1. Vamos todos começar por ter juízo
Começo por recomendar a quem anda aí a dizer que o Sporting vive o seu período mais negro que vá ver as cassetes de 2013. Nessa altura o clube estava falido, tinha uma dívida monstruosa, salários em atraso, jogadores a quererem rescindir (com justíssima causa), uma massa associativa cada vez mais afastada do clube e com modalidades nas ruas da amargura.

Na minha opinião o actual estado de coisas tem 4 responsáveis (por esta ordem):
1) Jorge Jesus – Não jogámos nada, vivemos sempre dos milagres do Bas Dost e dos golos aos noventa e tal minutos. Jogou quase sempre o mesmo 11 o que fez com que no fim da época os nossos melhores jogadores já nem tivessem discernimento para correr na direcção certa. Se tivessemos ficado em primeiro ou segundo lugar, nada desta merda estaria a acontecer.

2) Os montes de merda que invadiram a Academia – não tivesse isto acontecido não estariamos a discutir rescisões e sim contratações. Foi extremamente conveniente o timing em que isto aconteceu. Como é que um desentendimento entre o Fernando Mendes e o Acuña no domingo, leva 50 gajos à terça feira para dentro da Academia. Quem é que teve a ideia e quem é que fez a mobilização? Investigue-se. E já agora, com tanta assembleia geral marcada, porque é que não há nenhuma em que esteja planeado expulsar esses gajos todos?

3) As putas – as putas tiveram um grande jogo de cintura e uma notável clarividência. Segundo rezam as crónicas, assim que a Academia foi invadida foram logo a correr reunir com o Sindicato dos Jogadores e a Gestifute, que depois se encarregaram de inseminar a ideia da rescisão por justa causa na cabeça dos jogadores.

4) Bruno de Carvalho – começou com a ridícula entrevista com o casaco de cabedal, piorou com o com a Assembleia Geral em que teve 90% e descambou de vez no episódio do Facebook em que suspende toda a gente. Depois há a forma como ele gere os jogadores. Se o meu chefe me mandasse SMS a dizer que eu no dia a seguir ia ter o pior dia da minha vida, estava bem lixado comigo. Isto não é maneira de gerir ninguém, em nenhuma profissão. Como já defendi numa crónica anterior, acho que o BdC se passou da marmita algures em Janeiro e que andou a infernizar a vida a toda gente entre Janeiro e Maio. E quando surgiu uma oportunidade para lhe fazer a cama, toda a gente aproveitou.

Se o que eu descrevo nos pontos 1) a 3) não tivesse acontecido, não estariamos aqui. Não estava tudo bem, nem perto disso. Mas não estavamos nesta situação.

4) Então e agora?
A pergunta que se impõe agora é como é que saimos desta situação. Dado o descontentamento de um número significativo de associados, penso que é importante haver um clarificação da vontade dos sócios relativamente à continuidade da direcção. O ideal seria haver eleições em Outubro mas duvido que isso vá acontecer. Está a tenda montada e o circo armado para andarmos nisto mais 1 mês ou 2. Espero que os tribunais clarifiquem a rábula das Comissões e das Assembleias Gerais e se faça um road plan para isto.

5) O que é que eu acho?
Eu considero mais provável o Bruno de Carvalho aprender com os erros, do que uma presidência de croquettes requentados ou do Frederico Varandas vir a dar bons resultados. Tive a paciência de ver a sessão de esclarecimento em Sta Maria da Feira e ouvi-o reconhecer o erro de ter tentado fazer “gestão” de proximidade com o plantel e que a contratação do Inácio e do velho de 82 anos para assessor tinham como objectivo permitir-lhe focar-se em funções mais institucionais. Não me importo de ir dia às AG de 17 e 23 de Junho e à de 30 Julho. Não me importo que haja uma AG de destituição. Mas não troco o Bruno de Carvalho por Pedro Madeira Rodrigues, Vitor Ferreira, Vitor Espadinha, Soares Franco, Roquette ou Rogério Alves. Li as entrevistas do Frederico Varandas e fico com a sensação de que não há ali qualquer substância por trás. Pode ser que me engane, mas não me convence.

Gostava que surgisse uma terceira via que fosse uma alternativa sólida e pensada à actual direcção, mas se não apareceu já, duvido que vá aparecer. Por isso e se não acontecer mais nada de significativo, eu voto para manter o BdC. Não lhe dou voto em branco e deixo-lhe um aviso. Acabou-se o pagode. Meta a cabeça no sítio, largue o facebook, deixe-se de SMS e trate de gerir o clube. This is your last warning.

6) O que é que eu penso sobre as rescisões?
Jogadores não escolhem presidentes. A Gestifute não escolhe o presidente do Sporting. Se os jogadores do Guimarães não rescindiram, porque é que vocês rescindem? Escusam de responder. Porque vos prometeram grandes contratos. Não diminuo a gravidade do que vos aconteceu, mas não me venham com merdas. Vocês aproveitaram uma oportunidade para lixar o gajo que detestam e de ainda ganhar algum. E os sócios e adeptos do Sporting que se lixem. O que é eu penso sobre os jogadores que rescindiram? A resposta é que já não penso neles. E quanto mais os vejo, menos penso neles.

image

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]