Numa semana de regresso à competição (apenas os Juvenis ficaram a descansar) tanto Iniciados como Juniores empataram, em jogos muito difíceis, ainda que as contas sejam muito diferentes.

Em Braga, os sub-19 construíram o seu próprio pesadelo e aos 49 minutos já estavam a perder por 3-0. Uma primeira parte extremamente desinspirada, cheia de erros defensivos e com muito poucas acções ofensivas da nossa parte.
No segundo tempo, e no espaço de apenas minutos, os jovens leões afiaram as garras e partiram em busca de um melhor resultado. Nuno Moreira abriu a contagem leonina aos 54’, Mitrovski (melhor marcador da equipa nesta fase) também marcou dois minutos depois e Elves Baldé haveria de empatar a partida aos 65 minutos (belo golo, podes ver aqui).

De saudar a excelente reacção depois de uma desvantagem tão acentuada, o facto de se ter salvo um ponto, mas preocupante a falta de acerto defensivo e qualidade de jogo da equipa. O empate (que apenas agrada pelas circunstâncias em que ocorreu) deixa o Sporting a 5 pontos da liderança, no quarto posto, e sem margem de manobra para cometer mais erros.
Destaque para mais um jogo de Carpintier, espanhol contratado este ano para a posição de lateral esquerdo, e muita curiosidade para ver como evoluiu nestes próximos tempos.

Já os Iniciados, começaram o seu apuramento de campeão num clássico frente ao FC Porto e empataram a um golo. Joelson marcou o único tento leonino, num jogo equilibrado, com muitos nervos à mistura e com um resultado que acaba por ser o mais justo. Nenhuma das equipas foi particularmente perigosa, os meninos recorreram sempre ao talento individual para tentar resolver os problemas, ficando apenas um ponto e o espectáculo para memória futura.
A próxima jornada é frente à Académica, fora de portas, em mais uma partida para vencer os três pontos.

Nas restantes notícias da semana, de destacar o regresso à melhor forma de Pedro Marques. A adaptação ao futebol sénior estava a ser complicada para o jovem avançado, que tinha apenas um golo na Segunda Liga, mas nas últimas semanas tem voltado a impor-se e somou 5 golos nas últimas três partidas (contra adversários de peso). Fantásticas notícias para o menino de 19 anos de quem esperamos muitos golos na equipa principal.

Apesar de também já ter sido destacado aqui no espaço, os leõezinhos tornaram-se pentacampeões do Torneio da Pontinha, vencendo o Levante por 2-0 e enchendo de orgulho milhares de sportinguistas. Parabéns a todos!

img_770x433$2018_04_01_23_59_19_1382333

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)