Uma pequena nota de abertura: Escrevi o texto antes da final da Taça. Ainda bem que o fiz… Não vou anular a mensagem que deixo no final, mas acrescento-lhe um óbvio desejo no último parágrafo.

Problemas visuais, cuja responsabilidade me cabe exclusivamente, ao abusar na frequência do estabelecimento, levam-me a uma crónica menos desenvolvida que o habitual. Também o conturbado momento que o Sporting vive, retira-me alguma da paixão que ponho nestes escritos, porque a tristeza, a desilusão e alguma “inércia”, continuam.

Para o último jogo da Liga Allianz, frente ao A-Dos-Francos e disputado no pretérito sábado, em Alcochete, foram convocadas as seguintes 18 jogadoras:
Guarda-redes: Inês Pereira, Patrícia Morais e Carolina Vilão
Defesas: Bruna Costa, Mariana Azevedo, Matilde Figueiras e Rita Fontemanha
Médias: Carlyn Baldwin, Nadine Cordeiro, Neuza Besugo, Joana Martins, Sharon Wojcik e Patrícia Gouveia
Avançadas: Ana Leite, Ana Capeta, Bárbara Marques, Carolina Venegas e Solange Carvalhas

Alinharam inicialmente:
Inês Pereira: Rita Fontemanha, Bruna Costa, Matilde Figueiras e Bárbara Marques; Nadine Cordeiro, Patrícia Gouveia e Joana Martins; Neuza Besugo, Ana Capeta e Solange Carvalhas.

Muitas alterações nesta convocatória e na constituição do onze inicial, o que se compreende perfeitamente. Descanso para toda a equipa habitualmente titular, oportunidade para as escolhidas mostrarem serviço, quer as mais jovens quer as mais experientes, nomeadamente a Rita Fontemanha, Matilde Figueiras (restituição de confiança), Patrícia Gouveia, Ana Capeta e Solange Carvalhas, aquelas que parecem mais perto de constituirem primeiras alternativas, partindo do banco, para o jogo da final da Taça do próximo domingo…

O jogo, inicialmente previsto no Sporting FF Apoio, como sendo transmitido pela Sporting TV, viu essa cobertura ser posta de lado, tendo sido dada prioridade, e bem, à transmissão do jogo de hóquei em patins em que, tendo a nossa equipa vencido naturalmente o Paço de Arcos, se alcandorou ao primeiro lugar, beneficiando do empate no jogo entre os rivais. Com o que não posso concordar é que o diferido do jogo tenha sido marcado para segunda-feira às 17 horas (!) Estando A-Dos-Francos e Cadima, adversários, respectivamente, de Sporting e Braga, nesta jornada, envolvidos na luta pela manutenção, um pedido de alteração da hora do jogo, como foi feito no jogo em casa com o Boavista, implicaria também a mudança para a mesma hora, do jogo de Braga, pelo que compreendo que a mesma não tenha sido solicitada à FPF. Um diferido, para mais de quarenta e oito horas depois, não lembra a ninguém.

O Sporting fez uma primeira parte bem produtiva no que a concretização diz respeito, marcando cinco golos (Ana Capeta, aos 4′, Solange Carvalhas, 13′, Patrícia Gouveia aos 16 e 32′ e novamente Solange, aos 40′). Na segunda parte registou-se apenas um tento, sendo Bárbara Marques, aos 90′, a sua autora, fixando o robusto 6-0 final. Carolina Vilão, Carolina Venegas e Ana Leite entraram na segunda parte para os lugares de Inês Pereira, Ana Capeta e Solange Carvalhas. A arbitragem esteve a cargo de Tatiana Martins, num jogo sem qualquer cartão exibido às intervenientes.

Surpresa no Nacional de Juniores, onde a nossa equipa, jogando em Alcochete, cedeu um empate, a zero, frente ao Ouriense, tornando assim o próximo e último jogo da zona sul, no Estoril, absolutamente decisivo, e onde o empate basta para vencer o grupo. Na primeira volta o Sporting venceu por 3-0, e tem agora apenas um ponto de vantagem sobre as canarinhas.. Numa carreira absolutamente excepcional, foi o primeiro jogo, em dois anos, em que estas jovens não obtiveram a vitória, confirmando assim que o triunfo na primeira volta, frente ao mesmo adversário, por 1-0, não foi acidental.

No Futsal, a nossa formação foi vencer o Santa Luzia por inusitados e claros 9-5, tornando ainda mais amargo o empate consentido em casa a dois tentos, frente a este adversário… Vermoim e Novasemente empataram a 4 golos, passando assim o Sporting para o segundo lugar da classificação, a três pontos do rival.

Não me atrevo a prever o que a semana nos reserva. Mas, como todos nós, um ardente e incontido desejo: que o Sporting Clube de Portugal saia dela orgulhoso, de cabeça bem erguida e de coração cheio para nova final no Jamor! E que as nossas Leoas nos proporcionem a alegria que ontem não tivemos!

* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino