Todos os principais escalões de formação disputavam esta semana a liderança nas suas respectivas séries e o assalto foi quase perfeito. Iniciados, Juvenis e Juniores tiveram alguns dos mais complicados testes da temporada e o resultado, apesar de tudo, foi positivo.

O fim-de-semana de decisões começou logo na passada sexta-feira, em Alcochete, com os Juniores a entrarem em campo para disputar a liderança frente ao eterno rival Benfica. Os sub19 tinham já vencido no Seixal, na primeira volta, mas permitiram um aproximar do adversário à medida que as semanas avançavam. Este jogo teria de ser de afirmação absoluta e uma viragem na inconsistência da equipa.
Miguel Luís e Daniel Bragança voltaram a fazer parelha, eles que tantas vezes nos encantaram com o seu futebol, e Elves Baldé foi o melhor em campo ao conquistar um penalty (convertido por Miguel Luís) e ao marcar o golo da vitória à passagem do minuto 71’. O Benfica ainda empatou através de Nuno Santos, ainda no primeiro tempo e numa altura de maior equilíbrio entre as duas formações.
Um jogo em que mais uma vez o Sporting provou ser melhor, tendo mais soluções e uma equipa melhor estruturada, e que esperamos que seja o ponto de partida para embalar numa série vitoriosa que nos transmita a confiança no título.
Para já, mantenho a questão que tenho levantado em torno de Diogo Brás. Como é que não é titular absoluto desta equipa?

No sábado foi a vez de Juvenis entrarem em acção frente à surpresa desta temporada, o Sacavenense. Os homens de Sacavém tinham terminado à nossa frente na primeira fase e ainda não tinham perdido qualquer ponto nesta série, estando à frente dos dois rivais de Lisboa. O Sporting sabia bem da importância de uma vitória e ninguém como João Couto sabe trabalhar para um resultado.
Aos 34’ Jorge Ferreira inaugurou o marcador, o Sporting dominou o jogo quase na sua totalidade, mantinha a posse de bola mas criava muito poucas chances de golo. Apenas conseguiu “descansar” em período de descontos, altura em que Daniel Rodrigues permitiu o alívio os seus colegas e treinadores, merecendo os festejos à altura da situação. Bruno Tavares haveria de marcar o 3-0 pouco depois e foi mais uma vez uma das figuras da partida. Nuno Cardoso e Rodrigo Fernandes, dois médios de enorme qualidade, foram outros dos destaques positivos.

Os Iniciados são a única má notícia desta semana, depois de uma derrota frente ao Benfica por 2-0 que nos tira o primeiro lugar da série e nos deixa em maus lençóis para tentar passar ao apuramento de campeão como líderes. Definitivamente o escalão onde o Benfica tem sido superior a nós e onde os confrontos directos tendem a cair para os pequenos do Seixal. É o título que nos foge há mais tempo, sempre para o rival da cidade, apesar do excelente futebol apresentado (principalmente na passada temporada). O objectivo agora tem de ser continuar a somar vitórias e tentar a desforra quando chegar o momento de decidir o campeão português. É cedo para fatalismos, mas é importante que se compreenda a necessidade de ser melhor em dias de derby, que já sabemos definirem quase sempre que leva o título para casa.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)