Poderei estar enganado (o que não creio) mas o sorteio para os 1/4 de final da Taça de Portugal Feminina, passou ao lado da nossa comunicação falada. Nela, saliento a RTP, já que o seu provedor, senhor Jorge Wemans, em resposta a uma reclamação por mim feita em Janeiro e já aqui referida, ter sublinhado o pioneirismo da estação pública no destaque dado à modalidade…

O sorteio, realizado na sexta-feira, dia 23, ditou os seguintes desfechos, a terem lugar no dia 25 de Março:
Sporting CP – Futebol Benfica
Boavista – Sp. Braga
Ouriense – Vilaverdense
Estoril – Casa Povo Martim

Creio que todos desejamos a repetição da final da época passada, mas, para já, é de prever, se a lógica imperar, que Sporting, Braga, Estoril e Vilaverdense estejam nas meias finais…

Antes de me debruçar sobre o jogo com o Boavista. devo expressar o meu apreço pela decisão de se ter alterado a hora do jogo para as 20 horas, forma de contornar um bem preenchido calendário de “tarde de sábado à Sporting”, para a que a nossa televisão pudesse transmitir o jogo em directo. Infelizmente, e face a uma decisão bizarra, o jogo foi para o ar 21 minutos depois das 20… Compreende-se o relevo dado ao goalball, modalidade acabada de nos dar um título europeu e o tri-campeonato nacional. Fez-se a cobertura, nesse dia, dos jogos decisivos, sacrificando-se até o directo do andebol, não fez sentido, para mim, a reportagem no final. Havia um compromisso para as oito da noite, devia ter-se optado pelo diferido no Sporting Grande Jornal, satisfazendo várias sensibilidades. O meu agradecimento, como adepto e nada mais do que isso, ao clube do Bessa, pela
concordância na alteração, com o inevitável sacrifício de um regresso a casa bem tardio, das suas atletas e restante comitiva.

O Sporting alinhou com aquele que, face às várias indisponibilidades, me parecia ser o onze mais previsível (desculpem mas não posso com o “expectável”!): Inês Pereira; Matilde Fidalgo, Bruna Costa, Carole Costa e Matilde Figueiras; Carlyn Baldwin, Tatiana Pinto e Fátima Pinto (cap.); Ana Leite, Diana Silva e Bárbara Marques:

Carolina Vilão, Rita Fontemanha, Mariana Azevedo, Sharon Wojcik, Nadine Cordeiro, Patrícia Gouveia e Carolina Venegas, compuseram o leque que estava no banco.

Face ao atraso no começo, recorri à repetição do jogo a horas já avançadas, mas não lamento tê-lo feito, dado que foi um período que nos mostrou talvez o melhor futebol das nossas meninas, na noite fria de sábado, perante um Boavista sempre animoso e determinado como, no final, foi bem referido nas palavras da sua atleta, Rita Pereira, pródiga em equilíbrio e desportivismo. Logo aos dois minutos realce para uma bela jogada da nossa capitã, Fátima Pinto, mais uma vez em bom plano, com cruzamento na esquerda a encontrar a cabeça de uma defensora boavisteira e a proporcionar uma excelente defesa da guarda-redes Catarina Fontes.

Estava dado o mote, como é comum dizer-se e aos 5 minutos, Bárbara Marques, vinda do flanco esquerdo, fuzilou por alto as redes contrárias após dois remates (Diana Silva e Fátima Pinto) rechachados por jogadoras nortenhas, o da Fátima após uma bela simulação. Recordei então o jogo da primeira volta, no Bessa, onde só nos últimos minutos instantes da primeira parte (precisamente aos 45 minutos), a Ana Borges inaugurou o marcador. E lembrei-me também, mas bastante tempo antes, que este Boavista, nas 7 vitórias conquistadas, tinha 5 em terreno alheio, sobressaindo os inesperadíssimos 5-2 ao Vilaverdense…

Aos 19 minutos chegava o 2-0, numa bela iniciativa da Tatiana Pinto, entrando na área pela direita, afastando duas adversárias e atirando a contar, num excelente remate de pé esquerdo junto ao poste do lado direito da baliza à guarda da Catarina Fontes. Sempre em bom ritmo, trocando muito bem a bola, a nossa equipa chegaria aos 3-0 eram decorridos 29 minutos. Na sequência de um livre na direita intermediária boavisteira, Tatiana Pinto ( bela primeira parte) cruzou muito bem e foi apanhar uma Carole Costa bem posicionada para esta, à vontade, e de cabeça, atirar para o melhor sítio. Aliás, deu
para a nossa excelente central escolhê-lo bem.

Aos 38 minutos surgia, com naturalidade, o quarto golo, muito bom aliás. Mais uma bom trabalho da incansável e altruísta Diana Silva, a servir muito bem, na direita, para a Fátima Pinto finalizar à ponta de lança. Aqui chegado, é justo realçar o extraordinário sentido colectivo da nossa avançada, aparentemente nada preocupada com uma possível liderança nas melhores marcadoras. Ontem, destas, apenas a Joana Vieira (agora também com os mesmos 15 golos da Diana) e a Sara Brasil (com 11) “molharam a sopa”. A liderança continua a cargo da bracarense Laura Luís, com 16 golos.

Muito boa a exibição das nossas Leoas numa primeira parte a terminar com 4 golos sem resposta. Para a nossa baliza, registar apenas uma situação de perigo, com a Inês Pereira a opôr-se bem a um livre marcado na nossa zona intermediária, desviando a bola, que seguia rasteira, junto ao poste, para a sua direita. A destacar ainda, para o nosso lado, mais uma boa defesa da guardiã adversária (rubricou uma excelente exibição, a Catarina Fontes) detendo, junto ao poste, mais um remate da Tatiana Pinto.

fimdesemanaleoas

Segunda parte diferente, com natural descida no nível exibicional, sem contudo descair para níveis negativos. Aos 67 minutos, a Tatiana dava o seu lugar à Sharon Wojcik e. logo a seguir, a Carole Costa, num desvio junto a um poste da baliza contrária, esteve perto do 5-0. Aos 70, bela visão de jogo da Sharon a desmarcar a Matilde Fidalgo (outra boa exibição) com esta a servir a Diana, bem na simulação, mas a falhar, de pé esquerdo, na boa rotação feita. Três minutos decorridos e Ana Leite, após boa jogada, a rematar de pronto, para defesa segura da Catarina. Não tenho sido um apreciador de muitos dos desempenhos desta Leoa e ontem, sobretudo no início da segunda parte, voltou a não me impressionar, mas a verdade é que lhe vi, talvez nos últimos 25 minutos, pormenores técnicos muito interessantes. Parece-me, porém, frágil fisicamente e ainda algo “amarrada” mentalmente. Por outras palavras, alguma timidez nas decisões.

Entretanto, pela banda do clube do Bessa, Patrícia Cavadas revelava-se a mais rematadora, bem como a Ana Paula Silva, a mais empreendora nos movimentos de ataque. Ambas têm 4 golos, a dois da Blanca Landart, a espanhola de 22 anos e melhor marcadora da equipa. Aos 75 minutos dupla substituição no Sporting, com Carolina Venegas a render Diana Silva (sujeita todo o jogo a cerrada marcação mas, como é nela habitual, com excelentes movimentações) e Nadine Cordeiro para o lugar da sempre generosa Fátima Pnto, a atravessar um período de grande fulgor físico.
E se há substituições felizes, a de Carolina Venegas assim o provou. Aos 81 minutos grande trabalho da Sharon sobre o lado direito do ataque, a cruzar de pé esquerdo para a Carolina fazer facilmente o quinto golo. Dois minutos depois novamente a costa-riquenha a contabilizar, num lance de muita sorte, com uma defensora adversária a aliviar, a bola embater na nossa jogadora e a entrar na baliza à guarda da Catarina Fontes. Isto depois de uma brilhante abertura da Sharon (grande entrada em jogo!) para a Bárbara Marques, com o remate desta a encontrar a oposição inicial da guarda-redes boavisteira e a ressaltar depois para a infortunada defesa, depois de insistência da nossa jovem extremo. Registe-se que a Carolina fez o seu sexto golo em 3 aparições na equipa. Aos 88 minutos verificou-se a grande oportunidade para o Boavista, com Bruna Costa, creio, a opôr-se decisivamente, cortando para canto um remate de uma jogadora adversária.

MVP do jogo, para mim, a Carole Costa. A menos influente, sem comprometer, Carlyn Baldwin. Actuações muito seguras da Bruna (ao lado da Carole, em meu entender, constituem a melhor dupla de centrais da nossa Liga e futuramente, arrisco, da selecção) e da Matilde Figueiras, defensivamente a melhor opção para a lateral esquerda. Mas a Bruna caminha ainda para a melhor forma.
Saudades, sobretudo no plano ofensivo, da Joana Marchão. Da Bárbara Marques, sem que desiludisse, esperava um pouco mais, e a Nadine Cordeiro não teve oportunidades para demonstrar o seu valor. Carolina Venegas, no quarto de hora em que esteve em campo, mostrou dotes de lutadora e Sharon Wojcik mexeu no jogo por completo, contribuindo decisivamente para o bom período final, estando nos quinto e sexto golos. Das nossas outras meninas fui dando a minha opinião ao longo do texto. Uma palavra
final para a Inês Pereira, sempre muito calma e com um notável jogo de pés.

Em suma, uma vitória categórica, tranquila, com muito bons períodos, particularmente nos primeiros quarenta e cinco minutos. Faltam seis jogos, quatro deles em nossa casa: Cadima, Futebol Benfica, Valadares e A-Dos Francos, por esta ordem. Fora, teremos que jogar já na próxima jornada (17ª.) com o União Ferreirense (oitavo na geral) e na 19ª. com o Estoril, terceiro, certamente o confronto mais difícil, se a lógica não sofrer desmentido…

Nos outros jogos, saliência para o triunfo apertado do Braga (2-1) no terreno do Albergaria, para o inesperado empate do Estoril, em sua casa (0-0) ante o Cadima, décimo classificado, e para a derrota (0-1) do Valadares em Vila Verde, resultado algo inesperado face à acentuada melhoria da turma de Gaia, mas previsível se levarmos em linha de conta o comportamento inicial do Vilaverdense, responsável, felizmente, por alguma da almofada de conforto que temos… Com esta derrota, o Valadares viu-se ultrapassado no quarto lugar que detinha, em favor do seu adversário de sábado. O Vilaverdense soma agora 27 contra 25 da equipa de Gaia, seguidos por Futebol Benfica e Boavista, ambos com 21.
Para além dos citados, temos o empate no Francisco Lázaro a um golo, entre Futebol Benfica e o U. Ferreirense, e a vitória caseira do A-Dos-Francos frente ao Quintajense, por 2-1, no jogo entre os dois últimos da tabela. Fico a torcer pela subida ao décimo lugar , da equipa do Oeste, onde joga a ex Leoa Catarina Lopes. por troca com o Cadima, algo que antevejo difícil, dados os 4 pontos que os separam.
No Campeonato Nacional de Promoção, o nosso conhecido FC Parada deslocou-se ao
campo da A.D. Argoncilhe e venceu por 4-2, mantendo o terceiro lugar na série B.

Numa breve abordagem às outras nossas equipas, as juniores não jogaram, as sub-17 deslocaram-se a Sintra para defrontar o União Sintrense, tendo averbado uma vitória por 3-1 e, finalmente, as sub-12 visitaram o UDR Santa Maria e regressaram às vitórias com um saboroso 4-2.

Boas notícias vindas do futsal feminino, onde as nossas meninas se impuseram claramente à Quinta dos Lombos por 7-1 e as rivais de carnide baqueram frente ao Novasemente na sua visita ao norte, por 2-3, dando plena razão à valia do nosso resultado na passada semana ao empatarmos, fora, a um golo, com as nortenhas. O Vermoim, que foi vencer o Santa Luzia, fora, por 6-2 e o Golpilheira (4-2) na visita ao Nun’Álvares, foram os outros vencedores. O Sporting é agora segundo com 7 pontos, apenas suplantado pelo Golpilheira (9 pontos resultantes de três vitórias) e terceiro classificado da zona sul. Palavra final para as juvenis, que foram à Luz vencer o Benfica por uns claríssimos 2-6!

Votos de uma boa semana!

* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino