Não faço a mínima ideia como acabará este dia. Podemos ser apurados para a Final da Taça de Portugal (e perdoem-me a imodéstia, mas isso será um enorme passo para vencer a prova) ou não…e, para conseguirmos classificar o sucesso desta época, ficar a depender do que ainda formos capazes de fazer na Liga. A desvantagem não é inultrapassável e embora enfrentando um Porto super-moralizado, temos hipóteses e valor real para, em casa, conseguirmos, num jogo competente, eliminar o rival e fazer pender o balanço da época em nosso favor.

É óbvio que ser campeão ou ser apurado para a pré da Champions são os prémios fundamentais da época de qualquer grande do futebol português. Tendo de preferir algo em prejuízo de outro algo, escolheria ser apurado para a Champions League do que vencer qualquer Taça interna ou mesmo ambas. A razão é óbvia. Apesar de adorar conquistas e levantar troféus, ser o 3º e ficar fora dos prémios da CL é perder terreno competitivo para os 2 restantes e isso normalmente paga-se…”caro”. Paga-se nomeadamente num esforço descomunal para alocar verbas para constituição de plantéis competitivos. É possível fazê-lo de forma equilibrada e até criativa, mas a margem de erro na venda ou aquisições de jogadores é muito mais ínfima.

Não é nenhum drama, porém. O Sporting, em qualquer dos cenários deve manter o seu rumo com o máximo de estabilidade possível, não entrando em “crises”, não alimentando as “crises” que outros nos querem imputar, não estimulando nem o apontar de dedos, nem as desculpas da praxe. No final da época fazem-se as contas e no deve e haver, identificar-se-ão os pontos onde devemos melhorar, mudar, acabar, continuar, investir, desinvestir, recomeçar, etc. Enquanto existirem objectivos, não há lugar para julgamentos sumários e também não deve haver espaço para que outros o façam por nós. No Sporting manda quem foi eleito para mandar e cabe a esses tomar decisões no timing que elegerem como ideal para o fazer. Esse timing não deveria ser hoje, nem amanhã, nem quando as CMTVs ou TVI24’s acham que lhes convém. É quando nós, como clube, e clube organizado, acharmos que tem de ser.

Isso não impede que possamos criticar, avaliar, classificar o que vemos e sentimos. É o nosso papel de adeptos e não fazemos mais do que dar espaço e voz à nossa paixão pelo clube. Esse é o “sangue” do desporto e apesar de alguns excessos pontuais, não devemos confundir desabafos e discordâncias de adeptos com desabafos e discordâncias de pessoas que têm a responsabilidade de unir, blindar, proteger, liderar e coordenar o clube. Aí, a linha de “no damage” fica mais complicada de não ser ultrapassada. Urge reflectir nisto. Urge também, dar às “crises” um banho de calma e foco nos objectivos, nunca permitindo que a casa se desarrume ao ponto de deixarmos de ter a vontade de a arrumar. Isso sim, é uma crise.

Gostava que nos próximos dias, fossem quais fossem as euforias ou as depressões, da parte do clube se mantivesse um discurso firme e assertivo, passando uma imagem de força e convicção no rumo traçado, não cedendo à tentação de crucificar ou endeusar nada nem ninguém. Os erros e as maravilhas, ficarão para avaliar depois, muito para lá do derby, já depois de regressar da Madeira. Aí sim, será o espaço e o tempo certos para entender o quanto de fracasso e sucesso houve nesta temporada. E todos, mesmo todos, devem reflectir durante algum tempo na sua cota parte desse resultado. É assim que qualquer grande instituição se governa. Será assim que o Sporting se deverá governar.

“Para quê saltar de um veículo em andamento, se podes esperar que pare ou fazê-lo parar?”
Heidegger

*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca