Em comunicado enviado às redações, o Conselho Diretivo do Sporting anuncia a decisão de «substituir a Mesa demissionária da Assembleia Geral e respectivo presidente, através da criação de uma Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral».

Elsa Tiago Judas (advogada), Trindade Barros (advogado) e Yassin Nadir Nobre (empresário) são os nomes indicados para esta Comissão Transitória, que de acordo com o comunicado deliberou «substituir o Conselho Fiscal e Disciplinar demissionário por uma Comissão de Fiscalização», com cinco elementos.

Para além disto, o Conselho Diretivo informa que «não se realizará qualquer Assembleia Geral no dia 23 de Junho», data para a qual tinha sido anunciada pelo presidente da Mesa, Jaime Marta Soares, uma Assembleia Geral destitutiva.

Agora o Conselho Diretivo cancela esta marcação, mas programa outras duas Assembleias. Uma primeira de carácter ordinário, «para o dia 17 de Junho, para aprovação do Orçamento da época 2018/19, aprovação de duas alterações estatutárias e análise da situação do Clube e prestação de esclarecimentos aos Sócios».

E depois, a 21 de julho, uma «Assembleia Geral Eleitoral para a Mesa da Assembleia Geral e para o Conselho Fiscal e Disciplinar».

Como já referido, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting tinha anunciado uma Assembleia Geral destitutiva para 23 de junho. Jaime Marta Soares foi ao Estádio José Alvalade na quarta-feira para validar as assinaturas dos sócios que requereram esta reunião, mas não conseguiu formalizar esse procedimento.

Já nesta quinta-feira a Mesa da Assembleia Geral anunciou a composição de uma Comissão de Fiscalização para substituir o Conselho Fiscal e Disciplinar, ainda que o Conselho Diretivo tenha defendido que este órgão ainda estava dentro das condições estatutárias para funcionar.

Agora acaba por ser o próprio Conselho Diretivo a nomear uma Comissão de Fiscalização, mas também uma Comissão Transitória para a Mesa da Assembleia Geral.

Comunicado na íntegra
O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal reuniu hoje, na sequência da renúncia em bloco da Mesa da Assembleia Geral e da renúncia da maioria dos membros do Conselho Fiscal e Disciplinar, e por não ter sido iniciado pelos mesmos os procedimentos legais e estatutários a que estão vinculados, e que permitiriam o normal funcionamento do Clube e a consequente defesa dos superiores interesses do Sporting Clube de Portugal.

Pelo contrário, o universo leonino tem sido, nestas últimas semanas, confrontado, pelos mesmos, com uma série de decisões ilegais, como, por exemplo o anúncio de Assembleias Gerais de destituição e a constituição de Comissões de Fiscalização ilegítimas, que têm sido altamente nocivas para a actividade do Clube, a actividade da SAD e para a imagem das mesmas.

Em face de tudo isto foram tomadas as seguintes deliberações:

1 – Substituir a Mesa demissionária da Assembleia Geral e respectivo Presidente, através da criação de uma Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral, que será composta pelos seguintes elementos:
– Elsa Tiago Judas, Sócia nº 29.109-0, Advogada, Professora Universitária e Doutoranda em Direito.
– Trindade Barros, Sócio nº 26.185-0, Advogado, Professor Universitário, Doutorando em Direito.
– Yassin Nadir Nobre, Sócio nº 79.805-0, empresário e gestor.

A Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral deliberou:
1 – Substituir o Conselho Fiscal e Disciplinar demissionário por uma Comissão de Fiscalização composta pelos seguintes elementos:
– José Maria Subtil de Sousa, Sócio nº 8.119-0, ex-vice-presidente do Sporting CP.
– Miguel Varela, Sócio nº 11.080-0, Doutorado em Economia de Empresa, Director do Instituto Superior de Gestão e ex-membro do Conselho Leonino.
– Sérgio Félix, Sócio nº 93.101-0, Pós-Graduado em Gestão, Licenciado em Contabilidade e Administração, Contabilista Certificado.
– Fernando Carvalho, Sócio nº 4.737-0, Empresário e ex-membro do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting CP.
– Pedro Miguel Monteiro Carrilho, Sócio nº 36.521-0, Médico Licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, Auditor da Equipa Regional de Apoio da ARSLVT, Investigador Principal/Coordenador de vários estudos de investigação e Empresário.

2 – Convocação de uma Assembleia Geral Ordinária para o dia 17 de Junho, para aprovação do Orçamento da época 2018/19, aprovação de duas alterações estatutárias e análise da situação do Clube e prestação de esclarecimentos aos Sócios, conforme anexo.

3 – Convocação de uma Assembleia Geral Eleitoral para a Mesa da Assembleia Geral e para o Conselho Fiscal e Disciplinar para o dia 21 Julho, conforme anexo.

Para que não subsista nenhuma dúvida no universo leonino, informa-se que não se realizará qualquer Assembleia Geral no dia 23 de Junho.

Com todas estas medidas o Conselho Directivo consegue, deste modo, assegurar o normal funcionamento do Clube, a defesa dos superiores interesses do Sporting Clube de Portugal, garantindo ainda a continuidade de processos como:
– Empréstimo Obrigacionista na SAD.
– Contratualização da reestruturação financeira.
– Normal funcionamento da época desportiva que está a decorrer em várias modalidades, bem como a preparação da próxima época desportiva das 55 modalidades, entre elas o futebol.