Ninguém te fez essa pergunta, mas… não foste tu que escolheste o plantel? Não foste tu que escolheste quem fica e quem sai? Não és tu que tomas as opções técnicas todas as semanas? Não és tu que tens decidido que em jogos de grau de dificuldade menor (e, sim, eles existiram), não podes fazer descansar um ou dois jogadores?

Sério, não me digas que o Ristovsky não podia ter jogado mais vezes. Que o André Pinto ou o Tobias não podiam ter mais minutos, tal como o Palhinha. Que o Podence podia ter ajudado mais a gerir o Gelson. Agora, e pegando num exemplo simples, de quem é a culpa de termos um jogador de oito ou nove milhões que dificilmente há-de resultar e que não permite dar folga ao Bruno Fernandes? E quem é que decidiu dispensar um jogador, Francisco Geraldes, que tinha lugar de caras neste plantel e que te permitiria fazer a rotatividade a meio-campo e, como tu próprio disseste, ser utilizado numa ala como fizeste com o João Mário?

Equívocos existirão sempre, mas vires dizer que num plantel de 26 jogadores «andarmos a jogar de três em três ou de quatro em quatro dias sempre com os mesmos doze ou treze jogadores está a pagar-se caro…»… que saibas resolver da melhor maneira as lesões e que, se tivermos que optar, que respeitemos e honremos a camisola frente à Juve e que deixemos as forças que nos restam para a recepção ao Braga! Depois, são duas semanas para recuperar jogadores e ponderar sobre disparates que se dizem e que se fazem.

 

jjbraços