Começando por onde terminei a última crónica, direi que parece estar ultrapassada a questão quanto ao tema a arranjar para as duas semanas… Passada que é esta com mais ou menos “palha”, a próxima afigura-se bem mais fácil, pois as nossas meninas jogam no domingo, dia, 28, com o FC Parada, a contar para a Taça de Portugal. Clube que milita na Série B do Campeonato de Promoção e encontra-se em 3º. lugar, mas bem distante dos dois primeiros.

Face à realização no mesmo fim de semana da Taça, do 6th International Turbine Hallencup! (27 e 28/01/2018), em Posdtam, Alemanha, em que o Sporting participa (já o havia feito no ano passado, obtendo um excelente segundo lugar) e colocada a questão ao Sporting Apoio, ainda não é conhecido o critério a usar pela nossa Secção quanto às equipas a apresentar nas duas provas. Obviamente que confiante na sua competência.

Grupo A
Turbine Potsdam (Clube Anfitrião)
Glasgow City FC
SKN St. Pölten
Gintra Universitetas

Grupo B:
Sporting Clube de Portugal
AC Sparta Prag
MTK Hungária FC
Gornik Leczna

Entretanto e falando de selecções, a nossa principal equipa (38º no ranking) defrontou e venceu por 1-0, a sua congénere da República da Irlanda (29º), em jogo particular de preparação, na passada quinta-feira, disputado em Ponta Delgada. Golo apontado pela bracarense Dolores Silva aos 60 minutos, de grande penalidade. Com o Sporting a ser representado por Patricia Morais, Carole Costa, Diana Silva. Ana Borges e Tatiana Pinto a titulares e ainda a Ana Capeta e a Fátima Pinto, entradas na 2ª parte. A Joana Marchão, inicialmente convocada, apresentou ligeira lesão, pelo que foi dispensada.

No site da FPF pôde ler-se (com algumas (necessárias) correcções minhas):
“Triunfo por 1-0 no primeiro de dois encontros de preparação com a Irlanda. A Selecção Nacional A Feminina abriu o ano de 2018, esta quinta-feira, com uma vitória por 1-0 frente à Irlanda, naquele que foi o primeiro de dois encontros de preparação entre as duas equipas, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. Portuguesas e irlandesas foram o intervalo empatadas sem golos. A equipa das quinas foi superior à adversária na primeira parte, mas não conseguiu concretizar duas boas ocasiões de golo.
As irlandesas, que até iniciaram bem a partida, chegando a testar os reflexos de Patrícia Morais uma vez, sentiram dificuldades para construir jogo, muito por conta da intensa pressão e maior posse de bola das lusas. Na segunda parte, a formação portuguesa manteve-se mais forte, mais objectiva sobre a bola e com o foco na baliza. Aos 60 minutos, depois de Andreia Norton ter sido travada em falta na área por Tyler Toland, a médio Dolores Silva deixou Portugal finalmente em vantagem, na transformação da grande penalidade respectiva. Nos instantes finais, o conjunto luso voltou a tentar o golo, mas sem êxito.

Já no domingo, o resultado foi bem diferente e as irlandesas venceram por 3-1. Conforme crónica do jogo, «as jogadoras lusas estiveram melhor na primeira parte com mais oportunidades de golo e mais posse de bola, tendo sofrido o primeiro golo aos 33 minutos por Katie McCabe e no seguimento de uma falha defensiva da equipa portuguesa. No inicio da segunda parte, as irlandesas estabeleceram o 2-0, através de Leanne Kiernan, uma das jogadoras que mais se destacou em campo e chegaram ao terceiro golo por Louise Quinn aos 66 minutos. Diana Silva salvou a ‘honra’ lusa com um golo aos 76 minutos

Como no primeiro jogo, a RTP, lamentavelmente, ignorou o evento, atitude que mereceu o meu protesto (já não é a primeira vez que escrevo para a RTP, mostrando o meu descontentamento pelos critérios usados):

“Exmo. Senhor,
Creio que terá conhecimento, conforme email agora recebido dos vossos serviços, do meu desencanto pela forma ostracizante como a RTP tratou agora a nossa selecção de futebol feminino.
Honestamente, não estou à espera de uma resposta por parte de V. Exa. que desmonte o que refiro. Antecipando-me, sendo eventualmente precipitado e injusto, irá remeter-me para impossibilidades incontornáveis. Na linha, eventualmente, da
desculpabilização usada para a polémica transmissão da final da Taça de Portugal 2016/17… Adianto que sou um fervoroso Sportinguista de 70 anos e atento à forma tendenciosa como a RTP tem tratado o meu clube. Se pretender dados sobre o que afirmo, estou perfeitamente receptivo para lhe enviar um extenso rol de lamentações mais que justificadas…
Reitero o meu desagrado pela desigualdade de tratamento, nada compatível com as responsabilidades de uma estação pública que tinha a obrigação de promover a divulgação do futebol feminino em Portugal, incentivando os clubes e as atletas, sobretudo estas, no caminho difícil que escolheram, considerando os preconceitos ainda existentes na nossa sociedade relativamente à igualdade de Género. Que, friso uma vez mais, a RTP não combate como seria suposto, usando estes critérios.
Os meus cumprimentos”

“Exmos. Senhores,
O meu lamento para o vosso total alheamento para com os compromissos particulares da selecção feminina de futebol com a Irlanda, nos Açores. Hoje esperava alguma informação no noticiário da manhã sobre o primeiro dos dois jogos, realizado ontem. Nada. Lamentável para uma estação pública. E assim a RTP vai promovendo a igualdade de Género…
Cumprimentos”

Entretanto no que diz respeito às nossas restantes equipas envolvidas nas várias competições, as Juniores só entrarão em acção no próximo dia 27, pelas 15 horas, defrontando na Academia, o segundo classificado, o Estoril Praia, a quem vencemos fora por 4-1.
A equipa Juvenil defrontou e venceu fora, por 5-0, o Ponte de Frielas, enquanto as nossas meninas sub-13 (Infantis) foram a Moscavide bater a equipa local por também expressivos 7-2, conseguindo a segunda vitória consecutiva, terceira na prova. Convido-vos, aliás, a espreitarem o que de bom estas pequenas Leoas vão fazendo frente a equipas masculinas, com vitórias que vão escrevendo uma história bonita (clica aqui)

A nossa equipa de Futsal venceu fora o Arneiros, último classificado, por 3-2, enquanto o slb foi vencer o Golpilheira, terceiro, por 4-3. Segundo lugar na fase zonal sul para a nossa formação. A norte, o Santa Luzia conseguiu o apuramento ao bater fora o Gondomar por 5-3.

Depois do “murro no estômago” de sexta, não sei como vos desejar boa semana…

* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino