Semana de emoções fortes para os juniores, que começou com o clássico que colocou frente a frente duas equipas separadas apenas por um ponto. O Sporting foi até ao Olival e conseguiu sair com o empate (2-2) estando em desvantagem por duas vezes na partida.

Entrada muito melhor dos leões, que comandavam as operações mas acabariam por sofrer um golo graças à mais velha máxima do futebol: quem não marca…sofre. João Mário colocou os dragões na frente, mas João Oliveira haveria de empatar pouco tempo depois.
Segunda parte, apesar de maior equilíbrio, o Sporting continua a ser mais perigoso e até tem um golo (bem) anulado, por fora de jogo. Só que aos 71 minutos, novo azar e os homens da casa voltaram a colocar-se em vantagem. O Sporting carregava, fazia tudo para sair com pelo menos um ponto e aos 88’ o fantástico Thierry colocava alguma justiça no jogo.

O empate foi essencial para continuar na luta e aguardar pelo que aconteceria na jornada no princípio da semana, onde Benfica e FC Porto se iriam encontrar e seria sempre benéfico para as nossas contas. No feriado, o Sporting recebeu e venceu (2-1) o Vit. Guimarães e beneficiou da derrota do FC Porto no outro clássico, por 4-0, para ganhar mais descanso no segundo posto (apesar da igualdade pontual com o SC Braga).

No dia 6 de Maio, num fim-de-semana muito importante para toda a realidade do nosso clube, os juniores recebem o Leixões às 16h00 e só vencer importa. São as últimas cinco jornadas para se apurar o campeão deste ano e a única solução é ganhar (com espectáculo ou não) todos os jogos até ao fim. Se acontecer, o bicampeonato será uma realidade!

classificação juniores

Sem mais jogos nos principais escalões de formação de Alcochete, é com alguma estupefacção que assisto ao completo silêncio do nosso futebol profissional em torno da descida de divisão da equipa B. Um espaço privilegiado para a adaptação dos nossos jovens à equipa principal acaba de ser substituído, já tínhamos percebido, mas a descida não só era evitável como algo vergonhosa para um clube da nossa dimensão.
Seria excelente que alguém assumisse que o projecto morreu desde Dezembro, que equipa vamos ter e em que moldes, quais as ideias para os jovens que saem da formação e com qualidade para atingir o plantel de Jorge Jesus. Neste momento, nada mais que um absoluto silêncio em torno do tema equipa B/Reservas.

Que todo o futebol esteja envolvido e concentrado na criação desta nova equipa, porque são muitos os sportinguistas cansados da má gestão de alguns dos nossos mais promissores activos e impacientes para ver algumas das suas maiores pérolas onde devem estar: a jogar todas as semanas em Alvalade!

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)