Vou votar a favor de Bruno de Carvalho e contra a sua destituição. Aqui vão as minhas razões, sem nenhuma ordem em particular:

1. “Aqueles dias em Maio e Junho em que todos os dias somos campeões de alguma coisa” – o investimento feito nas modalidades trouxe uma série de conquistas que devolveram o orgulho aos sportinguistas numa parte do clube que andava negligenciada há anos. Tenho na memória várias conquistas, mas destaco as que me emocionaram mais: a vitória na Taça CERS (hóquei), a vitória na Taça Challenge (andebol), o primeiro título de Andebol, o campeonato de voleibol e a campeonato de hóquei.

2. A defesa intransigente dos interesses do Sporting Clube de Portugal – com esta direcção pude sempre dormir descansado por saber que os interesses do Sporting seriam preservados acima de quaisquer outros. Em compras, em vendas, em renovações, em pagamento de comissões e em negociações com a banca. Todos os membros do CD e da SAD estiveram ao serviço do Sporting e não a fazer uma perninha enquanto tratavam dos seus negócios.

3. A melhoria da situação financeira – com a nova gestão e a reestruturação financeira passámos de prejuízos crónicos para lucros, de capitais próprios negativos para capitais próprios positivos e de vendas de jogadores ao desbarato para records de transferência.

4. Contratação de treinadores e jogadores de grande qualidade, tanto para o futebol masculino como para as outras modalidades.

5. O aumento brutal do número de sócios e a construção do Pavilhão João Rocha

6. Luta pela transparência no futebol, pela introdução do VAR e pela extinção dos Fundos

7. Afirmação nacional e internacional do Sporting Clube de Portugal enquanto maior potência desportiva nacional, ao ponto de não existir nenhuma semelhança (para além do nome e do símbolo) entre o Sporting de 2013 e o Sporting de 2018.

Notas finais:
– Consigo perceber porque é que existem sócios com uma posição diferente da minha. BdC cometeu imensos erros, este ano comportou-se como uma besta e andou em roda livre várias vezes. Mas quando olho para os acontecimentos que verdadeiramente potenciaram esta situação de crise que vivemos, não consigo deixar de notar em várias coincidências. Ainda estavam os gorilas da Juve Leo a serem algemados e já o Correio da Manhã dava notícia das rescisões e de que BdC tinha planeado aquilo tudo. Se pensarmos que isto aconteceu no mesmo dia em que saiu o inenarrável cashball, mais curioso se torna. Outra coisa engraçada foi o facto de a Holdimo, de que ninguém ouvia falar há anos, se ter metido ao barulho com providências cautelares e declarações bombásticas. Se juntarmos a isto à curiosidade de o José Gomes Ferreira ter anunciado (sem ninguém lhe perguntar) que vinha aí uma grande proposta americana/russa para comprar o SCP, mais engraçado isto se torna (Holdimo tem 30% da SAD). Last but not least, sabemos que antes de rebentar esta borrasca, o Sporting estava a negociar a compra das VMOCs de modo a ficar com 90% da SAD em 2019. Alguns de vocês vão-me chamar maluco das teorias da conspiração, mas eu prefiro ser cínico.

– não me vou pronunciar sobre o imbróglio jurídico que ainda existe porque não percebo nada do assunto. Não sei que Comissões são legais ou ilegais. O que sei é que não votei naquelas onze pessoas para a Comissão de Gestão e que não lhes confiaria, nem a eles nem ao Marta Soares, o dinheiro para um lanche. Ontem fiquei siderado a ouvir o Artur Torres Pereira a dizer que em relação ao Rui Patrício já não havia nada a fazer porque já tinha assinado pelo Wolverhampton. Nem sequer colocou a hipótese de ir para tribunal pedir indemenização. Isto na minha opinião implica o reconhecimento de que Sporting teve culpas na invasão a Alcochete (com todas as consequências que daí advêm) e que se os outros 8 assinarem por clubes, a CG não vai fazer nada. Que mensagem é que isto comunica ao mercado? Que temos bar aberto em Alvalade e de que vamos de joelhos negociar com os empresários dos jogadores e pedir-lhes por favor para os jogadores voltarem. É uma situação totalmente inaceitável, que não defende o Sporting.

– o que escrevi nos dois pontos anteriores, encaixa que nem uma luva numa certa retórica que se tem tentado passar aos sócios na última semana: 1) o Sporting/BdC é culpado da invasão a Alcochete, 2) os jogadores coitados rescindiram e já não podemos fazer nada, 3) Meu Deus, vamos falir e estamos numa situação financeira dramática…maldito BdC que nos deixou nesta situação, 4) vamos ter de vender para sobreviver, se calhar temos de perder a maioria da SAD por culpa do BdC e 5) Olha, não é que cheguei de manhã ao escritório e tinha em cima da mesa, dentro de um cestinho, uma proposta de compra da SAD por parte um fundo de americano/russo? Estamos salvos.

– alguns amigos meus acham que a destituição é só o primeiro passo para eleições e que a CG não tinha poderes para fazer grande coisa. A pessoas com essa opinião recomendo a leitura deste post que detalha os grandes desafios a que o Sporting terá de dar resposta em tempo útil. O timing é apertado e corremos o risco de serem tomadas decisões que podem ter consequências devastadoras para o Sporting, que uma futura direcção eleita não poderá reparar (clica aqui)

– uma das coisas que o passar dos 30 me trouxe foi a noção de quem nem sempre as boas decisões nos deixam com um “warm and fuzzy feeling inside”. Não ficarei feliz e contente se BdC ficar, nem ficarei feliz e contente se ele for destituído. Mas dadas as circunstâncias e os desafios que temos pela frente, na minha opinião é ele a pessoa mais indicada para defender o Sporting Clube de Portugal.

lion

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]