Com as nossas meninas do futebol principal a prepararem-se para o compromisso da selecção, frente à Bélgica, com a neura ainda a roer-me face ao desaire em Braga, não me foi muito fácil arranjar motivação para a crónica desta semana. Ela aqui vai, inevitavelmente despida do entusiasmo com que semanalmente aqui apareço. Que venha depressa o dia 15, para a primeira mão da meia final da Taça de Portugal, a ter lugar em Alcochete frente ao Estoril, enquanto as arsenalistas vão até Ourém, defrontar o Atlético Ouriense, única equipa da divisão abaixo, em prova.

Então, resta-me a incursão habitual às restantes equipas do futebol feminino. As nossas meninas Sub 17 venceram o Sintrense por 9-1, em jogo antecipado da 7ª. jornada do apuramento de campeão distrital e continuam em perseguição do Casa Pia na luta pela conquista do título.
As sub 13 participaram no Almeirim Women’s Cup 2018 e venceram o Lusitano de Évora por 4-0 e o Almeirim por 17-0, conquistando assim o torneio. A melhor marcadora foi a Iara Gonçalves. O troféu destinado à melhor jogadora foi para a Andreia Bravo. Torneio em que só participaram meninas…

miudas-almeirim

Verdadeiramente decepcionante a carreira da equipa feminina de futsal. Na última jornada da primeira volta da fase para apuramento de campeão, empate a dois golos com um dos últimos classificados, o Nun’Álvares. O Sporting situa-se no terceiro lugar na classificação, com 12 pontos, em igualdade pontual com o Vermoim e a sete pontos do primeiro, Novasemente e a 6 do eterno rival.
Na próxima jornada, a equipa desloca-se ao norte para defrontar precisamente o Vermoim, e a quem venceu na jornada inaugural por 8-4.
Apenas uma derrota, na luz, por 1-2, mas três empates com Santa Luzia (em casa!) e Nun’Álvares, ambos com 4 pontos, mais 1 do que o último, o Quinta de Lombos. O outro, que me deixou esperançado num bom campeonato, foi em casa do actual comandante na segunda jornada, a 1 golo.

Entretanto, a nível de selecções, as nossas sub 17 venceram a Roménia, no último jogo da Ronda de Elite por 8-0 (1-0 no fim da primeira parte), terminando em 2° lugar, com 6 pontos, ficando fora do Europeu. As Leoas Patrícia Leitão, Mariana Rosa, Marta Ferreira, Vera Cid, Alicia Correia e Andreia Jacinto (esta com 2 golos) foram titulares. A Carolina Joia não jogou. Os restantes golos foram apontados pela Francisca Silva (2) Telma Encarnação (2) Ana Teles e Rusu (auto-golo).
No outro jogo da jornada, a Holanda bateu a Bélgica por 4-2 e garantiu a presença no Europeu.
Recorde-se que Portugal tinha ultrapassado a Bélgica (2-0) e perdido diante da Holanda (0-2) nas jornadas anteriores, terminando assim a sua participação no grupo 1 em segundo lugar, com 6 pontos.

A Selecção principal defronta a Bélgica no próximo dia 6, sexta-feira, em Lovaina, numa partida marcada para as 19h30 locais (menos uma hora em Portugal continental). Assinale-se que as nossas atletas já disputaram três partidas no Grupo 6 de qualificação para o Mundial, frente às selecções da Bélgica (derrota por 1-0), Moldávia (vitória por 8-0) e Itália (derrota por 1-0), todas em casa. Duas derrotas, nomeadamente com a Itália, muito imerecidas.

Portugal está no terceiro lugar do grupo, com três pontos conquistados, enquanto as belgas seguem no segundo, com nove pontos, depois de terem vencido os jogos com Moldávia (12-0), Portugal (1-0) e Roménia (3-2). A Itália lidera o Grupo com 12 pontos e mais um jogo disputado. As 20 jogadoras chamadas para este confronto foram:
Carolina Mendes (Atalanta Mozzanica)
Mónica Mendes (Brescia Calcio)
Jéssica Silva (Levante)
Nádia Gomes (Orlando Pride)
Raquel Infante (Rodez Aveyron)
Andreia Norton, Dolores Silva, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Vanessa Marques (Braga)
Ana Borges, Ana Capeta, Ana Leite, Carole Costa, Diana Silva, Fátima Pinto, Inês Pereira, Matilde
Fidalgo eTatiana Pinto (Sporting)
Cláudia Neto (Wolfsburg)

Apesar de tudo, e no que ao futebol diz respeito, que a semana ainda nos traga algo de animador. A maior esperança vai, contudo, para as nossas restantes modalidades, como muitas vezes acontece, a mitigarem as desilusões da nossa principal equipa na mais apelativa das modalidades.

* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino