Mais uma semana positiva para a nossa equipa de Juniores, que volta a encurtar distâncias para o primeiro lugar, num campeonato muito equilibrado e com quatro equipas a disputar o título de campeão.

A equipa de sub19 foi até Setúbal, defrontar um Vitória que muito nos complicou a vida na fase anterior, e acabou por sair vitoriosa depois de uma reviravolta no marcador. Os sadinos foram para o intervalo a vencer 1-0, graças a uma grande penalidade convertida por João Marouca, mas permitiram a reação leonina no segundo tempo.
Tiago Rodrigues, avançado que já venceu o campeonato em todos os principais escalões, entrou na segunda parte e marcou dez minutos depois. Miguel Luís, que tem ajudado a equipa nesta última fase, confirmou a reviravolta aos 75’ e ainda houve tempo para o golo de João Oliveira (lateral internacional sub19 que se tem imposto com grande classe nesta equipa do Sporting).

Com o empate do Benfica em Leiria, o Sporting está apenas a um ponto do primeiro posto, mas tem FC Porto e Braga à perna. Na próxima jornada, os pupilos de Tiago Fernandes vão até ao Olival, mas pelo meio terão uma semana de descanso. Vencer seria uma enorme oportunidade de ganhar conforto na tabela, ainda mais numa altura em que os principais candidatos se vão encontrar com enorme frequência. Será para sofrer até ao último apito desta competição!

DaMhXd8XkAAaiQg

Já os Juvenis empataram a uma bola frente ao SL Benfica, apesar de terem estado a vencer até aos 77 minutos na casa do rival. Neste apuramento de campeão ainda só foi registada uma vitória, do FC Porto, o que significa que todas as equipas estão extremamente próximas. Um campeonato estanho, pela falta de golos e vitórias, mas que só agora está a começar.
O nosso golo foi marcado por Carlos Silva, um central que também já destacámos inúmeras vezes, e acaba por ser importante uma vez que foi fora de portas contra um dos principais candidatos.
Na próxima jornada, dia 21 de Abril, vamos até Belém tentar a primeira vitória desta fase e encurtar distâncias para o líder Porto.

Por fim, os Iniciados venceram por 4-1 a Académica e somam agora 7 pontos no apuramento de campeão, menos 2 que o líder Benfica (que já venceu o FC Porto). Joelson (quem mais?) marcou dois dos golos, Miguel Menino e Adriano Almeida fecharam as nossas contas, mas ainda haveria tempo para um grande golo da Académica, que acabou por embelezar ainda mais o jogo.
Próxima partida será frente ao SC Braga, numa jornada em que nada deve mexer na tabela classificativa mas que será importante para continuar na luta pelo título.

Como destaques finais, reparar apenas na presença constante e definitiva de Tiago Djaló e Diogo Brás na equipa B do Sporting. Os dois estiverem presentes na vitória frente ao FC Porto B (Djaló tem sido aliás titular sempre) e provam que o talento que têm lhes permitirá saltar muitos degraus na sua formação. Têm apenas 18 anos e precisam de se preparar para o que todos esperamos das suas qualidades futebolísticas, não jogar não seria nunca opção, jogar na B são excelentes notícias.
Mas também Elves mereceu o prémio pelo seu talento, ao ser convocado para a equipa principal do Sporting, ele que me parece o herdeiro de Gelson Martins (em conjunto com Diogo Brás) e que quase aposto não passará muito tempo na equipa secundária do Sporting.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)