Parece brincadeira, mas é mesmo verdade: o russo Sergei Karasev foi escolhido para arbitrar o Atlético de Madrid vs Sporting, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa de futebol.

Para quem não se recorda, faz quatro anos que este senhor e os restantes estarolas por si comandados nos fizeram perder um jogo na Champions em casa do Schalke 04.

A 21 de outubro de 2014, num encontro da terceira jornada da fase de grupos, disputado em Gelsenkirchen, o Sporting adiantou-se no marcador, ficou sem Slimani por lesão e a partir desse momento imperou o apito do russo: Maurício mal expulso aos 33′; o segundo golo dos alemães marcado por Huntelaar em fora de jogo; e uma das maiores vergonhas de que tenho memória, com o 4-3 final a surgir através de uma grande penalidade inexistente, marcada depois do árbitro de baliza dizer que a bola que bateu na cara de Jonathan Silva tinha sido cortada com o braço.

Todos viram, como se comprovava pelos títulos de algumas das principais publicações

Marca: «Um verdeiro jogo de loucos entre o Schalke 04 e o Sporting, que ficou decidido com uma grande penalidade injusta já os 90’+3. Péssima decisão do árbitro Sergei Kasarev.»

Kicker: «O Schalke conseguiu a vitória graças a um penálti já nos descontos. O Sporting lutou muito, mas uma má decisão do árbitro russo fez com que os 3 pontos ficassem em Gelsenkirchen.»

L’Équipe: «Schalke ganhou o jogo no limiar da loucura. Esteve a ganhar por 3-1, deixou-se empatar, com o Sporting a jogar com menos um jogador, e ganhou com um penálti que vai gerar controvérsia.»

La Gazzetta dello Sport: «Sporting sai de cabeça erguida da Alemanha. Esteve a perder por 3-1, chegou ao 3-3 com menos um jogador e só um penálti mal assinalado deu a vitória ao Schalke 04.

Kevin-Prince Boateng, então jogador do Schalke 04, escrevia no Twitter: «Vitória importante. Não interessa como.»

Na sequência desta arbitragem, o Sporting apresentou um protesto à UEFA, que o seu Comité de Controlo Ética e Disciplina da UEFA considerou inadmissível. Tão inadmissível, que volta a colocar este árbitro nosso nosso caminho.

jonathan-penalti