Começo por esclarecer que escrevo esta crónica meia hora depois de ter terminado no Pavilhão João Rocha, o emocionante Sporting, 3 – Benfica, 2, em Voleibol, que nos permite encarar com alguma margem de conforto, o próximo jogo na casa do rival. Como qualquer Sportinguista, vivi o jogo com vibração mas atravessando diferentes estados de espírito. Da confiança ao pessimismo, do renovar da esperança à desilusão, do quase desespero até à imensa alegria do 15-13 final.

Mas, como acontecera no sábado, ao ver em simultâneo, Andebol e Voleibol, também ontem a minha atenção estava dividida entre o João Rocha e o Estoril. E devo confessar que o decorrer do quinto e decisivo set coincidiu com o aproximar do final do jogo das nossas Leoas, aumentando um stress de que dei evidentes manifestações por essa hora… Não saber rigorosamente nada sobre o jogo no feminino, receando, confesso, que a nossa invencibilidade fosse quebrada, trouxe à tona o meu “mau feitio” quando confrontado com momentos menos bons…

Deu-me para “mandar vir” com tudo, começando pela forma como o Sporting tratou os seus adeptos num jogo desta importância, menosprezando qualquer hipótese para a transmissão do jogo. Poderá argumentar-se que se tentou mas que não se conseguiu. Sim,
e fomos de tal informados?…

Também o professor Nuno Cristovão, pessoa que muito respeito, esteve na minha mira. Não sei como o jogo decorreu mas torna-se evidente que há uma quebra evidente no rendimento da equipa e, apesar das possibilidades de renovarmos o título serem elevadas, não sou eu que estarei confiante numa (provável) presença no Jamor a jogar com o Braga… Professor, não concordo que tenha invocado o excesso de jogos de algumas jogadoras para a quebra que se verifica, pois contraponho que o campeonato este ano tem menos 4 jornadas… e o Braga também vê várias suas jogadoras na selecção… Da minha parte, tão apreciador que sou desta equipa, só lhe peço que se proponha pôr as suas jogadoras a jogar ao mesmo nível do verificado na parte final da época transacta…

As jogadoras convocadas para o jogo com o Estoril foram:
Guarda-redes: Carolina Vilão, Inês Pereira e Patrícia Morais.
Defesas: Carole Costa, Joana Marchão, Mariana Azevedo, Matilde Fidalgo, Matilde Figueiras e Rita Fontemanha.
Médias: Carlyn Baldwin, Fátima Pinto, Joana Martins, Neuza Besugo, Patrícia Gouveia, Sharon Wojcik e Tatiana Pinto.
Avançadas: Ana Borges, Ana Capeta, Bárbara Marques e Diana Silva.

De salientar e saudar o regresso às convocatórias da Joana Marchão, após longa paragem. Das 20 jogadoras da lista, desconheço as duas que foram para a bancada.

Sei que a equipa alinhou inicialmente com;
Patrícia Morais, Matilde Fidalgo, Mariana Azevedo, Carole Costa e Rita Fontemanha; Carlyn Baldwin, Tatiana Pinto, Fátima Pinto e Sharon Wojcik; Ana Borges e Diana Silva.

Presumo que a equipa técnica, pelo onze escolhido, tenha optado pelo reforço do meio-campo, atendendo às dificuldades reveladas no jogo de há oito dias para a Taça… Por informação colhida cerca das 20 horas de ontem, através de uma Sportinguista, a Patrícia Morais defendeu uma grande penalidade!

Continuamos na frente, agora com três pontos de vantagem do Braga, que foi vencer o “lanterna vermelha”, o Quintajennse, por 9-0, sendo de salientar os 4 golos marcados pela Laura Luís, que a distancia, talvez irremediavelmente, da nossa Diana Silva, e também o facto da equipa da casa jogar com menos uma unidade a partir dos 34 minutos, devido à expulsão de uma sua jogadora.

Outros resultados:
Boavista, 2 – Vilaverdense, 5 (“vingança” das visitantes, vencendo precisamente pelo
mesmo resultado com que tinham sido batidas na primeira volta)
U. Cadima, 2 – A-Dos-Francos, 1 (a equipa da nossa antiga jogadora Catarina Lopes a ser
ultrapassada, por um ponto, na tabela classificativa, passando para o 11º. lugar, que dá
despromoção)
União Ferreirense, 1 – Albergaria, 3
Valadares Gaia, 2 – Futebol Benfica, 1

No próximo sábado, dia 28, recebemos o Futebol Benfica, no dia 6 o Valadares Gaia, naquele que se espera ser o jogo da consagração. Segue-se a visita ao Estoril no dia 13, para a segunda mão da Taça de Portugal e, finalmente, a 19 de Maio, o último jogo, recebendo o A-Dos-Francos.

As nossas juniores venceram o Cadima por 9-0 na primeira jornada da 2° fase, mantendo um registo de vitórias impressionante. No outro jogo da série sul, o Estoril venceu, no seu reduto, o Atlético Ouriense, por 2-1. Na próxima jornada, dia 25 de Abril, pelas 16 horas, vamos até Ourém, defrontar o Atlético local.
As juvenis venceram, fora, o Grupo Desportivo Rio de Mouro, por 6-1. Na próxima quarta-feira, dia 25, frente ao Casa Pia, que derrotou a EFF Setúbal, em casa, por 5-3, decide-se o título de campeão distrital..
As infantis venceram o Palmense por 4-3, conquistando mais uma vitória no campeonato distrital.

miudas

No futsal, a nossa equipa venceu o então líder, Novasemente, por 4-3. Isto depois de ir para o intervalo a perder por 0-2, com golos da Andreia Marques no primeiro minuto e da Sofia Ferreira aos 15. A nossa jogadora Tânia Sousa, reduziu aos 23 minutos, aos 27 a Kika empatou e Debora Queiroz aos 29 e novamente a Tânia Sousa, agora aos 31, colocaram o Sporting a vencer
por 4-2. Aos 33 minutos a Pisko estabeleceu o resultado final.
O Benfica passou a liderar com 24 pontos, seguido do Novasemente com 22 e do Sporting com 18. Olha-se para a classificação e os três primeiros têm todos uma derrota…

Quanto à Taça Nacional de Juniores Femininos, o Sporting, já vencedor de uma das 3 séries (C), foi de visita ao Modicus, segundo na tabela e venceu por 5-2, obtendo 6 vitórias em outros tantos jogos, marcando 50 golos, sofrendo somente 8.

Uma boa semana para todos!

* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino