A equipa principal feminina do Sporting disputou este fim-de-semana, em Potsdam, Alemanha, o 6th International Turbine Hallencup. Um torneio “indoor”, muito comum na Alemanha por esta altura, devido ao inverno.

Primeiro dia, sábado, desanimador após 4 jogos, somando apenas uma vitória por 3-0 frente às húngaras do MTK (golos da Carole Costa, Ana Capeta e Fátima Pinto, tendo perdido os restantes por 0-4 com o Gornik da Polónia e Sparta de Praga, e ainda 0-5 com esta mesma equipa, jogo este já da segunda volta do grupo. Após este primeiro dia o Sparta comandava com 10 pontos, seguido do MTK com 6, Gornik 4 e SCP com 3 pontos apenas.

No domingo, começámos por vencer o Gornik por 1-0, golo da Ana Capeta, a que se seguiu o MTK em jogo decisivo de apuramento para as meia finais. Vencemos novamente as magiares, desta feita por 3-2, com os dois primeiros golos da autoria da Matilde Fidalgo e o da vitória pela outra Matilde, a Figueiras.

Só ontem, domingo, assisti através de link fornecido pelo Sporting Apoio, aos jogos da meia-final, com o Polten da Austria, e a final, com as anfitriãs.. E é partir daqui que me posso pronunciar com alguma propriedade sobre a nossa participação. No fim do tempo regulamentar nesta modalidade de futebol de cinco, com tabelas, empatámos a 1 golo, não me tendo sido possível saber a autora do nosso golo, que iniciou a contagem. A equipa austríaca mostrou um significativo poderio físico e só a determinação das nossas jogadoras permitiu a ida para o desempate nas grandes penalidades. Nestas, e após falhanço da Tatiana Pinto na primeira, a Inês Pereira defendeu excelentemente a segunda penalidade austríaca. Empatados a um nos penaltis, golo da Carole Costa, a Fátima Pinto, a Matilde Fidalgo e a Inês Pereira cumpriram com distinção a série de 5, respondendo a mais 3 tiros certeiros das austríacas. 5-5 no final da primeira série. O Polten viria a falhar a sexta penalidade, ao contrário da nossa equipa, que selou o apuramento para a final, com a Tatiana a não falhar na segunda vez que foi chamada a marcar.

Na final, único jogo que pude seguir na íntegra, defrontámos a equipa da casa, o Turbine Potsdam, numa reedição da final do ano passado. Como então, acabámos derrotadas. Desta feita por 4-1, tendo o nosso golo sido obtido pela Fátima Pinto, num penalti inequívoco feita sobre a nossa jogadora, quando o resultado se cifrava em 0-3. Impressionante a estampa física das alemãs mas, curiosamente gostei mais da nossa equipa do que no jogo anterior. Ficou evidente a verdura das nossas meninas, sobretudo no aspecto do aproveitamento das tabelas, em que as alemãs, muito mais identificadas com a variante, demonstraram evidente superioridade, designadamente na tabela de fundo.

Face ao que vi, novidade para mim, considero que este tipo de participação só poderá acontecer com uma preparação devidamente atempada, que não julgo muito possível. O nosso futebol não pára no Inverno e recintos destes não creio que existam por cá.
Interessante quanto à divulgação da marca Sporting, mas desmotivador em função das condições que não temos… É verdade que para as jogadoras será um estímulo especial mas, perante o cenário actual, duvido que se ganhe muito… Uma questão para a qual gostava da opinião daqueles que acompanham esta rubrica.

Sensivelmente à hora que terminava a nossa prestação em Potsdam, teve início, em Alcochete, a nossa participação na Taça de Portugal, frente ao FC Parada, equipa de Parada de Todeia, freguesia do concelho de Paredes, com cerca de 1850 habitantes. Uma equipa do Sporting cheia de caras novas, que deixaram no ar a ideia que o futuro não é de recear. A nossa equipa alinhou com Patrícia Morais, Inês Salvador, Mariana Azevedo, Bruna Costa (cujo regresso aos relvados saúdo com entusiasmo) e Matilde Raposo; Nadine Cordeiro, Patrícia Gouveia e Inês Macedo; Bárbara Marques, Diana Silva e Neuza Besugo.

De salientar, como foi referido na Sporting TV, a numerosa e entusiástica falange de apoio da equipa nortenha. Que até viu a sua equipa entrar atrevida no jogo. Mas foi apenas fogo de vista, pois após pronta reacção da nossa equipa, Diana Silva, logo aos 7 minutos abria a contagem, muito calma frente à saída da guarda-redes do FC Parada. Praticamente a seguir, na sequência de um canto, quando se fazia ao cruzamento, a Patrícia Morais, escorrega perto da linha de baliza e provoca a primeira sensação de perigo para as nossas redes, sublinhada pelo entusiasmo dos adeptos da turma visitante.

Mesmo jogando contra o vento que se fez sentir com alguma força, o Sporting dominava e chegou ao segundo golo pela junior Inês Macedo, aproveitando uma falha da guarda-redes Luísa Moreira. Aos 29 minutos, Patrícia Gouveia aumetava para 3-0, após centro bem medido, da Bárbara Marques, vindo da direita na marcação de um livre. Diana Silva bisava aos 37, a cruzamento da capitã Patrícia Gouveia, após bela combinação na direita, protagonizada pela Inês Salvador e Bárbara Marques. Matilde Raposo, a promissora lateral esquerda, num cruzamento atrasado serve Diana Silva, que com um toque subtil desvia para a baliza, fazendoo seu terceiro golo. Estavam decorridos 42 minutos. Mais três passados e Bárbara Marques após grande lançamento da Nadine Cordeiro, a cerca de 25/30 metros (vês, Battaglia?) fechava a contagem da primeira parte, marcando o sexto golo.

meninas1

No reinício, aos 46 minutos, único amarelo no jogo, após entrada durinha de uma adversária sobre a Bárbara Marques, que levou a nossa jogadora a ser assistida cerca de 2 minutos. Chegado aqui quero realçar, uma vez mais, a boa qualidade das nossas
árbitras, contrastando com o que nos foi oferecido pelos padres Almeida e Rui na taça da carica, finalmente conseguida para o nosso Museu… bitola muito seguida pela referida classe…
Aos 49 minutos, Diana Silva após brilhante trabalho individual e a passe de Matilde Raposo, fazia o 7-0, para 3 minutos depois Patrícia Gouveia ser carregada já dentro da área. Encarregada da respectiva grande penalidade, Nadine Cordeiro, aumentou para 8-0. 54 minutos eram decorridos e Bárbara Marques bisava, a passe da Neuza Besugo. 9-0. 60 minutos. Segundo penalti, desta vez por mão de uma defensora contrária e chegava-se aos dois dígitos, sendo a marcadora a Neuza com um remate
muito colocado. 63 minutos e Inês Macedo, após excelente lance seu, carimbava o 11-0. Um minuto decorrido apenas e Diana Silva, em mais um grande lance da sua lavra, depois de passe da Neuza, chegava à dúzia de golos, fazendo a
“manita”.

Patrícia Gouveia, depois de excelente jogada colectiva, chega aos 13-0. Eram jogados 65 minutos. Aos 69 minutos, três substituições de uma assentada. Beatriz Conduto entra para o lugar da Diana, Patrícia Gouveia cede o seu lugar a Patrícia Balão e a Inês Salvador é rendida pela Carolina Beckert. Apesar de mais três caras novas, a apetência pelo golo não abrandou e aos 74 minutos Inês Macedo, benefeciando de um autêntico passe da guardiã do FC Parada, atingia os 14-0. Aos 82 minutos, aconteceu a única intervenção apertada da Patrícia Morais, desviando para cima da barra, um livre do lado direito do ataque nortenho. Dois minutos depois, acontecia o terceiro penalti, por derrube da Luísa Moreira à Neuza Besugo. Bruna Costa, parecendo ter ainda pesito a mais, disparou forte, sem hipóteses, chegando aos quinze. 86 minutos, oportunidade para o FC Parada, desaproveitado com remate por cima e ao lado. Ainda no mesmo minuto Neuza faz o 16-0 e Patrícia Morais, aos 87 resolve oferecer um brinde à equipa contrária, sendo pouco lesta a pontapear a bola que bateu numa adversária e ressaltou para a Ana Rocha fazer o ponto de honra da equipa visitante e a naturalíssima explosão de alegria dos seus
entusiásticos e simpáticos adeptos.
Aos 95 dos 97 dados pela árbitra, Inês Macedo marca o décimo sétimo tento, para um minuto depois a Beatriz Conduto servida pela mesma Inês, fixar o resultado final nuns inimagináveis, para mim, 18-1.

Resumindo: Diana Silva, 5 golos, Inês Macedo, 4, Bárbara Marques, 2, Patrícia Gouveia, 2, Neuza Besugo, 2, Nadine Cordeiro, Bruna Costa e Beatriz Conduto, 1 golo cada. Jogo sem história tal a superioridade do Sporting, mas é justo realçar o brio e desportivismo do FC Parada, mesmo considerando a entrada sobre a Bárbara Marques. De salientar a lesão, em jogada com tudo de acidental, da jogadora nortenha Raquel Morais, na jogada que deu o golo da sua equipa, tendo sido retirada em maca. Associo-me ao desejo expresso pelo José Carlos Peres, para que tudo não passe de um susto. Digna de registo a atitude das nossas jogadoras, voltando-se para a massa adepta visitante, aplaudindo o seu comportamento.
Como nota final, saliência para a tão propalada e justa entrega e honestidade das nossas jogadoras. Mudam as intérpretes, mantém-se o espírito. Isto quer dizer alguma coisa… Os profissionais da nossa equipa profissional de futebol deviam visionar o jogo de ontem. Para não repetirem aquela vergonhosa primeira parte contra o Setúbal.

Entretanto as nossas juniores venceram em casa, o segundo classificado da sua série, o Estoril Praia por 4-1, repetindo o resultado da primeira volta e mantendo-se invictas.
As juvenis ultrapassaram também o Futebol Benfica, chegando aos cinco golos sem resposta.
As Infantis, teriam jogado com o Oriental mas, por motivos que desconheço, nem no Sporting Apoio nem em quaisquer outras fontes procuradas, encontrei o que quer que fosse.

Por fim: Futsal Feminino – Campeonato Nacional. Calendário da fase de apuramento de campeão a começar a 3 de Fevereiro:

1ª. Jornada – SCP – Vermoim
2ª. Jornada – Novasemente – SCP
3ª. Jornada – SCP – Quinta dos Lombos
4ª. Jornada – Benfica – SCP
5ª. Jornada – SCP – Santa Luzia
6ª. Jornada – SCP – Golpilheira
7ª. Jornada – Nun’Álvares – SCP

A segunda volta terá o seu começo a 7 de Abril e a 2 de Junho disputa-se a 14ª. e última jornada da prova.

Uma boa semana e que o jogo com o outro Vitória, na próxima quarta-feira tenha um final feliz e sem sofrimento!

* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino