Na semana em que Juvenis e Iniciados regressaram à competição, os Juniores decidiram regressar às excelentes exibições, Rafael Leão regressou à cabeça de Jorge Jesus e Rafael Barbosa voltou a mostrar que está hoje mais perto de dar jogador. Eis os destaques de uma semana que tem tanto de positivo como negativo.

Comecemos pelo pior, para que este texto possa tornar-se mais agradável à medida que é lido. Os Juvenis iniciaram a segunda fase da competição em terrenos rivais, mais propriamente no Seixal, e saíram do jogo derrotados por 1-0 começando da pior maneira esta competição de acesso ao apuramento de campeão. Os nossos bicampeões estavam numa fase crescente, claramente, mas o Benfica marcou na primeira parte e soube controlar as tentativas frustradas dos jovens leões em tentar outro resultado.
A solução agora é vencer. Vencer todos os jogos, da forma mais categórica que conseguirmos, obter a qualificação e tentar depois o tricampeonato. Nada está perdido, claro que não, mas que fique claro que o Benfica será sempre o principal obstáculo rumo ao esperado título.

Os Iniciados também começaram este fim de semana a sua caminhada na segunda fase, com uma goleada sobre o Portimonense. Lucas Dias, cada vez a destacar-se mais, abriu o marcador, Joelson marcou por duas vezes e Tristan Hammond fechou as contas numa tarde inspirada da pequenada. Joelson foi mais uma vez o maior destaque, pela qualidade individual, técnica e raça e existe muita esperança que seja ele o comandante de um título que nos foge há demasiado tempo.
Sinto a equipa do Benfica um pouco mais fragilizada esta temporada, o ano passado estivemos muito perto de conseguir o feito e sabemos que tudo se deve resolver nos confrontos ente rivais. Para já, dar tudo pelo apuramento de campeão no primeiro lugar, uma vez que apenas o melhor segundo de todos os grupos se classifica.

Os Juniores seguraram o seu primeiro lugar mais uma semana, em igualdade pontual com o Benfica mas com vantagem no confronto directo, e golearam a equipa do Alcanenense por 5-0. Pedro Mendes (gp), Tomás Silva, Sphephelo, Nuno Moreira e Mitrovski foram os marcadores de um jogo sem muita história, de um sentido apenas, mas que se revela importante para que continuemos a melhorar e a assegurar o primeiro posto da fase sul.
Destaque para o fantástico campeonato que está a fazer o Estoril, a apenas 3 pontos de Sporting e Benfica e capaz de surpreender qualquer um dos dois a qualquer momento.

Nos restantes destaques da semana, Rafael Barbosa continua o seu fantástico processo de afirmação no clube e venceu o prémio de melhor jogador no mês de Outubro na Liga Ledman Pro. Um jogador que pessoalmente tinha descartado das contas futuras, mas que ganhou uma nova vida e um novo fôlego desde que regressou de empréstimo. Sem dúvida um box-to-box de enorme competência, que pode também actuar livre atrás do ponta-de-lança, com técnica, atitude e enorme noção táctica. Um homem para quem Jorge Jesus deve olhar com urgência.
E falando do “boçe”, é dele que vem a última novidade semanal. Rafael Leão, o menino que gosta de marcar golos, mereceu uma convocatória na equipa principal para a Liga, na deslocação a Paços de Ferreira. Infelizmente não o conseguimos ver em acção, o jogo também não estava para isso, mas esperemos que possa ter a merecida estreia já frente ao Belém.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)