Terminada a primeira fase do campeonato de juniores, os sub-19 garantiram a passagem ao apuramento de campeão juntamente com o Benfica, Vitória de Setúbal e União de Leiria. Os nossos rapazes foram uma equipa inconstante, cheia de arestas por limar, com pouca evolução táctica, mas onde o espírito de equipa muito visível e a qualidade individual acabou por fazer a diferença. O Sporting venceu os dois derbies frente ao Benfica, de forma absolutamente categórica, mas mesmo assim apura-se em segundo lugar e a três pontos do eterno rival. Estes dados dizem-nos que pelo menos 9 pontos foram perdidos de forma inesperada, contra equipa que temos a obrigação de vencer, enquanto o Benfica soma apenas duas derrotas, precisamente contra o Sporting.

Aos apurados na zona Sul juntam-se o FC Porto, Braga, Guimarães e Leixões e temos completo o ramalhete de equipas que lutarão pelo título nacional. Sinceramente, não sei que expectativas alimentar em relação a esta tentativa de revalidação do título. Já provámos que nos superamos nos jogos grandes, que sabemos o que fazer para vencer mas que ao mesmo tempo que nos deixamos adormecer em partidas onde claramente somos os favoritos. Conquistar o bicampeonato dependerá sempre do espírito de sacrifício, da entre ajuda e do sentido de responsabilidade assumido por uma equipa que terá forçosamente de melhorar os níveis de concentração se quiser levantar um troféu.

Hoje, dia 7 de Fevereiro, os sub-19 disputam o acesso à fase a eliminar da Youth League ao medirem forças com o campeão em título Red Bull Salzburg. O jogo começará pelas 17h00 e pela frente os nossos rapazes terão uma equipa cheia de talento, que quer continuar a vencer e que nos obrigará a ser o melhor Sporting para levar de vencida. Desejamos a todos uma tarde inspirada e cheia de golos!

Depois de um resultado negativo frente ao Belém, os Juvenis tiveram a melhor reacção e golearam o União de Leiria por 4-0. Após 36 minutos à procura de um golo que teimava em não chegar, Gonçalo Inácio abriu a contagem e Everton aumentou a vantagem pouco tempo depois. Félix Correia marcou o terceiro depois de uma fantástica jogada colectiva e Jorge Ferreira fechou as contas em mais um lance de bola parada.
Com este triunfo o Sporting mantém-se no segundo lugar e aproveita o deslize dos homens do Belém para ficar nesse posto com algum conforto. Próxima partida será frente ao Sacavenense, no dia 18 de Fevereiro.

Por fim, os Iniciados venceram de forma convincente o Lusitano de Évora, mas não sem a sua dose de sofrimento. Joelson marcou o primeiro logo aos 11 minutos, mas tivemos de esperar até aos 58 até vermos o marcador a mexer novamente. Gerson (58), Sandro Branquinho (62) e Adriano Almeida (70+2) avolumaram uma vantagem que dá a ilusão de ter sido uma partida totalmente dominada pelo Sporting, o que nem corresponde à verdade. O Lusitano reagiu bem ao golo sofrido, tentou pegar no jogo mas a expulsão de Filipe Todo permitiu ao Sporting voltar a crescer e continuar a marcar.
Os Iniciados continuam a sua perseguição ao rival Benfica no dia 10 de Fevereiro, pelas 11h00, frente ao Belenenses.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)