Esta semana era importante que os juniores finalmente vencessem no apuramento de campeão, principalmente numa jornada em que os principais rivais se encontravam, e assim começar a encurtar distâncias para as equipas da frente, de forma a lutar pelo bicampeonato.

A deslocação a Guimarães adivinhava-se difícil (neste momento quase todos os jogos o são) mas os três pontos eram os únicos que importavam, independentemente de sabermos estar perante um adversário de enorme valia. O jogo começou de forma perfeita para os jovens leões, aos três minutos Miguel Luís abriu a contagem (ele que deverá integrar o plantel nesta fase de apuramento de campeão) e a pressão foi tão grande que aos 14’ o Sporting voltava a marcar através de Mitrovski. Parecia ser um jogo tranquilo a partir desse momento, até porque a vantagem foi conservada até terminar a primeira parte.

No segundo tempo, e como já tinha acontecido nesta temporada, bastaram 8 minutos para que o Sporting se deixasse empatar, tendo depois de correr outra vez atrás do prejuízo. O golo da vitória chegou outra vez do pé de Mitrovski, que aos 90+1 assegurou que os três pontos não fugiam, apesar de todo o sofrimento desnecessário.

Braga e Benfica são os únicos com 6 pontos na tabela, seguidos do Leixões com 4 pontos e de Porto e Sporting, com 3 pontos cada. A próxima partida é frente ao Leixões, no dia 3 de Março, pelas 15h00, numa semana em que o Porto enfrenta o Braga, o Benfica o Vitória de Guimarães e o União de Leiria recebe o Vitória de Setúbal.

Os Juvenis garantiram praticamente o apuramento directo para a última fase da competição depois de uma goleada ao Sintrense, com Félix Correia e Varela de novo em destaque. Logo aos quatro minutos, Félix assiste de forma genial o colega Rogério Varela que assim abriu o marcador. Aos 40’ os papéis inverteram-se, Varela assistiu, Félix rematou de primeira e não deu qualquer chance de defesa ao guarda-redes. No princípio da segunda parte, a mesma história, os dois protagonistas marcaram aos 45’ e 49’ e desenharam a goleada que só estaria completa depois de novo tento de Edson Ceita e um auto-golo fruto de uma boa jogada colectiva.
A próxima partida está marcada para dia 4 de Março, pelas 11h00, frente ao Estoril Praia.

Por fim, os Iniciados deram-nos a maior alegria da semana ao golear o rival Benfica por 5-0 em casa, num jogo de sentido único e basicamente perfeito da parte dos jovens leões.
Lucas Dias, Tristan, André Gonçalves, Adriano Almeida e… o guarda-redes do Benfica, foram os marcadores de um jogo especial que contou com grandes golos (principalmente os dois primeiros) e a saudável rivalidade que se vive nestas idades. A nossa equipa provou a si própria que não é inferior a ninguém e só tem de continuar a melhorar para poder lutar pelo título que há mais tempo nos foge.

A vitória, embora expressiva, não chegou ainda para subir ao primeiro lugar da nossa série e provavelmente já não chegará. Nesta altura, o importante é construir o futuro com bases de vitória, para que consigam celebrar em Maio.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)