Numa semana de muitos golos, excelentes resultados e mais destaques, fica a certeza de que os nossos Juvenis voltarão a ser uma das equipas favoritas no campeonato, que os nossos Iniciados seguram semana após semana a vantagem sobre o seu verdadeiro rival e que os Juniores poderão finalmente seguir em frente na Youth League. 

Começando pelos mais pequenos, o primeiro lugar isolado na série mantém-se depois de uma vitória por 2-0 frente ao Oeiras, construída ainda na primeira parte.  Acompanhar este jogo foi um verdadeiro pesadelo, uma vez que nem o Sporting nem os locais deram conta do resultado à medida que os minutos avançavam. Foram adeptos que se foram informando e transmitindo as poucas novidades que tinham, via Twitter. O Benfica tem, neste momento, uma melhor vantagem de golos o que significa que o caminho é continuar a vencer semana após semana para não perder o nosso precioso primeiro lugar.

Já os Juvenis foram, mais uma vez, os responsáveis pelo brilharete da semana ao golearem o Fundão por uns expressivos 9-0. Os rapazes de João Couto dominaram por completo a partida, que teve em destaque alguns dos suspeitos do costume.
Nuno Cardoso, o mágico criativo, abriu a conta ao minuto 8’ e a partir daqui foi um festival autêntico. Hevertton, médio defensivo, somou dois golos, Bruno Tavares, um menino de apenas 15 anos que tem tudo para ser mais um extremo com o carimbo Alcochete, fez aumentar a contagem, Félix Correia, um verdadeiro caso sério, também marcou e o capitão Carlos Silva juntou-se à festa. O maior destaque, ainda assim, vai para o hat-trick de Jorge Ferreira, avançado de 16 anos que chegou esta temporada das camadas jovens do Vitória de Guimarães.
O Sacavenense não descola do primeiro lugar, mas a continuar assim dependemos apenas de nós próprios para terminar esta fase em beleza e prosseguir na verdadeira luta: o tricampeonato no escalão.

Os Juniores tiveram uma semana de alta intensidade, mas que felizmente culminou em duas vitórias nas duas competições que disputaram.
O jogo frente ao Real SC foi complicado e exigiu muitos dos nossos sub19, que nunca estiveram numa posição realmente tranquila. Mitrovski e Euclides Cabral (lateral direito primo de Gelson que já mereceu um treino junto à equipa principal) fixaram o 2-0 da primeira parte, mas o Real apareceu no segundo tempo disposto a inverter os acontecimentos. Os nossos rapazes apenas descansaram verdadeiramente após o 4-2 de Douglas Aurélio, depois de uma sucessão de golos para ambas as partes que parecia deixar tudo em aberto. Pelo meio, Mitrovski, que continua a mostrar excelentes apontamentos, marcou mais um. Tiago Fernandes rodou um pouco a equipa, fez alinhar um onze menos habitual, mas os jogadores mostraram ser opções válidas para os muitos confrontos que ainda teremos pela frente.

Frente à Juventus, na Youth League, regressou a artilharia pesada. Goulart, Djaló, Tomás Silva, Thierry, Elves e Daniel Bragança voltaram à titularidade com a ajuda de alguns “emprestados” da equipa B como Miguel Luís, Rafael Leão, Max e Pedro Ferreira. Com a vitória de 2-0 como golos de Leão (que já marcou em todas as competições que disputou este ano) e Diogo Brás mesmo ao cair do pano, o Sporting coloca-se numa excelente posição para avançar para a fase seguinte e está a uma vitória de o conseguir. O próximo adversário é  o Olympiakos, em casa, e podemos carimbar finalmente uma passagem à fase a eliminar da Youth League. (podem ver os golos aqui – https://streamable.com/ogtox – cortesia do Artista do Dia).

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)