Uma grande semana para a nossa equipa de Juniores, que venceu de forma convincente o União de Leiria (5-2) e beneficiou ainda dos desaires de Benfica e FC Porto para se isolar no segundo lugar, a três pontos da liderança.

O Sporting entrou no jogo decidido, apostou num sistema autoritário e foi forçando cada vez mais o Leiria a defender como podia. Mitrovski (o médio que se está a revelar um goleador) abriu o marcador logo aos 9 minutos, mas que não se pense que tudo foi mais fácil a partir daqui. O rival reagiu, como parecem conseguir reagir todas as equipas que jogam contra nós, e foi atrás do prejuízo. Aos 19’ chega o tento da igualdade e o momento dos nossos jovens voltarem a carregar. Depois de uma grande jogada colectiva, aos 40 minutos, Mitrovski volta marcar e a equipa não mais esteve em desvantagem.
Elves acalmou as águas aos 49’, mas três minutos depois voltámos à vantagem pela margem mínima. Tivemos de esperar até quase final da partida para que Goulart (de cabeça) e Douglas Aurélio fechassem definitivamente as contas do jogo e permitissem que os 3 pontos ficassem em Alcochete.

Com o empate do Benfica em Braga (embora continue a ser o principal candidato) e a derrota do Porto frente ao Leixões, os juniores voltam a depender de si para conseguir o bicampeonato, num percurso que será longo e que exigirá muita concentração. No final do jogo, Tiago Martins destacou a força atacante da equipa e a sua capacidade de superação, apesar de alguns desaires pelo caminho. Que este seja o momento de estabilidade definitiva e que embale os rapazes na conquista.
No próximo dia 14 de Abril vamos até Setúbal e lutar pelos três pontos.

juniores-scp_x_u_leiria_4

No outro grande jogo da semana, os Juvenis iniciaram o apuramento de campeão com um festival de golos frente ao FC Porto (3-3) e com os suspeitos do costume em plano de evidência.
Sem nunca estar em vantagem na partida, apesar de estar a jogar em casa, os meninos mostraram espírito de luta e sacrifício, nunca baixando os braços. Eduardo Quaresma, Nuno Cardoso (que jogador) e um grande grande golo de Rodrigo Fernandes de livre directo foram suficientes para arrancar um ponto frente a um Porto organizado e com qualidade.
A partida foi equilibrada, incerta e deu-nos grandes momentos de futebol. No fundo, o que se pede num jogo de formação entre dois grandes clubes portugueses. Todos os clubes empataram nesta primeira jornada, o que significa que não cedemos pontos perante ninguém. O próximo jogo é já frente ao rival Benfica, no Seixal, às 16h00 de dia 14 de Abril.

Por fim, os Iniciados venceram por 2-0 o AC Santarém e mantêm-se no segundo posto, a dois pontos do Benfica. Próxima partida é frente à Académica, dia 15 de Abril, numa jornada em que os principais rivais medem forças.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)