DQxQRFtVQAA5pqZEsta semana ficámos a conhecer o nosso destino europeu, que nos levará ao limite daquilo que podemos aceitar como parte do nosso continente, mas os juniores também descobriram a sua sorte na Youth League.

Tinha referido no passado texto que era importante evitar Ajax, Inter ou RB Salzburg, por serem nomes fortes na formação de jovens jogadores, mas que todos os outros adversários estariam perfeitamente ao nosso alcance para prosseguir em prova. Pois bem, a sorte ditou que para continuar a disputar as eliminatórias, o Sporting terá de derrotar o campeão em título Salzburg no play-off. E para isso, os nosso jovens leões terão de estar ao seu melhor nível, contando certamente com alguns reforços que fazem parte do plantel B (Rafa Leão, Pedro Ferreira, Max ou Miguel Luís). Sem medo de ninguém, pois sabemos a nossa força como símbolo de formação, mas reconhecendo que a tarefa acaba de se tornar muito mais complicada do que o esperado.

A semana nem começou da melhor maneira, depois de uma surpreendente derrota frente à Académica por 1-0, que nos arrasta para o segundo lugar a quatro pontos do Benfica (sendo que o rival tem mais um jogo que nós) e nos deixa numa posição incompreensível tendo em conta que já esta temporada vencemos o principal adversário na sua casa. A inconsistência gritante desta equipa não permite sequer que existam muitos destaques individuais ao longo das semanas e o futebol, antes imprevisível e potenciador de talento deu lugar a um jogo algo chato, que demora a encontrar espaços e que sofre pela ausência de um verdadeiro matador. A continuar esta espiral entre o bom e o péssimo, não vejo muitas possibilidade de renovar o título de campeões nacionais, ainda mais tendo em conta o enorme potencial das restantes equipas que disputarão connosco o apuramento de campeão. Tiago Fernandes, é hora de encontrar e identificar os problemas e atacá-los desde já. Porque os meses passam e o desenvolvimento destes jogadores também.

Já os Juvenis foram até Leiria vencer por 2-0 e somam a segunda vitória desta segunda fase. Bruno Tavares (que já aqui destacámos a passada semana) e Jorge Ferreira foram os marcadores num jogo que nos mantém no segundo lugar, atrás do Sacavenense, com quem vamos jogar já no dia 16 de Dezembro. Os rapazes têm nova oportunidade para passar para a frente da sua série, numa altura que se encontram claramente a subir de forma.

Por fim, os Iniciados sofreram um pouco frente a um Belenenses extremamente organizado e que conseguiu levar o jogo empatado para o intervalo. A estratégia dos pastéis condicionou muito o jogo leonino, mas no final a qualidade individual fez a diferença e os três pontos ficaram em Alcochete. Paulo Duarte e Joelson, por duas vezes, foram os marcadores numa tarde de muita luta e concentração. O próximo jogo é dia 17 de Dezembro frente ao Benfica, no Seixal, e aqui teremos o verdadeiro tira-teimas desta equipa. É tempo de vencer o nosso rival e ganhar a confiança necessária para conquistar o título que há mais tempo nos foge.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)