Aqui há umas semanas, findo o segundo ciclo de jogos, escrevi aqui um texto que terminou com o que considerava ser um bom terceiro ciclo – que foi este que terminámos com o jogo com o Braga. E o que eu disse foi que “sair deste ciclo com menos que 3 vitórias para o campeonato, vitória na TP, vitória na TL e mais 3 pontos, ou 2, na CL, não será bom”! O resultado deste ciclo ficou aquém. Foram 2 vitórias e um empate para o campeonato, vitória na TP, o jogo da TL foi adiado, e 1 ponto na CL, no que resulta que estamos mais longe do 1o lugar no campeonato e mais longe do apuramento na CL.

É com tristeza que constato que chegados a Novembro de 2017 vejo que o que eu disse em Junho de 2015, quando o Zazuz foi apresentado, é a opinião de muitos Tasqueiros aqui – o que me leva a lembrar o quanto era apelidado de lampião e FDP por muitos dos que agora partilham a minha opinião. Eu fui bloqueado pelo Bruno de Carvalho no seu Facebook de Presidente do Sporting porque fiz um comentário, educado, onde expus as minhas razões para a não concordância da substituição do Marco pelo Jesus e onde acabei dizendo-lhe que um dia ia perceber que não ia ganhar nada com o Jesus e se ia lembrar do meu comentário – provavelmente não vai… mas devia!

Não dou nenhum mérito a nenhum dos títulos de campeão ganhos pelo Zazuz no Vergonhoso. Nem dou grande mérito aos outros títulos que lá ganhou, tal como não dou grande mérito à Supertaça que ganhou com o Sporting. Quase tudo o que ganhou no Vergonhoso ganhou com colinho. A Supertaça foi ganha a um Vergonhoso de rastos, acabado de chegar de uma digressão ridícula nas Américas e com um clube e um treinador às apalpadelas a ver se percebiam como encaixar as peças do puzzle que tinham à sua frente.

No entanto reconheço que merecia ganhar o campeonato no 1o ano que nos treinou – apesar de achar que no resto deixou muito a desejar com a excepção da Taça de Portugal, onde fomos gamados em Braga, depois de já o termos sido com o Vergonhoso em Alvalade – mas, ironia das ironias, foi exactamente o que o fez ganhar no Vergonhoso que lhe tirou o campeonato em que tinha todo o mérito em ter ganho connosco. São as voltas do destino, quando se trabalha em meios obscuros e não se é sério – eu não acredito que o Jesus não saiba das trafulhices que se fizeram no seu antigo clube e só quem sabe que foi beneficiado de uma determinada maneira é que se contém quando é prejudicado, constantemente, pelo mesmo sistema que o beneficiou.

Posto isto, vou deixar o Jesus de lado… Este ano, como já disse aqui, fiquei a pensar que íamos lutar pelo título até ao fim – pelo bom trabalho feito no defeso em termos de aquisições e pela postura do Jesus e do Bruno de Carvalho. Tudo indicava que todos os erros do passado recente tinham servido para se aprender alguma coisa e corrigir posturas e atitudes. Mas o que está tão entranhado custa a sair e aos poucos foram-se vendo, aqui e ali, o retomar dos mesmos erros. Já tinha perdido a convicção que o Zazuz me fosse fazer engolir as palavras, mas ontem fiquei convencido que ainda não é este ano que vamos ser campeões – por mais que adorasse que o Zazuz me “humilhasse”.

Não foi só o jogo com o Braga. Não pode ser um jogo a decidir se um treinador, ou um jogador, é suficientemente bom para continuar ou não, ainda que haja sempre aquele jogo onde o copo transborda! Jesus é o que é, e é o que é há muito tempo. Não é no Sporting diferente do que foi no Vergonhoso, nem foi no Vergonhoso diferente do que foi no Benfica do Norte! Jesus é excelente a ensinar e a trabalhar os jogadores individualmente. É bom a montar equipas e a fazer planos de jogo contra equipas mais fortes. Mas, por exemplo, é muito fraco a mexer na equipa durante o jogo. É um treinador casmurro, que tem os seus jogadores fetiche, que jogam sempre, estando bem ou mal, como tem as suas ovelhas negras que, joguem bem ou mal, pouco contam. É um treinador que olha às idades e às origens dos jogadores – por mais que digam o contrário, todo o historial dele diz isso! É um treinador que não sabe motivar os jogadores. Antes pelo contrário, sabe desmotiva-los como poucos. Quem está no lote das ovelhas brancas, aguenta, aprende e vai-se motivando jogando. Quem está no lote das ovelhas negras custa a aguentar, custa a aprender e vai desmotivando. O resultado disto é que jogam sempre os mesmos porque o treinador só confia naquele grupo das ovelhas brancas! Não pode haver gestão do plantel assim…

Fizemos uma excelente primeira parte com a Juventus e conseguimos o mais difícil: ir para o intervalo em vantagem e obrigar o colosso italiano a abrir e dar tudo por tudo para não perder o jogo – e assim ficar em desvantagem. Era uma 2a parte perfeita para o Doumbia. E que faz o Mestre? Mete o Doumbia a aquecer a 2a parte toda e coloca-o em campo depois que a Juventus chega ao empate e se volta a fechar na defesa! Nem falo no resto… Isto para mim chega!

Com o Braga, depois de Porto e Benfica terem jogado, jogando com uma equipa que teve muito menos descanso que nós, só podíamos ter entrado ao ataque e forçar o mais cedo possível uma vantagem que nos garantisse a vitória. Tivemos a sorte de um erro colossal do Xistra nos ter impedido de estar a perder o jogo e conseguimos chegar primeiro ao 1-0. Depois disso a equipa perdeu-se. Percebeu-se depois porquê quando disse na CI que tinha dito aos jogadores que “íamos marcar primeiro e depois era preciso saber segurar oresultado”. Não sabemos fazer isso – talvez o treinador possa explicar porquê. Toda a gente no estádio percebeu que cada minuto que passava o Braga estava mais perto de empatar. Toda a gente menos quem tinha de perceber isso! E foi o que foi…

 

jj

 

Simplesmente, não acredito que este homem nos guie ao título que tanto queremos! Sim, vamos “SÓ” a 4 pontos do Porco… mas vamos a muito mais distância deles em termos de vontade de sermos campeões. Talvez a uma distância demasiado grande! Os andrades têm atitude de campeão e jogam sempre no limite do que a equipa dá. A equipa não dá mais que isto, que temos visto, mas dá sempre “isto”. Seja com o Sporting, seja com o Mónaco, seja com o Chaves, seja com o Moreirense. Não dão meio “isto” ou 3⁄4 de “isto”. Entram para ganhar o jogo e dão tudo por isso, com as limitações que têm. Quem assiste aos seus jogos, seja adepto ou não, percebe isso. Estão em campo com um objectivo: ganhar o jogo.
O Vergonhoso atravessa uma fase muito similar à fase que atravessou quando o Sonso chegou. Estão meio perdidos. Não apresentam um futebol de qualidade e nota-se alguma desorientação na equipa, além de alguns jogadores em muito má forma. Parece que estão, novamente, com dificuldades a montar o puzzle. Não fossem as ajudas externas e estariam provavelmente já a uma distância que já não os permitiria lutar pelo título – aliás, exactamente como aconteceu há 2 anos, onde foi a APAF que nunca os deixou ficar a mais dos 7 pontos de distância. Se mantiverem esta distância vão manter-se na luta pelo campeonato pois a equipa irá encontrar-se – mais tarde ou mais cedo o Sonso vai montar o puzzle – e passar a praticar um futebol melhor – provavelmente com a entrada de 2 ou 3 jogadores em Janeiro. Depois a APAF dará a ajuda necessária para se aproximarem.

Nós temos feito mais jogos sofríveis do que bons. Vários jogos foram ganhos “in extremis”. Em muitos jogos não temos tido a atitude de campeão que marca a diferença e que o Porco tem tido – o mais evidente de todos foi em Moreira de Cónegos. Na CL parece haver muita motivação mas no campeonato parece muitas vezes que os jogadores estão a jogar por favor e com um futebol de uma previsibilidade arrepiante. É, para mim, óbvio que falta quem os motive – coisa que há de sobra no Porco! Além disto, chegamos ao início de Novembro com mais de meia equipa no estaleiro e o resto de rastos, pela simples razão que não há a mínima gestão do plantel – plantel esse que é o melhor da era Bruno de Carvalho.

Resumindo, temos um Porco forte e estável, temos um Vergonhoso perdido mas à procura do seu caminho e que não descolou até agora, e temos um Sporting sofrível, espremido até ao tutano e em ligeira queda interna – 3V e 3E nos últimos 6 jogos, sendo que o único jogo onde jogámos decentemente para o campeonato foi com o Chaves! Sendo que qualquer jogo fora requer uma atenção especial para que qualquer um dos candidatos não seja derrotado, as 8 saídas mais difíceis são, na minha opinião: as 2 idas aos campos dos rivais, Pedreira, Madeira, Vila do Conde, Bessa, Guimarães e Chaves. Teoricamente mais ou menos por esta ordem – é sempre um pouco relativo porque depende do momento das 2 equipas.

O Porco, que leva 4 pontos de avanço a nós, já fez metade desses jogos, sendo que já foi à Pedreira (V) e a Alvalade (E) – duas das 3 saídas mais complicadas – tendo ganho também em Vila do Conde e no Bessa. Nós, que vamos a 4 pontos do Porco, só fizemos 2 dos 8 jogos, tendo ganho em Vila do Conde (sem saber como) e em Guimarães (provavelmente com o melhor jogo da época). Falta-nos tudo o resto – 6 das 8 saídas mais difíceis.
O Vergonhoso, que vai a 5 pontos do Porco e a 1 de nós, já fez 5 das 8 saídas mais difíceis, faltando-lhes as 3 mais complicadas: Dragão, Alvalade e Pedreira. Portanto, não vamos só a 4 pontos do 1o lugar. Há outros indicadores que nos dificultam o que resta do campeonato, desde o estado em que a equipa se encontra ao calendário que teremos de fazer face aos nossos rivais. Portanto, no início de Novembro o panorama já não é famoso.

Já há quem questione a continuidade do Jesus, apelando à sua substituição, coisa que, nesta altura, acho muito complicado. Depois da má época do ano passado, defendi que era uma boa altura para se proceder à substituição do treinador, até pelas notícias que indicavam que ele estaria disposto a sair – ou até estaria a forçar essa saída. Penso que tinha sido uma boa solução para ambas as partes até porque havia a possibilidade de se fazer a coisa sem que ninguém tivesse que dar a face. Saia do Sporting e ia para outro clube e ninguém tinha de ser despedido ou indemnizado.

Nesta altura a coisa pia mais fino porque a acontecer será sempre vista como um despedimento, e um despedimento em cima do ego do Zazuz vai implicar muitos milhões no bolso dele e da equipa técnica dele – qualquer coisa na ordem dos 16M€, o que é uma exorbitância para um despedimento que acarretará também uma verba considerável para trazer um novo treinador. Sinceramente, não vejo qualquer viabilidade nesta solução. A não ser que vendam o Alan por uns 20M€, ou mais, e usem esse dinheiro para despedir o treinador. Seria resolver 2 problemas de uma vez! (é uma piada, não penso isto!)

A coisa passará por aguentar este flop sobrevalorizado até ao fim da época, sem levantar ondas, e depois arranjar um clube interessante que o queira e deixá-lo ir sem exigir nada. Não é o que eu gostaria que acontecesse mas parece-me ser o que será possível fazer, até porque é complicado agora arranjar um bom treinador pronto a entrar. Compreendo que manter o Zazuz será, muito provavelmente, hipotecar o resto da época e prescindir de, ainda, lutar por títulos este ano, além de prescindir de fazer uma longa pré-época para que o próximo treinador defina quem não tem realmente qualidade para ficar no próximo ano. Mas não creio que haja qualquer condição de, sequer, sonhar em despedir o homem. Quem o pede, nesta altura, fá-lo por impulso e não racionalmente e vendo tudo o que isso acarreta em termos de despesa para o clube. Infelizmente, esta é a realidade a que
o Bruno de Carvalho nos colocou quando renovou o contrato com o homem, nos termos em que o fez.

Posto que o Zazuz é para sair, muito provavelmente só no final da época, coloca-se a questão: e quem vem para o lugar dele? Que perfil de treinador se quer para o Sporting? Mantemos a aposta num português ou vamos tentar trazer alguém que terá, necessariamente, de ter um período para entender o que é o futebol português? Preferimos alguém já batido, ou alguém menos conhecido mas em ascensão? Em quem apostariam e porquê?

Como extra, e conforme prometi num post há umas semanas, deixo aqui a lista dos jogadores que vieram para o clube, por época, os valores pagos por cada um deles, incluindo o valor do passe, o valor de eventual prémio de assinatura e o valor da eventual comissão, com valores confirmados por fonte e pelo Sporting, excepto onde indicado que só está confirmado por fonte. Tenho outros valores mas são de uma fonte que não tem tanta credibilidade pelo que não os incluo aqui.

 

Contratações do Sporting na Era Bruno de Carvalho

Época 2013/14
Jefferson – 0,700M€
Gerson Magrão –
Vitor Silva –
Mauricio – 0,500M€
Slimani – 0,400M€
Freddy Montero – 2,365M€
Piris –
Welder –
Heldon Ramos – 1,250M€
Shikabala – 0,500M€
Salim Cissé – 0,750M€

Total: 5,065M€ (confirmados) 6,465M€ (semi confirmados)
Época 2014/15
Simeon Slavchev – 2,500M€
Ryan Gauld – 2,757M€ (80%)
Jonathan Silva – 2,515M€
Paulo Oliveira – 1,800M€
Oriel Rossel – 0,966M€
Naby Sarr – 1,005M€ (85%)
André Geraldes – 0,500M€
Ramy Rabia – 0,750M€
Ewerton Santos – 1,500M€
Tanaka – 0,750M€

Total: 15,043M€

 

Época 2015/16
Azbe Jug –
João Pereira –
ediNaldo Pereira – 3,010M€
Ezequiel Schelotto –
Marvin Zeegelaar – 0,690M€
Sebastian Coates – 4,973M€
Bruno César – 1,300M€
Alberto Aquilani – 1,000M€
Bruno Paulista – 3,500M€
Bryan Ruiz – 1,320M€
Teo Gutierrez – 3,938M€ (90%)
Hernan Barcos – 2,000M€

Total: 16,231M€ (confirmados) 21,731M€ (semi confirmados)

Época 2016/17
Beto Pimparel –
Douglas Teixeira – 1,150M€
Elias Tindade – 2,875M€ (50%)
Meli – 0,350M€
Radosav Petrovic – 1,000M€
Markovic – 2,000M€
Campbell –
Luc Castaignos – 2,775M€ (80%)
Bas Dost – 11,850M€
André Souza – 1,250M€ (50%)
Alan Ruiz – 8,044M€
Lucas Spalvis – 1,739M€

Total: 30,683M€ (confirmados)  33,033M€ (semi confirmados)

Época 2017/18
Romain Salin – 0,357M€
Jeremy Mathieu – 2,000M€
André Pinto – 0,800M€
Cristiano Piccini – 3,217M€
Stefan Ristovski – 1,225M€
Fábio Coentrão – 1,000M€
Rodrigo Battaglia – 4,500M€ (80%)
Bruno Fernandes – 9,690M€
Matheus Oliveira – 2,150M€
Marcos Acuña – 10,470M€
Seydou Doumbia – 7,200M€ (70%)

Total: 42,609M€

Valor para os 3 anos de aquisições do Zazuz: confirmadíssimos 89,523M€ (com os semi confirmados são 97,373M€). Falta o que se pagou pelo empréstimo do Campbell e os prémios de assinatura do Beto, do Schelotto, do João Pereira e do Jug. O total deve andar a bater os 100M€, sem os passar. Agora cada um tire as conclusões que quiser destes valores!

 

ESTE POST É DA AUTORIA DE…  Miguel 
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]