A SAD do Sporting anunciou esta sexta-feira a redução do seu passivo em quase 43 milhões de euros (ME) nos primeiros nove meses do exercício de 2017/18, em que regista um lucro de 1,1 ME.

No relatório e contas hoje divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a sociedade que gere o futebol profissional do Sporting diz que a diminuição do passivo, para 267 ME, assenta essencialmente numa redução da dívida bancária em cerca de 25 ME.

A redução de provisões, no valor de 10,7 ME, e de fornecedores, a rondar 7,2 ME, também contribuíram para o decréscimo do passivo no final do terceiro trimestre do exercício, que compreende o período entre 01 de julho de 2017 e 31 de março de 2018.

Em relação a período homólogo de 2017, regista-se um decréscimo de 97% do resultado líquido, mas no exercício relativo à época 2016/17, em que o Sporting registou um lucro de 35 ME após o terceiro trimestre, estavam refletidas as transferências de João Mário para o Inter de Milão e de Slimani para o Leicester, que renderam cerca de 70 ME (ao contrário deste novo relatório que apenas contempla a venda de Adrien)

No documento hoje divulgado, o Sporting destaca ainda um volume de negócios de 105 ME e o aumento do valor líquido do plantel da equipa de futebol em 19 ME, num exercício em que se verificou um investimento de 38 ME em contratações, das quais se destacam Acuña (10,5 ME) e Wendel (8,7 ME).

Contabilizando as contratações feitas antes do final de junho de 2017, refletidas no exercício anterior, mas tendo já em vista a presente temporada, os ‘leões’ fizeram o maior investimento de sempre, na ordem dos 60 ME, incluindo Bruno Fernandes (9,7 ME), Doumbia (7,2 ME por 70%) e Battaglia (4,5 ME por 80%), entre outros.

Este investimento traduziu-se também num aumento de gastos com pessoal, que cresceu 17%, para 56,5 ME, incluindo salários e prémios de jogadores.

E como uma boa notícia nunca deve vir só, Frederico Varandas publicou uma foto no instagram que mostra Bruno Fernandes, Podence e Palhinha a treinar.

E como duas boas notícias pedem uma terceira, ficou a saber-se que o Sporting treina amanhã, às 16h45, no Jamor com vista à final da Taça de Portugal num apronto aberto nos primeiros 15 minutos à comunicação social. Depois de cancelar o treino oficial que estava marcado para hoje, os leões decidiram treinar no dia anterior ao jogo com o Desp. Aves.

Ah, despeço-me com a frase utilizada pelo Dr. Varandas no post: «Não interessa como, nem onde. Vamos estar prontos 💪🏻👊🏻 Sporting acima de tudo!»