A UEFA distinguiu Aurélio Pereira, símbolo do scouting do Sporting, com a Ordem do Mérito, uma das mais altas honras da instituição. A cerimónia de atribuição da Ordem de Mérito realizou-se no jantar do Congresso da UEFA, em Bratislava, e foi recebida pela filha Mafalda Pereira.

O prémio surge na sequência de uma proposta da Federação Portuguesa de Futebol que, em missiva enviada à UEFA, sublinha os quase 50 anos de serviço ao Sporting Clube de Portugal, primeiro como treinador e, depois, como chefe do departamento de scouting que chefia há já 29 anos.

Fernando Gomes, presidente da FPF, não se poupa nos elogios à figura do futebol português. “É uma figura marcante da nossa história recente do futebol. Pelo seu trajeto como jogador, como treinador e depois como grande responsável da criação do departamento de scouting do Sporting onde descobriu valores como o Cristiano e o Figo mas também outros que ainda recentemente tiveram oportunidade de participar no Europeu em França e que brilhantemente conquistaram o título Europeu de 2016 tais como Rui Patrício, Adrien, William Carvalho…”. O líder federativo lembrou ainda a relação do homenageado com o Sporting e o seu contributo para o futebol nacional: “Não podemos deixar de referenciar esta figura ímpar do futebol do Sporting CP, mas acima de tudo do futebol português. Uma figura que tão bons atletas tem potenciado ao mais alto nível no sentido de representar condignamente não só o seu clube mas também o futebol nacional”, terminou.

Em declarações ao fpf.pt, Aurélio Pereira sublinhou o “enorme orgulho” de ser distinguido quer pela UEFA quer pela FPF as entidades máximas do futebol europeu e nacional: “Não sei se mereço esta distinção mas sei que gostei muito de ser reconhecido”, explicou.

O decano do scouting fez ainda questão de deixar uma mensagem de gratidão: “Ninguém faz nada sozinho e queria agradecer todos os que me ajudaram neste trabalho. É uma vitória de todos e, como diria o Professor Moniz Pereira, valeu a pena”.

Sublinhando o “enorme orgulho de 50 anos de trabalho ao serviço do Sporting CP”, Aurélio Pereira também deixou uma mensagem de incentivo às seleções nacionais vindouras. “Saber que também dei a minha contribuição para a forma excelente como a FPF trabalha a formação é um orgulho. As nossas atuais seleções são o espelho de como se trabalha na FPF”, finalizou.

O Sporting, através de comunicado, expressou que «a Ordem de Mérito atribuída pela UEFA a Aurélio Pereira é uma distinção mais do que justa e merecida e que enche de orgulho toda a família do Sporting Clube de Portugal. Trata-se do reconhecimento do percurso, do carácter, da competência e do contributo inestimável que, como jogador, treinador e descobridor de talentos, Aurélio Pereira tem dado ao futebol ao longo de toda a sua vida.»