Uma semana antes de jogar a 2ª parte no Estoril, o fcPorto transferiu 784 mil euros para a conta dos canarinhos.

A confirmação vem de Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, que no programa “Universo Porto”, do Porto Canal, afirmou que o FC Porto não deu qualquer dinheiro ao Estoril depois do jogo de 21 de fevereiro – data em que foi disputada a segunda parte do encontro que estava em atraso e que os dragões venceram venceram ao virarem de 1-0 para 1-3 – mas que existiu um pagamento antes dessa partida.

Segundo ele, o valor, garante, corresponde a dívidas ao Estoril. “Em 14 de fevereiro, o FC Porto realizou uma transferência de 784 mil euros. Porquê? Tivemos liquidez da venda de bilhetes do jogo com o Liverpool e pagámos valores que tínhamos em dívida com o Estoril“, explicou, em declarações citadas pelo Jornal de Notícias.

Portanto, a uma semana de disputar a segunda parte de um jogo que podia dar-lhe a liderança folgada, o fcPorto resolve saldar uma dívida que tinha com o Estoril. Curiosamente, os jogadores do Estoril entram em campo como se fossem pinos de treino e depressa o marcador dá uma cambalhota a favor dos azuis e brancos. E a coisa é tão vergonhosa e evidente que Ivo Vieira, técnico estorilista, veio para a press e não esteve com contemplações em relação aos atletas: «Sou o responsável, mas dava dó ver o Estoril hoje em campo. Um jogo aquém mas estes atletas têm de repensar o compromisso que têm com uma equipa como esta. Não basta vestir a camisola, têm de dignificar a mesma. Uma coisa é perder, sendo competentes e dando o seu máximo, agora com um comportamento destes temos de repensar a nossa atitude. Não se justifica este comportamento em 20 minutos quando estávamos em vantagem. Se pensarmos que todos nós queremos o melhor, com este comportamento em campo, não conseguimos alcançar outros patamares».

Esta situação vai ser alvo de investigação (A Procuradoria-Geral da República recebeu uma denúncia relacionada com a segunda parte do jogo Estoril Praia – Futebol Clube do Porto e encaminhou-a para o DIAP de Lisboa), mas a verdade é que o campeonato volta a ficar manchado por suspeitas de corrupção e é caso para dizer que, desta vez, não foi preciso levar mala; foi mesmo por transferência bancária…