É oficial! Nos principais campeonatos europeus o mercado dos “retoques para quem tem dinheiro” está fechado.

Há de tudo neste mercado:clubes que aproveitam esta janela de transferências para dar mais força e qualidade ao seu plantel tendo em conta as lutas duras que ainda estão pela frente; clubes que chegando a Janeiro já pouco ou nada têm a conquistar e aproveitam para se desfazer de excedentários; clubes que contratam só para enfraquecer os rivais; clubes que contratam já a pensar na proxima época, para garantir que os loucos do dinheiro não exagerem no Verão (tipo Coutinho, estão a ver?!).

Desde a chegada de JJ ao Sporting os nossos mercados tem sido sempre muito agitados. Sempre! Muitas chegadas e normalmente muitas saídas também. No primeiro ano por exemplo, chagados a Janeiro, na disputa da liderança do campeonato, na luta pela Taça de Portugal e com a Liga Europa em jogo, ou seja, com os objetivos principais todos a puderem ser alcançados, decidimos fazer uma verdadeira revolução na linha defensiva, entraram Schellotto, Coates, Marvin e regressou Rúben Semedo de empréstimo. A estes defesas juntaram-se Bruno César e Barcos. Ou seja, 6 reforços contratados. Saíram do plantel: Boeck, Tanaka, Jonathan e Fredy. A verdade é que deste mercado ficamos claramente a ganhar, salvo a troca Barcos-Montero. A nossa defesa melhorou muito, sobretudo pela entrada de Coates, mas também Ruben Semedo e Marvin pegaram de estaca e até Bruno César fez uma meia parte de época muito positiva.

Segundo ano de JJ, a coisa era bem diferente. Arredado das competições europeias, com o campeonato a ser uma miragem face à enorme distancia pontual para o líder, com a Taça de Liga aos solavancos e a eliminação da Taça de Portugal a meio do mês do mercado, o possível foi mandar embora quem não suava a camisola e trazer para cá miúdos nossos com vontade de singrar com a nossa camisola, chegando ao plantel Chico Geraldes, Palhinha e Podence, saindo Markovic, Petrovic, Baaros, Joao Pereira, André e Elias.

Este ano estávamos (e estamos) praticamente igual ao primeiro ano de JJ, somos neste momento lideres do campeonato, numa luta que vai ser dura a 3; estamos nas meias finais da Taça de Portugal onde vamos defrontar a segunda melhor equipa portuguesa da atualidade; estamos com aspirações de fazer uma boa campanha europeia e estávamos na Taça da Liga para ganhar, e assim foi. Disse que estamos praticamente iguais a 15/16 porque este ano não pode haver falhanços, tolerância 0! Temos de ser campeões, não há volta a dar.

sporting_golo-social

Mas voltando ao assunto principal, o nosso Mercado de transferências de Inverno, havia posições bem definidas para todos neste mercado, uma era não deixar sair ninguém do núcleo duro, e isso foi conseguido e registe-se sem Novelas da Comunicação Social; outra era reforçar a equipa com evidentes mais-valias e não jogadores que vinham ao “escuro” e que precisariam de um tempo de adaptação muito largo. Haviam 2/3 lacunas facilmente identificáveis no plantel por todos e mesmo confirmadas por JJ, uma claramente no meio campo, não podíamos continuar a “obrigar” Bruno Fernandes e William a fazer os minutos todos de 3 em 3 dias, e precisávamos de alguém que entrasse na equipa e desse garantias de qualidade e outras soluções que estes não dão, e isso não era conseguido com Matheus Oliveira (por fala nisso, alguém me vai explicar um dia se alguma vez acharam mesmo que este jogador é jogador para um Grande), nem com o repescado Bryan (não que JJ não gostasse, mas não dá).

E tendo em conta que Palhinha parece estar no plantel só para crescer nos treinos e que Petrovic só está no plantel pelo fetiche de JJ de que tem de ter algum sérvio na equipa senão não treina, chegaram ao plantel 2 médios e de uma só vez, 9,5 Milhoes só para reforçar esta zona do terreno. Sim, é certo que ouvimos o treinador dizer que estes dois são para o futuro, que ainda vão ter de se adaptar ao sistema mais difícil do mundo, que com ele isto e aquilo e blá, blá, blá… e se Misic não posso falar muito (ou nada, porque não conheço), Wendel é daqueles jogadores que precisam de minutos e de tempo de jogo, porque o resto está lá. Um box to box versão Elias com muito qualidade. Joga a 6, a 8 e a 10 se for preciso. Vem de um campeonato diferente, menos exigente, sem grande cultura tatica é verdade, mas tem tudo para ser nos muito útil, sobretudo em jogos onde o adversário vai estacionar o autocarro. Até porque no nosso contexto não se gasta 7 milhões para ser útil para o ano!

Outra lacuna identificada era o lugar de 2º Avançado, o companheiro ideal para Dost. Com as mil chances dadas a Alan Ruiz e depois do processo disciplinar a saída foi a única alternativa. Chegaram 2 homens para fazer essa posição: Rúben Ribeiro e Fredy Montero. Apesar de ter muitas duvidas que essa será a melhor posição para RR, a verdade é que está visto que para JJ ele é a mais forte opção. Tecnicamente muito bom, imprevisível, rápido com bola nos pés e finaliza bem (pelo menos até chegar ao Sporting), mas quanto a mim não será o parceiro ideal para Dost ou mesmo para Doumbia. Se sempre achei que Podence não o era, o mesmo acho de Ruben. E entre os dois acho que Podence dá melhor conta do recado ali pois alem de ser mais agressivo sem bola, é mais rápido e procura constantemente os movimentos na profundidade e no espaço entre linhas. E para mim em ambos falta uma coisa para ser avançado: presença na área.

E presença na área é o que não falta ao nosso outro reforço para esta posição, Fredy “Avionvcito”. Que tínhamos saudades dele, isso tínhamos. Dono de uma técnica e de uma finalização muito boa. Se é um 2º Avançado? Sim Fredy é um 2º avançado (alias nunca pode jogar sozinho na frente), mas muito sinceramente tenho muitas duvidas que faça uma boa dupla com Bas Dost. Primeiro porque sem bola ficamos com menos 2 a defender, depois porque Fredy não é um jogador rápido na procura de espaços entre linhas, não é um jogador que procura a profundidade como procurava por exemplo Teo. Tem outras características boas é verdade, é inteligente, sem duvida. Será certamente mais útil naqueles jogos onde precisamos de marcar e Fredy garante qualidade no toque e presença na área para finalizações curtas ou mesmo de remate. Resumindo, na minha opinião fizemos um upgrade nesta posição, estamos melhores, mas… precisávamos de um outro tipo de de jogador, não me levem a mal, mas de um “Jonas”.

Era consensual também a necessidade de uma solução para puder jogar nas nossas alas. Não podiamos encarar o resto da época obrigando Gelson e Acuna a jogar sempre, e tendo em conta que Iuri não contava (deixa-me respirar fundo, fffffffffhhhhhhh) e que pedir a Bruno Cesar ou a Bryan para jogar no corredor esquerdo é jogarmos sem velocidade e sem largura ofensiva, a vinda de um extremo parecia fundamental. Falou-se em vários nomes Pity, Raphinha… e não chegou ninguém, ou melhor chegou Ruben Ribeiro, mas tal como disse acima parece-me que nunca será verdadeiramente um ala, perdemos Iuri Medeiros e parece-me que as soluções passarão por subir Ristovski e descair Bruno Fernandes. Para mim era daquelas posições urgentes a reforçar.

Após isto perdemos o nosso 4º DC, o “mal amado” Tobias, e não contratamos ninguem, mas a verdade é que para jogar o que tem jogado acredito que Ivanildo chegue, ou mesmo recuar Palhinha uma ou outra vez. A maior surpresa estava reservada para o ultimo dia de mercado a troca de defesa esquerdo suplente. Saiu o também “mal amado” Jonathan e entrou Lumor. A minha opinião pessoal é de que Jonathan não sendo um fora de serie, não era mau lateral, aliás basta ver que nos últimos anos temos tido bem piores, e quando foi chamado antes da lesão não comprometeu. Já conhecia o modelo tatico e estava mais do que habituado á equipa. Para mim para suplente de Coentrão estava bom. Vendemos e contratamos Lumor. Lumor nos jogos que vi não me impressionou, mas vou deixar o beneficio da duvida. Mas uma coisa parece certa para JJ, se Fábio falhar, primeiro há Acuna, depois Bruno Cesar… Não sei é só um feeling que tenho.

Estamos mais fortes que em Dezembro? Sim, estamos, temos mais soluções e com características diferentes. Se foi foi um bom mercado para nós? Olhando para os nossos rivais foi. E sabemos tão bem o quanto este mercado de inverno é importante para a atribuição do titulo de campeão. Podia ter sido melhor? Podia, claro. Mas vendo a 1 de Fevereiro o nosso plantel actual, só tenho uma coisa a dizer, Tolerância 0! #euqueroosportingcampeao

ESTE POST É DA AUTORIA DE… LuisMiguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]