Semana de decisões e jogos muito importantes para todos os escalões de formação do Sporting Clube de Portugal, que arrancaram o mês de Março de forma perfeita e se prepararam para lutar pelos seus títulos.

Começando pelo Iniciados, era essencial vencer para continuar em posição de subida para o apuramento de campeão, e os rapazes cumpriram. A vitória frente ao Barreirense (1-0) coloca o Sporting na posição de melhor segundo, mas que não se pense que o trabalho está concluído. A duas partidas de terminar a série, o Belenenses tem apenas menos 2 pontos que os nossos jovens leões e vencer os próximos desafios é essencial para lutar pelo título e para garantir presença no momento das decisões.
Joelson foi o marcador do único golo, ele que continua a apresentar-se como um verdadeiro herdeiro da linhagem de extremos de Alcochete.
O próximo desafio é no dia 10 de Março, em casa, frente ao Oeiras.

Já os Juvenis receberam e venceram o Estoril por 2-1, em mais um jogo de grande nível de Félix Correia. O jovem médio ofensivo do Sporting está a assinalar uma temporada de grande grande nível ao serviço de João Couto, tem contribuído com golos e assistências e aparece sempre como agitador de serviço. No seu primeiro golo (já tinha rematado ao poste) aparece entre dois adversários, arma o remate e constrói uma verdadeira obra de arte. A grande questão nesta altura é se continuará a lutar pelo tricampeonato de juvenis ou ajudará Tiago Fernandes a conquistar mais um título sub-19.
Destaque também para Rogério Varela, ele que chegou do Sacavenense ainda esta temporada e tem ajudado a equipa com golos e qualidade técnica.
Próxima partida (e última desta fase) será no dia 1 de Abril (provisório) mas o Sporting já nem necessita de a vencer para saber que estará presente no apuramento de campeão.

Nos Juniores, mais uma vitória cheia de sofrimento e com o dedo do ‘mister’ a garantir os 3 pontos. A deslocação ao terreno do Leixões cedo se provou complicada, com os nossos rapazes a encontrarem muitas dificuldades para jogar em velocidade ou criar oportunidades de golo. Aos 81’, num lance de bola parada, Douglas Aurélio acaba com o empate e oferece a vitória à melhor equipa, que ainda assim se viu muito mais apagada frente a um adversário aguerrido.
Uma vitória muito difícil, que valoriza os homens da casa, e que nos embala para o sempre tenso derby frente ao Benfica. No dia 10, pelas 15h00, o eterno rival vem até Alcochete e só a vitória interessa. Vencer é ultrapassar os dois principais rivais e ganhar uma almofada confortável até à deslocação ao Olival (sendo que o Braga apresenta igualmente uma interessante equipa). Perder é deixar de depender exclusivamente do nosso trabalho.
E se é verdade que o Benfica ainda não conseguiu pontuar frente ao Sporting esta temporada, também é verdade que o apuramento de campeão trouxe reforços aos sub-19 encarnados, como João Félix. O jovem prodígio só não marcou um dos golos do Benfica nesta fase, tem garantido vitória atrás de vitória e é um dos maiores perigos que teremos de enfrentar.

Para terminar a semana de formação, temos claro de destacar Rafael Leão. A sua presença na equipa principal, como tantas vezes aqui referi este ano, é o melhor título da formação que o Sporting poderia vencer.
Uma vez Aurélio Pereira disse-me “na altura em que Godinho Lopes saiu do Sporting diziam que a nossa formação era péssima, que não ganhávamos nada. Mas eu estava satisfeito porque Eric Dier era junior e jogava na equipa principal. Esse era o campeonato que me interessava”. Vou sempre reger-me pelas suas palavras, apesar de reconhecer que existe um sabor especial em vencer. Assim celebraram os colegas de Rafa Leão a sua estreia num Clássico (clica aqui)

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)

Se além de leres o que a Maria escreve quiseres ouvir o que ela diz, espreita o seu novo podcast (é só clicares)