atletico-sporting2Quartos de final da Liga Europa, Atlético Madrid vs Sporting, num embate que acontece depois dos colchoneros terem eliminado FC Copenhaga e Lokomotiv Moscovo e dos Leões terem eliminado FK Astana e Viktoria Plzen.

1.
Atlético e Sporting defrontam-se então esta quinta feira pela terceira vez na história, depois de ambos se terem enfrentado na edição inaugural da prova em 2009/10. A equipa do Atlético, então treinada por Quique Flores, acabou por eliminar o Sporting através da regra dos golos fora, depois de um empate a zero registado em Madrid e um dois a dois registado em Alvalde. Sergio Aguero fez os dois golos da equipa espanhola, enquanto Liedson e Anderson Polga apontaram os golos da equipa de Carlos Carvalhal.

2.
O Sporting será, por isso, a primeira equipa portuguesa a jogar no novo Metropolitano de Madrid. Nos cinco jogos a contar para as competições europeias já disputados pelo Atlético no novo estádio, três deles terminaram com vitória colchonera, tendo o Atlético perdido frente ao Chelsea na estreia e registado um empate frente ao Qarabag. Atlético que é mesmo a única equipa presente nos quartos de final da Liga Europa que venceu os quatro encontros das duas eliminatórias anteriores.

3.
O Atlético que apenas perdeu por uma vez em casa nas últimas onze eliminatórias disputadas na Liga Europa. Aconteceu frente ao Rubin Kazan em 2012/13. Atlético que até agora, sempre que chegou aos quartos de final da Liga Europa, ultrapassou a eliminatória e acabou por vencer a competição no final. Aconteceu frente ao Valência CF em 2009/10 e frente ao Hannover em 2011/12. Na verdade, em toda a história das competições europeias, só em cinco dos vinte quartos de final disputados pelo Atlético a equipa espanhola não seguiu em frente. É preciso recuar mesmo até 1996/97 para assistir à última derrota caseira do Atlético num jogo a contar para uns quartos de final de uma competição europeia.

4.
O Sporting, por seu lado, perdeu sete dos últimos dez jogos que disputou fora de casa em encontros a contar para as competições europeias. A equipa de Alvalade venceu apenas duas das últimas 17 deslocações efetuadas em jogos a contar para a Liga Europa, tendo perdido onze delas.

5.
A equipa de Alvalade venceu, ainda assim, a única eliminatória que disputou nesta fase da prova. Aconteceu em 2011/12 quando surgiu pela frente a equipa do Metalist e o Sporting arrancou uma vitória por 2-1 em casa e um empate a um na Ucrânia. A equipa de Alvalade nunca venceu um jogo forasteiro sempre que chegou aos quartos de final de uma competição europeia.

6.
Os Leões querem evitar sair da capital espanhola com um resultado que não seja o triunfo. Pelo menos, assim o assegurou Piccini. “Somos uma equipa grande, demonstrámos isso na Liga dos Campeões com o FC Barcelona e com a Juventus. Fizemos grandes jogos contra eles, que junto do Real Madrid e do Atlético são as melhores da Europa. Por isso, chegámos com a ideia de ganhar, porque temos equipa para isso e somos ambiciosos”, referiu o lateral em declarações ao jornal AS.
Na sequência de um desaire diante do SC Braga, para o campeonato, Piccini reiterou que tanto a Primeira Liga como a prova europeia são entusiasmantes para a equipa leonina. “Na Liga, faltam várias jornadas e ficou complicado, a Liga Europa é um título muito ambicioso e muito bonito. A equipa e os adeptos estão entusiasmados com ambos.” Piccini relativizou ainda o facto de a equipa estar a jogar praticamente de três em três dias e salientou o bem-estar do Sporting. “Quando se está num clube grande é assim, joga-se para ganhar jogos e conquistar títulos, é uma responsabilidade. Temos equipa para isso e mais do que pressão, nota-se o cansaço físico e mental de jogar a cada três dias, mas quem quer estar em clubes importantes, tem que assumir isso e trabalhar duro. (…) A equipa está muito bem. Estamos em duas frentes e queremos continuar a avançar. Ninguém nos tira essa motivação”, reiterou o lateral italiano.

7.
Diego Godín, central uruguaio da equipa espanhola, assumiu que o favoritismo dado pela equipa do Sporting ao Atlético tem de ser justificado dentro de campo. “É um sentimento do rival… Nós queremos demonstrá-lo dentro de campo, é aí que se comprovam os favoritos. É um jogo importante, o primeiro de dois. Toda a gente sabe a importância que tem a primeira mão”.
Sobre o adversário, Godín fez-lhe o retrato: “É uma equipa bastante vertical que chega muito à área pelas alas, tem jogadores rápidos. Está a fazer uma boa época em Portugal. É uma equipa difícil e competitiva, de certeza que nos vai colocar as coisas muito difíceis” e admitiu ter discutido a eliminatória frente ao Sporting com Sebastian Coates. “Falamos muito e ainda agora estivemos juntos na seleção agora. Falámos sobre a eliminatória, mas nada em especifico, foi mais sobre o jogo e o difícil que vai ser para os dois”.