William Wilberforce e Isaac Millner. O que têm estes dois homens em Comum e que terão eles a ver connosco, Sporting Clube de Portugal e Bruno de Carvalho, o Nosso, muito nosso, Presidente do Conselho Directivo e do Conselho de Administração da SAD?

Nasceram ambos no Reino Unido e ambos na década de 50 do Século XVIII, ambos foram portadores de valores absolutos, ambos foram génios incontestados na sua época e permanecem, hoje, como dois marcos de Humanidade na História do Mundo porquê? Porque da associação espiritual e mental entre estes dois homens “renasceu” para a política Inglesa um novo William Wilberforce, não o génio que, esse já por lá andava como o membro mais novo alguma vez eleito para o Parlamento Inglês (aos 19 anos) mas, apesar da idade, um Homem que três anos depois da sua eleição, se propôs mudar o Mundo da sua época, um mundo anterior à revolução Industrial, um Mundo onde o motor da economia industrial e agrícola não eram as máquinas. Era a ESCRAVATURA!

William Wilberforce foi educado pelos Avós, detentores de uma fortuna descomunal que, de repente, lhe caiu nos braços por herança. Tinha ouro, terras e fábricas diversas em grande escala e resolveu fazer valer os seus interesses económicos e industriais no Parlamento. O seu Génio era tal que, foi eleito na idade que referi, sem qualquer experiência, sem qualquer antecessor parlamentar, sem qualquer apoio externo, apenas suportado na sua oratória e numa determinação de aço toledano.
Um dia, teria vinte e dois anos, na altura, resolveu fazer uma viagem de carruagem pela Europa. Um Amigo sugeriu-lhe como companheiro de viagem Isaac Milner, matemático, inventor, Professor Lucasiano Emérito na Universidade de Cambridge. A mesma Cátedra que é hoje ocupada por Stephen Hawking.

William Wilberforce era ateu e Isaac Milner, protestante metodista. Durante a viagem de carruagem, conversaram centenas de horas e debateram o Cristianismo. William Wiberforce converteu-se e chegado a Londres, desapareceu dos círculos políticos e sociais durante mais de seis meses. Nesse período dedicou-se à revisão dos seus princípios e valores. Libertou todos os seus escravos e tornou-os a todos assalariados em sua casa, nas suas quintas, minas e fábricas. Voltou para o Parlamento para travar a luta da sua vida:
1º Conseguir promulgar uma Lei que ilegalizasse o tráfico de escravos no seu País e lutar pela mesma abolição nos Países do Continente Europeu.
2º Reformar a Moral Social no seu País Natal. Mas, então Inglaterra do Séc. 18 não era o “coração da Cristandade”? Não Inglaterra nessa época era um País decadente e imoral onde todos os meios serviam para se atingirem os fins e objectivos “do mais forte”. Mais 85% da população era alcoólica, a vida humana não valia um cêntimo, matava-se porque sim, porque era útil aos fins dos poderosos; nas ruas havia lutas de animais (Ursos, cães, galos, lobos) 25% da mulheres solteiras eram prostitutas e a idade média das prostitutas inglesas dessa época era de 16 Anos!. 60% da população era siflítica. No Parlamento faziam-se Leis para satisfazer interesses particulares de A, B ou C. Quando as lutas de animais deixaram de entusiasmar a populaça, passou-se às execuções públicas de condenados à tortura e à morte; quando as execuções já não animavam ninguém, passaram a dissecar os cadáveres dos executados nas praças de Londres, para animar a populaça!

Foi este o Mundo que Wilberforce hostilizou e no qual lutou até à sua morte, em 1833, procurando “reformá-lo”.

Mais de 60 Anos de luta ininterrupta pela Verdade e pela Dignidade Humana. Dois anos antes da sua morte, em 1831, o Tráfico de Escravos foi ilegalizado em toda a Europa e a Escravatura subsistente, abolida em muitos deles (Portugal à cabeça).

Então e Bruno de Carvalho e o Sporting? O Sporting é “o Isaac Milner” de Bruno de Carvalho e Bruno de Carvalho é “o William Wilberforce” do Futebol e do Desporto Portugueses. Somos mais de 3,5 milhões, em Portugal!

Associados á tenacidade e vontade de um Homem, portador dos valores que com ele partilhamos no Sporting, Bruno de Carvalho tem pela frente uma longa luta mas, uma luta em que nós o não abandonaremos e uma luta assente nos valores de Justiça e Mérito defendidos pelo Sporting Clube de Portugal desde a sua fundação em 1906, a hora certa para ter surgido.

São esses valores a argamassa do nosso “edifício” e Bruno de Carvalho “o Wilberforce” que por eles luta, nas arenas da Sociedade Portuguesa e Europeia. Por isso, porque os valores do Sporting são absolutos e a vontade de Bruno de Carvalho associada ao querer de todos nós, virtualmente indissolúvel é que um só homem, da têmpera que lhe conhecemos e com a convicção que lhe incutimos, a segurança do nosso apoio incondicional e a certeza de a luta ser imprescindíve, UM SÓ HOMEM, pode fazer o que William Wilberforce fez: – Mudar o Mundo e mudá-lo para muito melhor!

Hoje passados mais de duzentos anos sobre o nascimento de William (1759) e quase duzentos sobre a sua morte, em 1833, o Mundo continua em débito para com ele. O Desporto Nacional ficará em débito para com Bruno de Carvalho e para connosco, Sporting Clube de Portugal. Se a luta é principalmente dele, a vitória será dele e do Sporting, isto é, de todos nós!

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Mário Túlio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]