Há muitos anos atrás, quem era bom a desporto, podia ser um quase analfabeto, que estava tudo perdoado. Calinadas, entradas a pés juntos gramaticais, falta de noções básicas de como organizar a Vida… Enfim. Como não gosto que me espreitem por cima do muro, não aponto exemplos, mas que os há… há. E não só no futebol onde são imensos, como noutros desportos.

Os papás, e com a conivência da comunidade escolar, desprezavam um pouco esse lado da formação do homem, em detrimento da formação do atleta, com os resultados que todos nós por vezes vemos expostos nesse circo chamado tv e redes sociais.

Com exceções decerto, mas desde há muitos anos, o rugby trata de fazer exatamente o contrário. O que não faltam por todo o lado são gestores e diretores de empresas, quadros superiores, professores, médicos, you name it.

Se os há agora, o percurso que tiveram que percorrer ajusta-se à time line que estou a tratar à laia de exemplo foi anterior, e se é verdade que um canudo não dá garantias de ter sucesso, dá pelo menos as armas para se poder ter um melhor nível de vida.

Durante muito tempo, pensei que esta diferença se trataria de algo mais a ver com o “elitismo” que com valores próprios do desporto. Estava enganado, e muito. Já assisti a colegas, por vezes os Capitães de equipa dos vários escalões, a falar com os colegas, a perguntar como estás a nível escolar, se precisas de ajuda… E quando a resposta é negativa, dentro do grupo procuram quem pode ajudar, ou esclarecer, para que o companheiro não fracasse a nível escolar. Até ouvi já sugerirem métodos de estudo, como obter melhores resultados… Verem em que escola anda, e depois tentarem arranjar alguém, e que num caso nem era do Sporting, mas ajudou o nosso atleta a passar de ano… Desinteressadamente…

E depois ouvi algo que me marcou. O Capitão foi falar com o atleta e só lhe disse, junto ao treinador:
– Agora vê lá. Tens tudo para melhorar. Aplica-te e esforça-te. Não queremos que faltes aos treinos para estudar, tens que ser disciplinado. E não queremos que, quando for a época de exames, faltes aos treinos e aos jogos para estudares à pressa… Nessa altura há jogos importantes, e não nos podes deixar mal… Contamos todos contigo, pá!

É aqui que o Rugby consegue ter melhores Atletas, e melhores Homens. Na dedicação, na disciplina. Foi uma só conversa, mas que fundamentou todo o esforço que eu faço, e mais Pais, um pouco por todo o País. Mais que um Desporto, uma Família, mais que um Colega, um Irmão… Muito mais que um clube, o Sporting!

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio