Numa semana que era determinante para as aspirações dos nossos sub-19 em revalidar o campeonato nacional, acabamos por infelizmente confirmar praticamente o título do rival Benfica.

Em Alcochete, os juniores não foram além de um empate frente ao Leixões, estiveram a perder quase até final, não foram consistentes nem ameaçaram especialmente a baliza adversária, num jogo francamente mal conseguido que permite que o líder se afaste ainda mais. O Benfica esteve a perder frente ao Vitória de Guimarães mas deu a volta, o Braga e o FC Porto empataram entre si e já só os encarnados dependem de si para chegar ao título de campeão nacional no escalão.

Uma temporada em que estivemos longe de ser a melhor equipa em termos de ideias de jogo e valores individuais, mas que parecia ter ganho novo fôlego neste apuramento de campeão com luta até final pelo bicampeonato. O futebol acaba por ter alguma justiça neste caso, uma vez que fomos acumulando vitórias muito à custa de bolas paradas, crença e talento dos nossos atletas, longe do futebol espectacular e fluído que vimos nas duas épocas anteriores. Sem querer atirar a toalha ao chão, parece-me que se trata de uma questão de semanas até que o SLB se consagre, a nós cabe-nos continuar a dar luta e a complicar as contas até ao apito final do último jogo.

Para já, e porque não se devem construir opiniões desportivas com base apenas nos resultados, digo apenas que mesmo sendo campeões, estes juniores e o seu modelo de jogo estão longe de ser a melhor equipa em prova e longe da qualidade de jogo que os seus interpretes parecem prometer.

Já no escalão de Iniciados, duas notícias com dois efeitos bem diferentes. Os sub-15 foram até ao Seixal empatar a uma bola (o nosso golo foi marcado por Adriano Almeida) e mantêm-se a dois pontos de distância do líder Benfica. Os meninos continuam a depender de si para chegar ao título, mas perderam uma grande oportunidade de passar para a frente e gerir o que falta da competição. A próxima partida é já frente ao FC Porto, no dia 13 de Maio pelas 11h00.

A melhor notícia da semana chega-nos dos Iniciados B, que se sagraram campeões regionais com 185 golos marcados e 13 golos sofridos em apenas 30 jogos. Os meninos venceram por 29 vezes e perderam apenas uma, tendo celebrado a conquista no passado fim-de-semana.

DchxcBpW0AAwG7b

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)