Tem sido a história do campeonato nacional de Juniores e este fim-de-semana tivemos mais um filme de horrores patrocinado pela equipa sub-19, que acabou em beleza graças ao dedinho de Tiago Fernandes.
A vencer por 2-0 na primeira parte e a controlar as incidências da partida na sua totalidade (impressionante Daniel Bragança e o seu domínio do meio-campo) os juniores apareceram mais descontraídos e desconcentrados no segundo tempo, permitindo aos homens do Restelo um domínio em crescente.

O primeiro golo do Belenenses desequilibrou a equipa definitivamente e adivinhava-se que seria uma questão de tempo até deixar fugir a vantagem. O empate chegou pouco depois, com uma sucessão absurda de erros defensivos e coube à equipa voltar a ir atrás do prejuízo. A vitória chegaria no último suspiro, com mais um lance de bola parada estudado na perfeição. Elves Baldé, que tem claramente carregado a equipa nestes últimos tempos, celebrou a segundos do fim para delírio de toda a equipa técnica.
A última partida desta fase está marcada para o dia 3 de Fevereiro, frente ao Sacavenense, e ao que tudo indica o Sporting irá disputar o apuramento de campeão classificando-se no segundo lugar. Benfica, União de Leiria e Vitória de Setúbal seguem o mesmo caminho na Série Sul.

Os Juvenis são a má notícia da semana e complicaram ainda mais as suas contas numa altura proibitiva. Numa fase que se esperava de reação à derrota sofrida frente ao Benfica, um novo desaire frente ao Belém deixa-nos no segundo lugar, com os mesmos pontos do terceiro e muito mais longe do primeiro posto. O Belenenses venceu a partida por 1-0 e sonha agora com apuramento directo para a fase seguinte, sabendo que não depende apenas de si para o conseguir.
Os nossos juvenis, que tantas alegrias têm dado à Academia de Alcochete, parecem ser uma equipa em construção e não um grupo pronto para atacar o tricampeonato. Próxima partida será frente ao União de Leiria, que ocupa o último posto com apenas um ponto.

Num jogo de sentido único, os Iniciados foram até Portimão vencer a equipa da casa por uns expressivos 4-0. No segundo minuto de jogo Lucas Dias abria o marcador para os jovens leões, que a partir daí dominaram todos os momentos e não permitiram um único remate ao adversário. Joelson aumentou a vantagem aos 30 minutos, Hammond abriu a segunda parte a marcar e o mesmo Joelson haveria de bisar (através de uma grande penalidade) fechando assim as contas da goleada.
No dia 4 de Fevereiro os sub-15 recebem o Lusitano de Évora na Academia, em mais uma partida de Série Sul.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)