Espreito a televisão à hora de almoço e ouço o Joaquim Rita. Espreito a televisão à tarde e vejo o Ribeiro Cristóvão. Ligo a televisão à noite e ouço o Abrantes Mendes, o Roquette, o Soares Franco e o Madeira Rodrigues. “Crise no Sporting”, “Crise em Alvalade”, “Crise sem fim à vista” e “Clima de instabilidade”. Pelo meio fala Jaime Marta Soares a dizer que vai convocar uma Assembleia Geral e que Bruno de Carvalho tem de sair.

Antes de dizer o que tenho para dizer quero ressalvar que votei sempre a favor de BdC e que na última AG votei a favor da continuidade da Direcção. Em relação a esta merda acho o seguinte:

1) O homem não tinha nada que ter publicado aquele post a seguir ao jogo com o Atlético. Eu nem vi o jogo em directo porque ainda estava a deitar fumo com a derrota em Braga. Se ele se tivesse atirado à equipa com aquela ferocidade depois desse jogo eu aplaudia. Mas depois do jogo com o Atlético não se compreende. O Coates e o Mathieu fizeram merda, mas caraças…foram dos melhores nos últimos 40 jogos. Não mereciam uma coisa daquelas.

2) O comunicado dos jogadores era desnecessário. É certo que não foi agressivo como o do BdC mas não lhes fica bem. O descontrolo de uma das partes não justifica o descontrolo da outra. Principalmente quando tinha sido marcada uma reunião entre jogadores, equipa técnica e Presidente.

3) Quem é que escreveu aquele comunicado dos jogadores? Eu leio os instagrams dos jogadores e não estou a ver nenhum deles a escrever aquilo. Quem é que foi o escriba? Não me parece que jogue à bola. “Somos Sporting Clube de Portugal…”. Realmente é uma pena que não tenham sido “Sporting Clube de Portugal” em Braga, na Luz, nas Antas, em Plzen, em Tondela e em tantos outros sítios.

4) O BdC responder ao comunicado através de mais um post no Facebook a dizer que está tudo suspenso é absurdo, inaceitável e impróprio de um presidente. Toda a gente tem vipes e pensa em fazer coisas malucas no calor do momento. Mas é preciso ser capaz de respirar um bocado. BdC disse em tempos que não toma decisões nem quando está muito triste, nem quando está muito contente. Ele que se lembre desta máxima para não voltar a fazer merdas destas.

5) Comunicado da direcção publicado antes do jogo com o Paços. Mais uma vez absurdo, inaceitável e impróprio de um presidente. A mesma pessoa que disse que aturava um monte de merda durante 100 anos se fosse bom para o Sporting faz uma coisa daquelas? Epah não pode ser. Deixo a pergunta, não há ninguém naquela estrutura que tenha mão no BdC e que o impeça de fazer estas merdas? Toda a gente tem momentos de loucura e decide fazer coisas completamente doidas. Mas para isso é que servem os nossos pais, colegas e amigos.

6) A volta Olímpica dos jogadores a seguir ao jogo com o Paços. O Rui Patrício todo eriçado no flash interview. Eu percebo o sentimento dos jogadores, mas mais uma vez tenho pena de não os ver com aquela pica toda quando nos roubam, quando estamos a perder ou quando andamos a pastar em campo em vez de ir para cima do adversário. Sempre me incomodou a falta de militância pública dos nossos jogadores mais velhos. Aqui há tempos perdemos ou empatámos e no dia seguir aparece o William no instagram a dar banho ao cão todo sorridente. O Rui Patrício só sabe dizer “temos que levantar a cabeça”. Todas as semanas vemos essa militância em jogadores de hóquei, de andebol, de futsal e de futebol feminino. Vemos o Ruesga e mais três gajos a ir ver futsal do Sporting. Vemos a Rita Fontemanha a ser a primeira a defender o Sporting quando são publicadas mentiras. Vemos o Daniel Bragança a festejar o golo do Rafael Leão nas Antas. Vemos o Diogo Brás a comentar as exibições da equipa principal. Vemos os jogadores das modalidades a falarem sobre o apoio e da ligação com os adeptos. Porque é que isso não se vê nos jogadores de futebol sénior? Porquê? Porque é que o Bruno Fernandes, que chegou este ano, parece sempre o jogador mais inconformado em campo?

7) Em relação ao BdC acho que a única pessoa que disse alguma coisa de jeito até agora foi o Eduardo Barroso. O homem está cansado e saturado. Lembro-me de pensar que ele convocou a segunda AG porque precisava de um grande abraço de toda a gente. E nós fomos lá dá-lo. Ele é capaz de ser das pessoas em Portugal com maior pressão sobre a sua vida privada (ex. denúncias anónimas de tudo e mais alguma coisa) e sobre a sua vida pública (ex. Não há um comentador na TV que não o odeie). Que se saiba não descansa o que devia e passa tempo demais a trabalhar. Está ele com problemas de saúde e a mulher esteve grávida (ao que consta a gravidez teve alguns problemas). Tudo isto dá cabo de qualquer um.

8) A merda do Facebook. Ainda bem que largou aquela merda. Acho que ele não compreende a ferramenta e não compreende quão fácil é fazer passar a ideia, nas redes sociais, de que determinado ponto de vista recolhe mais apoio do que na realidade tem. O escândalo da Cambridge Analytica veio revelar que há mais de 25 milhões de perfis falsos nos EUA criados com o intuito de manipular a opinião pública. Em Portugal arrisco dizer que esse número é grande. O tempo que ele passou enfiado no Facebook deixou-o com uma visão deturpada do estado de coisas entre os sócios do Sporting. Deixou-o a ver contestação onde ela não existe. Ainda bem que largou o Facebook e que nunca mais volte. Não percebe a ferramenta e não a sabe usar.

9) Então e agora? Eu como toda a gente já oscilei entre “este gajo está doido e tem que ser posto a andar já”, com “foda-se, este gajo sai e quem é que vem a seguir? O Madeira Rodrigues? Fdx”. Quando não sei o que pensar ou fazer em relação ao Sporting, vou ler o que pessoas com mais juízo que eu dizem, por exemplo o Cherba e o Mestre de Cerimónias (Artista do Dia). Recomendo a toda a gente.

10) Eu gosto muito do BdC e a situação ideal, na minha opinião, é que ele continue a ser Presidente. Mas para isso precisa de descansar, de largar a internet e de contratar gente para a estrutura que lhe saiba fazer frente e que lhe consiga contrariar os piores instintos. Ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo e toda a gente precisa de ajuda e de aconselhamento. Sinceramente acho que teria muito a ganhar com a entrada de alguém com o perfil do Dias Ferreira para o Sporting. Uma pessoa mais velha, mais batida, que ele respeite e que seja capaz de o contrariar.

11) Já não nos livramos de uma Assembleia Geral para votar a continuidade dele e da Assembleia Geral. Não sei como vão evoluir as coisas em relação à direcção e a minha decisão em relação à sua continuidade vão depender do que escrevi em cima. Mas relação à AG, vou votar para despachar o Marta Soares. Isso é decisão tomada.

Entretanto recomendo a todos os sportinguistas:

imagem

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]