Um ficou conhecido por Diabo de Gaia, o outro ainda está por revelar uma alcunha pomposa que lhe valha mais uns minutos de mediatismo. Em comum? O terem invadido o relvado em pleno clássico para descarregarem a sua frustração sobre um dos intervenientes do jogo.

Recordemos o primeiro caso. «Mil euros de multa ou 140 dias de prisão foi a sentença aplicada a Carlos Santos. Além disso, o adepto do Benfica foi também condenado, por ofensa à integridade física agravada, a uma pena de um ano de prisão ou de 180 dias de multa. Mas a condenação não acaba aqui. Carlos Santos fica ainda inibido de comparecer em recintos desportivos durante um ano, bem como a indemnizar o árbitro agredido, José Ramalho, e que está a receber tratamento psicológico devido a este incidente, em 2500 euros.»

Nove anos volvidos, José Pereira, adepto do FC Porto invadiu o relvado do estádio do Dragão nos últimos minutos do clássico entre os dragões e o Benfica e chegou mesmo a empurrar Pizzi no meio da confusão que se gerou junto ao banco dos encarnados após o delegado visitante, Tiago Pinto, ter pontapeado a bola para longe. «O incidente valeu uma multa de 2.869 euros ao FC Porto. A decisão do Conselho de Disciplina sustentou-se nos relatórios do árbitro, dos delegados e da polícia.»

Tanto num caso como no outro, a verdade é que as nádegas passam entre os pingos da chuva e continuam a poder jogar no seu recinto depois de falhas graves de segurança. Nada que admire se tivermos em conta que, ainda há coisa de um mês, «ficou provada uma falha no sistema de videovigilância do Estádio da Luz, entre dezembro de 2016 e maio de 2017, mas o Conselho de Disciplina optou por não punir o Benfica por não ter ficado provado o conhecimento do clube da situação».

Por tudo isto e muito mais, a cada novo dia se prova que, no nosso campeonato, o crime compensa e que até nas mais pequenas coisas, benfic@ e fcPorto são parecidos.