Pedro Madeira Rodrigues aceita pagar, e promete apresentar garantia bancária, a auditoria que está a pedir à contratação de 10 jogadores pelo Sporting mas faz uma exigência: ver as contas bancárias de quem fez as transferências. Isto é, dos administradores da SAD que assinaram os respetivos contratos, onde se inclui Bruno de Carvalho.

O candidato derrotado nas eleições de março divulgou a resposta de Rui Moreira de Carvalho, presidente do Conselho Fiscal dos leões, ao seu pedido de auditoria a essas 10 transferências. Na carta, datada de 4 de dezembro, o Sporting reafirma aquilo que já tinha exigido noutros pedidos de auditoria: que seja uma das quatro principais empresas de auditoria a fazê-la, uma garantia bancária para suportar o custo da operação, bem como o pagamento do trabalho extra dos funcionários do Sporting que colaborem com a empresa.

Na resposta, datada desta terça-feira e também divulgada por Pedro Madeira Rodrigues, este explica que “o âmbito e o protocolo do processo de auditoria” solicitada “são diferentes do que tem sido rotina no Sporting”. “Tratando-se de uma auditoria forense sobre aquisições e alienações específicas de direitos económicos e desportivos de profissionais de futebol, vai muito para além das habituaisa nálises económico-financeiras. Sendo assim, não posso estar de acordo com a necessidade de se manter o âmbito e protocolo do processo habitual de auditoria que, pela minha interpretação, é o que me pede na carta enviada”, acrescenta.

Madeira Rodrigues compromete-se a apresentar a garantia bancária “apenas se se chegar à conclusão que a Sporting SAD será a cliente última desta auditoria”, mas recusa ressarcir os verdes e brancos pelos custos internos do tempo dos colaboradores alocados ao trabalho. “O clube e a SAD serão os principais beneficiados com o esclarecimento cabal destas questões, pelo que me recuso a pagar aqui qualquer custo acrescido que, para além disso, escapa completamente ao meu controlo”, lembra.

Por fim, Madeira Rodrigues deixa uma “exigência a pedido da empresa de auditoria”. “A garantia de acesso às contas bancárias (incluindo eventuais ‘off-shores’) dos participantes nos circuitos financeiros envolvidos nas transferências”, explica, solicitando que lhe seja dada esta autorização pelos visados “antes de se avançar com a referida auditoria”.

NOTA DA TASCA
Conforme escrevi aquando do pedido de auditoria, não vejo drama algum na mesma e é uma acção que, no final, até poderá reforçar a posição de Bruno de Carvalho. O que me “causa espécie” é o facto e Pedro Madeira Rodrigues parecer escolher a dedo os momentos em que reaparece e esses momentos coincidirem sempre com alturas em que o Sporting tem ou se prepara para ter compromissos importantes. Resta saber se é um desejo do ex-candidato de que as conquistas não se atinjam ou se, como fez com o seu discurso de lançamento de campanha, peça ao seu amigo e director de comunicação do benfica, Luís Bernardo, para lhe colocar no papel o que deve dizer?