Natural expectativa para o jogo da 20ª. e antepenúltima jornada da Liga Allianz, em Alcochete, frente ao Futebol Benfica, depois do empate da nossa equipa no Estoril, aliado ao facto do Braga ter derrotado, no sábado, o Boavista, por expressivos 9-0, igualando, à condição, as nossas Leoas em termos pontuais.

O Sporting apresentou o seguinte onze, sob a arbitragem de Sophia Rosa: Patrícia Morais, Matilde Fidalgo, Mariana Azevedo, Carole Costa e Joana Marchão; Carlyn Baldwin, Tatiana Pinto, Fátima Pinto e Sharon Wojcik; Ana Borges e Diana Silva.

A única alteração em relação à formação do passado domingo, foi a entrada da Joana Marchão para o lugar da Rita Fontemanha. A Joana tinha feito, se não estou em erro (a ausência de informação relativamente ao jogo do Estoril foi algo de decepcionante) cerca dos 20 minutos finais e esperava pela sua titularidade, dado que empresta outra vivacidade ao nosso flanco esquerdo. A Rita é bastante segura a defender, talvez até mais do que a Joana mas, no ataque, e porque está a jogar numa lado que não é o seu, é bastante menos assertiva.

Começo bastante hesitante da nossa equipa, que me pareceu algo nervosa, com uma Tatiana Pinto a denotar deficiente condição física, apesar da sua habitual garra. Fátima Pinto a aparecer no lado esquerdo do ataque, lutadora como sempre, também demorou a “aquecer” mas veio a melhorar no decorrer do jogo.

Futebol Benfica a acantonar-se no seu meio campo, como se esperava, e a aumentar a ansiedade de que a equipa deu sobejas provas nos primeiros 20 minutos, período durante o qual não deixei de manifestar preocupação com a hipótese de sofrermos um golo, mesmo com o Futebol Benfica a mostrar-se bastante incipiente no ataque. Felizmente, e na sequência de um canto do lado direito, muito bem marcado pela Ana Borges, surgiu o primeiro golo aos 28 minutos. Fátima Pinto elevou-se muito bem e cabeceou ao poste direito da baliza defendida pela Katia Djamila, ressaltando a bola para o centro da área, onde a Diana Silva, de pé esquerdo, concretizou facilmente.

A equipa soltou-se e cinco minutos volvidos, depois de uma recuperação de bola da Carlyn, a bola foi endossada pela Ana Borges, acidentalmente no meio, para a Joana Marchão, que após boa incursão e mesmo à entrada da área rematou forte, de pé esquerdo. A bola ainda desviou numa jogadora contrária e foi entrar por alto, junto ao poste direito da baliza do “Fofó”. Parecia aberto o caminho para uma vitória fácil e robusta mas, e uma vez mais, a nossa equipa deu mostras de uma ineficácia confrangedora e o 2-0 persistiu até final da partida.

joana-marchao-sporting

Na semana passada, aquando da última crónica, falou-se aqui da baixa de forma das duas “Pinto”, e atribuiu-se tal facto a sobrecarga de jogos. Se é verdade que a Fátima Pinto, como referi acima, subiu de produção no decorrer do jogo, a Tatiana deve ter feito a pior exibição que lhe vi realizar com a camisola do Sporting. Irreconhecível no passe, apenas a impressionante entrega habitual deixou adivinhar a excelente média internacional que conhecemos. Mas, há outras jogadoras bem aquém do que valem, como a Ana Borges e a Diana Silva. Todas elas, é justo reconhecê-lo, internacionais e com várias participações na selecção… O problema é que como Sportinguista sofredor que sou, não me é muito fácil aceitar uma eventual desajustada gestão das nossas jogadoras, bem desejando que nesta altura do campeonato se jogasse melhor, mesmo que a equipa técnica se socorresse de “segundas linhas”.

Face à descolorida exibição da Tatiana, não surpreendeu que aos 63 minutos cedesse o seu lugar à Barbara Marques. Três minutos depois assistiu-se a uma entrada muito impetuosa da Sara Granja sobre a Fátima Pinto, que levou a juíza da partida a mostrar-lhe o amarelo. A combatividade desta nossa ex-jogadora sempre foi a sua imagem de marca, para além de se ter revelado uma das jogadoras mais em destaque por banda do Futebol Benfica. Ainda no decorrer da primeira parte já outra sua companheira, a Andreia Silva, tinha visto a cartolina amarela, por falta, já perto da grande área, sobre a Ana Borges.

Quanto a substituições, por parte da nossa equipa, aos 81 minutos entraram a Ana Capeta e a Patrícia Gouveia, para os lugares da Diana Silva e Patrícia Gouveia. Sem qualquer tipo de hesitação, aponto como MVP do jogo a Carole Costa, com uma exibição na linha daquelas a que nos tem habituado. Excelente a sua visão em passes de longa distância, para além da segurança que alardeia.

Foi uma vitória sem discussão, mas uma exibição muito cinzente. Importantíssima porque nos aproximou ainda mais do ambicionado título. Temos dois jogos em casa mas, de permeio há a ida ao Estoril para a segunda mão da meia final da Taça. Todos esperamos que o Sporting entre nesse jogo já senhor do campeonato e, para tal, é preciso vencer no próximo domingo o Valadares Gaia, equipa que foi golear o Quintajense por 8-1, num terreno onde vencemos por 3-0… e que nos ofereceu réplica tenaz no jogo para a Taça de Portugal.

Restantes resultados da jornada:
A-Dos-Francos, 0 – Estoril, 0
Vilaverdense, 1 – Ferreirense, 3
Albergaria, 2 – Cadima, 1

Surpresa e agradável, porque torço pelo A-Dos-Francos, foi o resultado da turma do Oeste frente ao Estoril, que lhe permitiu (novamente) a subida ao décimo lugar, por troca com o Cadima.

As juniores mantêm a sua participação 100% vitoriosa. Em jogo da 3ª. jornada da fase final, série sul, as nossas jovens receberam e venceram o Estoril Praia por 3-0 e, com menos um jogo (em atraso a partida, fora, com o Atlético Ouriense a disputar no dia 1) lideram com os mesmos 6 pontos que o Estoril. Os golos foram da autoria da Beatriz Conduto, Inês Macedo e Mariana Rosa. A segunda volta tem início no próximo sábado, com nova deslocação, desta vez ao terreno do Cadima.

Quanto às Juvenis, o jogo (decisivo) com o Casa Pia e marcado para 25 de Abril, foi adiado para data a designar, conforme é informado no site da Federação.

As nossas futsalistas visitaram o Quinta de Lombos e venceram por 4-2. Mais uma partida em que o nosso adversário marcou primeiro (Joana Meira aos 15 minutos) para, no minuto imediato, a Débora Lavrador empatar e aos 18 a Tânia Sousa dar-nos a vantagem ao intervalo. Dois minutos após o recomeço a Joana Meira bisou e só aos 36 minutos o Sporting se adiantou de novo no marcador com um golo da Débora Queiroz. Cátia Morgado, aos 39 minutos, fixou o resultado.
O nosso rival recebeu e bateu o Novasemente por 6-2 e terá dado um passo decisivo para renovar o título. O Sporting está a 1 ponto do Novasemente e a 6 do primeiro, que receberemos na próxima jornada, marcada para o dia 5 de Maio, pelas 16 horas.

Para todos, uma boa semana e ainda um melhor final da mesma!

* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino