Ilustração Hélder Oliveira/Expresso

Ilustração Hélder Oliveira/Expresso

O departamento de comunicação do Benfica tem sido pródigo em criar variados conteúdos de humor com muitas doses de propaganda e, aqui e ali, polvilhados por temperos fortes de calúnia.

A receita é muita vez esta:
. Colocam a calúnia no blog Hugo Gil, um sujeito menos que ninguém que tomaram de adoção para fazer de testa de ferro da propaganda
. De seguida, colocam os cartilheiros a repetir a calúnia nas tvs
. Fazem sair nos jornais esses “trunfos”, que A Bola até se presta a meter na capa
. E por fim anunciam processos em catadupa, cuja meada é impossível de seguir

Mas não é por calúnia que deviam ser processados todos os membros do departamento, era por incompetência. O departamento de comunicação do Benfica está carregado de incompetentes, que estão a rebentar com a marca. E que no futuro serão provavelmente processados pelo próprio Clube e Sócios pelo mal que fizeram ao Benfica.

Notícia deste fim-de-semana:
. Expresso: Benfica processa Pinto da Costa
. Além de Pinto da Costa, o Benfica também diz que vai processar João Capitão e a YoungNetwork com base numa mentira inventada pelo departamento de comunicação
. Vai ser divertido provarem uma coisa que não existe. Escreve o Expresso: «Ora, João Pedro Capitão é colaborador da empresa de assessoria YoungNetwork, que trabalha em regime de outsourcing com o Sporting na gestão do site, do jornal, das páginas oficias do clube nas redes sociais e das páginas oficiais de alguns dirigentes do clube. O Expresso tentou, sem sucesso, contactar o blogue “Mister do Café”. João Duarte, CEO da YoungNetwork, diz: “É mentira. João Capitão não é o ‘Mister do Café’.”»

Análise da incompetência do departamento de comunicação:

I. Colocam na mesma notícia: Benfica processa Pinto da Costa e João Capitão. A pergunta que se coloca é “Mas quem é que é João Capitão?”
Lição de Comunicação 1: em cada momento só se comunica um assunto.

Lição de Comunicação 2: quando se comunicam dois temas ao mesmo tempo, um deles não pode ter muito mais mediatismo do que outro, porque abafa-o. Processo a Pinto da Costa vs processo a João Capitão vs processo a YoungNetwork. Por alguma razão o jornalista puxou para título “Benfica processa Pinto da Costa”, e não “Benfica processa João Capitão”

Lição de Comunicação 3: para ter força e ficar no top of mind dos leitores têm de se comunicar novidades. Benfica processa Pinto da Costa tem alguma força? Quantas vezes é que o Benfica já processou Pinto da Costa e quantas mais disseram que iam processar? É um número incontável, e até infinito não consigo contar, peço desculpa.

II. Há meses e meses que o Benfica está sob fogo cruzado
Lição de Comunicação 4: o que fez o departamento de comunicação neste tempo todo para defender a marca Benfica? Que ajuda deu? O que melhorou? Se cada vez está pior, como é que continuam em funções as mesmas pessoas?

Lição de Comunicação 5: repetir a estratégia errada. A comunicação baseia-se em tentar coagir Imprensa, comentadores e redes sociais com ameaças de processos. Já o vêm a fazer há vários meses. Tem resultado? Então, toma lá mais do mesmo. Deve ter sido assim que o guru que lidera o departamento (embora dar a cara “tá quieto”, só muito esporadicamente, e com frases redondas… pudera, mais esperto que os outros todos) e que trabalhava com José Sócrates e que ajudou o seu ex-chefe com os brilhantes resultados que todo o país sabe.

III. Quem conhecia o Mister do Café?
Lição de Comunicação 6: O Mister do Café é conhecido nalguma blosfera e nas redes sociais. Quem do grande público conhecia este blog? Pois, o departamento de comunicação do Benfica pegou no ventilador e espalhou-o por todo o lado. Sabe por acaso a Direção do Benfica que o seu departamento de Comunicação fez com que a hashtag “EuSouOMister” estivesse durante o dia de sábado como uma das grandes tendências do Twitter em Portugal? Aposto que o Mister do Café agradece a mega promoção gratuita.

IV. Vemos os outros à nossa imagem
Lição de Comunicação 7: A forma de trabalhar dos Guerras e seus acólitos está à vista de todos. Mas devem partir do principio que pessoas diferentes têm princípios diferentes.

. A YoungNetwork trabalhou durante muitos anos com o Grupo de empresas de Luís Filipe Vieira, e em mais do que um país.
. A YoungNetwork não fez, não faz, nem fará comentários públicos sobre clientes ou ex-clientes. Desafio a encontrarem comentários meus sobre Luís Filipe Vieira.
. A YoungNetwork não partilha informação de clientes e ex-clientes em situação alguma, nem tira vantagem de informação que só aos seus clientes e aos seus ex-clientes diz respeito. Desafio alguém da estrutura do Sporting, a dizer, se algum dia, em algum momento, partilhei com ela alguma informação confidencial das empresas de Luís Filipe Vieira ou sobre qualquer outro cliente ou ex-cliente do nosso Grupo.

V. Troçar da inteligência dos outros
Lição de Comunicação 8: não subestimar a audiência. Os sócios e adeptos do Benfica não se deixam enganar. O Benfica acusa o Mister do Café de violar o segredo de Justiça. A notícia a que se referem é esta (clicar) e começa assim: “No passado dia 3 foi divulgado pelo Mercado de Benfica uma informação de serviço de Pedro Fonseca…”. Estamos conversados sobre a credibilidade do trunfo que disseram que iam levar à PGR

Se liderasse o Benfica tomava para começar duas medidas de comunicação de crise:

1. Despedir com efeito imediatos todo o departamento de comunicação do Clube.
. Motivos: incompetência e consequentemente falta de resultados
. Comunicar essa medida a todos os associados e a todos os Media
. Os benfiquistas assim percebiam que alguma coisa ia mudar

2. Suspender de imediato Paulo Gonçalves
. Motivos: não se sabe se é culpado ou inocente, mas pendem suspeitas graves que enquanto não forem clarificadas torna a sua presença insustentável no Benfica. Não é preciso demitir, basta a suspensão. Não arrastar a marca Benfica e toda a Direção com Paulo Gonçalves.
. Comunicar também esta medida a todos os associados e Media
. Defender a marca Benfica

Uma nota pessoal: no departamento de comunicação do Benfica há-de haver alguém competente. E acredito, se os houver, que não consigam influenciar os Guerras. Mas mais tarde essas pessoas vão dizer que são apenas uma peça da máquina do sistema. É como o contabilista de Auschwitz. Ele também só confiscava o dinheiro dos presos antes de entrarem no campo de concentração. Não tinha nada a ver com a carnificina que se passava lá atrás…

Uma nota final profissional: trabalhamos com muitas pessoas de muitos clubes, credos, etnias, cores políticas. E vamos continuar a trabalhar. Mas temos tolerância zero para o bom nome da YoungNetwork e das pessoas que nela trabalham, e, por que não dizê-lo, para a estupidez. E não confundimos o Benfica, um dos grandes clubes nacionais, com a “seita” que tomou de “assalto” o departamento de comunicação do Benfica.

O título é, provavelmente, um excesso de linguagem. Vamos considerá-lo como uma metáfora aos eventuais processos por difamação pelo qual cada membro do departamento de comunicação do Benfica vai responder.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… João Duarte, CEO, YoungNetwork Group
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para atascadocherba@gmail.com