E o Sporting Clube de Portugal conquistou a Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga, alcançando assim o triplete, ao vencer por 1-0, após prolongamento!

Um feito notável considerando o final de época fortíssimo da equipa minhota que, numa opinião muito realista, eu (e provavelmente mais uns quantos) considerava ligeiramente favorita para esta final. Foi uma vitória arrancada a ferros perante um Braga que começou muito forte, com evidente domínio no meio campo, onde uma Tatiana Pinto muito abaixo do que sabe, foi peça que nunca engrenou. Mas antes de me debruçar com mais detalhe sobre a partida, adianto as jogadoras convocadas:
Guarda-redes: Carolina Vilão, Inês Pereira e Patrícia Morais
Defesas: Bruna Costa, Carole Costa, Joana Marchão, Matilde Fidalgo, Mariana Azevedo e Rita Fontemanha
Médias: Carlyn Baldwin, Fátima Pinto, Nadine Cordeiro, Patrícia Gouveia, Sharon Wojcik e Tatiana Pinto
Avançadas: Ana Borges, Ana Capeta, Diana Silva e Solange Carvalhas.

A equipa inicial foi aquela que no Estoril, na segunda mão das meias finais, teve a mais brilhante exibição da
época: Patrícia Morais; Matilde Fidalgo, Mariana Azevedo, Carole Costa e Joana Marchão; Carlyn Baldwin, Tatiana Pinto (Ana Capeta, 66′) e Sharon Wojcik; Ana Borges (cap.), Diana Silva e Fátima Pinto (Nadine Cordeiro, 115′).

O Braga fez alinhar: Rute Costa; Diana Gomes, Jana, Sílvia Rebelo (cap.) e Regina (Guita, 100′); Dolores Silva, Andreia Norton e Pauleta (Francisca Cardoso, 60′); Vanessa Fernandes, Laura Luís e Edite Fernandes (Ágata Pimenta, 85′).

Estiveram presentes 11.714 espectadores, segunda melhor marca de sempre em estádios portugueses.

Adianto desde já que um doloroso desfecho aguardado há dias, aconteceu hoje e alterou, e muito, a minha concentração no jogo, pelo que peço desculpa por uma crónica que desejava mais desenvolvida e assertiva.

Foi efectivamente um início de jogo difícil, embora o Braga no ascendente que demonstrou nos primeiros 15 minutos, não tivesse criado uma única oportunidade de golo. Pelo contrário, foi mesmo o Sporting que através da Diana Silva após bom trabalho na esquerda da infatigável Fátima Pinto, rematou muito perto do poste esquerdo da baliza de Rute Costa. Que passados minutos teve que se opôr a um remate perigoso da Sharon, desviando com alguma dificuldade para canto.

O Sporting a partir dos vinte minutos equilibrou e até se mostrou mais empreendedor no ataque. Como acontecido em anteriores confrontos com as bracarenses, sucederam-se momentos alternados de domínio, mas sem ocasiões flagrantes de golo. A melhor viria a acontecer para o Braga quando Francisca Cardoso, entrada a substituir Pauleta, cabeceou à vontade perto da marca de penalty, para uma espectacular defesa da Patrícia Morais, sem dúvida a figura maior da nossa equipa na tarde de ontem no Jamor. Pouco depois, aos 82 minutos, a mesma jogadora, acorrendo a um centro da direita, bateu de cabeça a nossa guarda-redes, mas o golo, por decisão do VAR, e bem, por ligeiro adiantamento da Francisca em relação à nossa defesa, veio a ser anulado, perante a desilusão das bracarenses, eufóricas nos festejos, como se compreende. Pouco depois, em mais uma defesa de alto sentido estético, a Patrícia desviou a bola para canto, embora me pareça que a bola não iria direita à baliza.

O que é um facto é que a jogada do lance anulado funcionou como um factor de galvanização para as nossas Leoas, que terminaram a dominar e entraram no prolongamento também de forma superior. Aos 105 minutos, veio o momento que iria decidir o jogo. Diana Silva (que belo jogo fez!) teve um momento de inspiração e, vendo a Rute Costa adiantada, decidiu-se por um belo pontapé em arco, a uns bons 35 metros da baliza, marcando um golo espectacular e levando ao delírio os adeptos Sportinguistas, em larga maioria no estádio e aqueles que, como eu, assistiram ao jogo pela televisão.

A segunda parte do prolongamento mostrou-nos um Braga disposto a mudar o rumo dos acontecimentos, mas aí apareceu o querer de todas as nossas jogadoras e a categoria da Patrícia Morais com duas intervenções decisivas a cabeceamentos da inevitável Francisca Cardoso, uma delas digna de figurar no seu álbum de recordações. Também a Carole, com uma exibição autoritária, contribuiu significativamente para o zero das bracarenses. Aliás, exceptuando algumas precipitações da Mariana Azevedo, a nossa defensiva esteve em plano muito aceitável, sobressaindo a raça da Matilde e da Joana. Ainda assim, o Sporting não deixou de criar perigo, jogando no contragolpe, tendo Nadine Cordeiro, depois de boa jogada de Ana Borges pela direita, disparado forte remate que levou a bola ao poste esquerdo da Rute, com esta completamente batida.

Um triunfo que assenta bem ao Sporting mas que ficaria igualmente bem ao Braga, com uma arbitragem aceitável e um VAR que devia ir à Rússia em substituição dos “jeitosos” nomeados… Um grande obrigado às nossas jogadoras, extensível a todos aqueles que contribuíram para esta importante conquista, que nos mantém no patamar da invencibilidade a nível nacional.

Queria deixar aqui e divulgadas no Portal do Futebol Feminino, as declarações do treinador do Braga, Miguel Santos, a meio da semana: “Miguel Santos fez declarações à comunicação social que se apresentou, na manhã desta terça-feira, no Estádio 1º de Maio. O técnico das Guerreiras do Minho afirmou que espera um SC Braga a fazer vários golos no Estádio Nacional e sublinhou que a possível conquista da Taça de Portugal será muito importante para o crescimento da modalidade. Confiante num SC Braga eficaz: “Se calhar, o volume ofensivo que temos tido nos últimos jogos não vai acontecer com tanta intensidade, mas temos a convicção de que vamos fazer golos porque ofensivamente estamos mais seguros, mais confiantes, com processos mais simples e eficazes. As jogadoras é que me dão essa confiança para que eu pense que, no domingo, a equipa não vai fazer apenas um golo, mas vários”
Possível conquista fará o projecto crescer: “Os títulos dão maior visibilidade e fazem com que os sócios, adeptos e a estrutura sintam que o clube cresceu com o projeto, cria um histórico diferente e põe as coisas com uma grandiosidade maior e é isso que estamos à procura, sem dúvida”.

O treinador do Braga, responsável pelo significativo crescimento da sua equipa, bem nos dispensava desta triste bazófia. Só os inefáveis comentadores da RTP se equipararam nos comentário feitos, ao “certeiro” treinador minhoto,
sobretudo ao referirem-se em uníssono à Nadine Cordeiro como sendo a Solange Carvalhas… no que foram secundados pelo conhecido lampião que no telejornal comentou o resumo do jogo…

As nossas juniores estão nas meias finais do campeonato nacional da categoria, ao vencerem no Estoril por 3-1, depois de terem estado estado em desvantagem no marcador. Aos 15′ Catarina Amado, colocou o Estoril na frente, aos 35′ Marta Ferreira igualou o marcador. Beatriz Conduto aos 50′ pôs o Sporting na frente, para aos 65′ bisar e fixar o resultado final. Segundo elementos colhidos no Sporting FF Apoio, a nossa equipa irá defrontar o Marítimo nas meias finais (a duas mãos), sendo que o primeiro jogo será no sábado, em Alcochete.

No nacional de futsal, as nossas Leoas foram vencer o Golpilheira por 2-1 e poderão terminar no segundo lugar tendo em conta que recebem na última jornada o Nun’Álvares, sétimo classificado, dado que a acontecer a nossa previsível vitória, não é de crer que o Benfica seja derrotado na visita ao campo do Quinta de Lombos, que, sublinhe-se, nesta jornada apenas foi vencido na visita ao Novasemente por 2-3. Tânia Sousa e Cátia Morgado, aos 13′ e 15′ deram vantagem ao Sporting, para Ana Correia aos 34′ reduzir e assinar o resultado ao fim dos 40 minutos.

As nossas juniores de futsal receberam e bateram o Golpilheira por 8-2, mantendo-se a três pontos do rival, que
receberão na última jornada, a realizar no dia 10 de Junho.

Não posso terminar sem deixar de exaltar a enorme proeza da nossa equipa feminina de atletismo que, fazendo um segundo dia extraordinário, revalidou o título de Campeã da Europa, conseguindo apagar a mancha daquele transmissão nefasta nos 4×100 metros do primeiro dia. Parabéns, grandes Leoas!

* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino