A não ser que chegue hoje, a Alvalade, alguma carta de rescisão que tenha vindo pelo correio, está concluída a machadada no plantel: Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia, Gelson Martins, Ruben Ribeiro, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Podence e Bas Dost assumiram a vontade de sair do clube de forma litigiosa e, a não ser que aconteça algo de estranho (Gelson, por exemplo, voltou a colocar-se como jogador do Sporting nas redes sociais), o final da sua ligação ao Sporting será consumada em tribunal.

Acredito, também, que Piccini e Acuña acabarão por ser transferidos neste defeso, por isso apontaria para a seguinte base de jogadores para reconstruir uma equipa a partir dos cacos.

Baliza
Salin
Max
Stojkovic (este jogando na equipa sub-23)

Por mais estranho que possa parecer-vos, não investiria um cêntimo a reforçar a baliza.

Defesas Laterais
Ristovski e Bruno Gaspar
Fábio Coentrão (se chegar a acordo para novo empréstimo ou desvinculação final do Madrid) + Lumor, Jefferson ou Jonathan

Não veria com maus olhos ficarmos com dois destes três últimos, pois Coentrão pode ser uma boa opção para extremo esquerdo. Atenção à evolução de Echedey Carpintier nos sub23.

Defesas centrais
Coates, Marcelo, André Pinto, Domingos Duarte e Mathieu

Confesso que me causou estranheza o facto de Domingos Duarte não ter sido incluído nas listas provisórias avançadas pelo Sporting. Poderá estar já apalavrado com o Vitória de Guimarães, pois Luis Castro gostaria de voltar a contar com ele.
Atenção à evolução de Demiral nos sub23.

Médios
Palhinha, Francisco Geraldes, Wendel, Petrovic, Misic, Bruno César, Ryan Gauld e Matheus Oliveira

Também me causou estranheza a não inclusão de Rafael Barbosa na lista provisória apresentada pelo Sporting em vésperas de Sto António. Se se confirmar esta gente toda, não mexeria no que quer que fosse até o novo treinador começar a trabalhar e perceber se necessita de mudar algo.

Extremos
Raphinha, Matheus Pereira + (???) + (???)

Chamaria Elves Baldé regularmente à equipa principal, mas precisamos claramente de reforços para as alas.

Avançados
Montero, Mané, Doumbia + (???)

Recuperar Slimani podia ser uma óptima cartada, tanto a nível desportivo como psicológico. Não sendo o argelino, o Sporting precisa de um ponta de lança forte fisicamente e capaz de fazer a diferença em termos de jogo aéreo.
Vamos ver se Pedro Marques terá oportunidades

Com as devidas diferenças, olhamos para este plantel e sentimo-nos numa espécie de regresso a 2013. Não será um ano zero, mas andará lá próximo.

sporting-pre-epoca