A poucas horas de se celebrar o Natal em família, os jovens de Alcochete ainda competiam nos seus respectivos campeonatos, num fim-de-semana totalmente vitorioso que nos permite dizer que também a formação ajudou este Natal verde, o mais verde de que há memória.

Numa partida disputada e em que os leões tiveram de cerrar os dentes e ir à procura do resultado, mostrando dificuldades em criar reais chances de golos, os Juvenis venceram o Sintrense e mantiveram a liderança da sua série (ainda que tenham um jogo a mais que o rival Benfica).
O Sintrense começou melhor, teve oportunidades claras para abrir o marcador mas haveria de pagar o preço dos seus falhanços depois da meia hora de jogo. Carlos Silva, o capitão e defesa de 16 anos, marcou o primeiro e descansou os corações leoninos numa altura que seria determinante para o resto da partida. Quatro minutos depois, Nuno Cardoso é agredido dentro de área, o jogador rival é castigado com vermelho directo e o mesmo Nuno converte o penalty que estabeleceu o 2-0 final.
O resto da partida foi um arrastar de tempo, sem que o Sporting conseguisse avolumar o resultado mesmo com mais um jogador e perante um Sintrense sem conseguir rematar à baliza leonina.

Neste momento a equipa tem 10 golos marcados e apenas um sofrido nos cinco jogos já disputados e só voltará a competição no dia 7 de Janeiro. Os sub17 apresentam uma equipa jovem, com muita qualidade individual e que parece finalmente ter encontrado o seu equilíbrio dentro de campo, estabelecendo uma sequência muito positiva neste final de ano. Bruno Tavares, Umaro Baldé, Carlos Silva, Nuno Cardoso, Jorge Ferreira e Felix Correia foram alguns dos maiores destaques nesta primeira fase da temporada, esperemos que muitos mais venham a surgir.

Já os Juniores deslocaram-se até ao Estoril e venceram a equipa da casa por 2-0, com golos de Pedro Mendes e Douglas Aurélio.
O Sporting entrou bem na partida, mostrou ao que vinha desde muito cedo e procurou o golo de forma a encarar o resto do jogo de forma mais tranquila. Logo aos 13 minutos, Elves Baldé assiste Pedro Mendes de livre e o mesmo inaugura o marcador num lance estudado. Foi o controlo total dos campeões nacionais a partir desse momento. Aos 24’ novo momento de laboratório, com a bola a chegar a Ricciuli que assiste Douglas Aurélio e fecha as contas da partida.
O Estoril conseguiu apenas um remate à baliza defendida por Gonçalo Pinto durante todo o jogo e ainda sofreu alguns sustos. Os sub19 tiveram várias oportunidades para golear, mas falharam na concretização.

A equipa ocupa o segundo lugar nesta fase (tem menos um jogo que o rival Benfica e clara vantagem no confronto directo) e será apenas uma questão de tempo até regressar à liderança e continuar o processo de crescimento numa posição privilegiada.
Uns primeiros meses de altos e baixos mostram um grupo ainda em construção, com menos qualidade individual que na passada temporada, mas vontade de dar a volta à situação. Tiago Fernandes tem agora a missão de continuar a vencer, a fazer crescer estes jovens atletas e a preparar miúdos para a vida de jogador profissional. Um caminho cheio de peripécias e responsabilidade, ou não fosse esta uma das melhores academias da Europa.
Para a segunda fase da temporada, pede-se mais consistência, mais rotação da equipa e que o título nacional volte para a casa onde nascem os grandes jogadores, se possível com uma excelente prestação europeia.

Bom ano a todos os atletas da Academia de Alcochete e que nos tragam mais alegrias!

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)