O Futebol Feminino sénior do Sporting iniciou a época 2018/2019 na passada quarta-feira, dia 27 de Junho.

Sei isto porque vi uma notícia no dia anterior dizendo que iniciariam a época no dia seguinte. Ontem, não vi nenhuma notícia em lado nenhum, e bem procurei. Inclusive na pagina do Sporting, que mantem o plantel do ano passado nas fotos das jogadoras.

Resolvi escrever este texto, onde abordarei o sorteio da WCL, em homenagem ao colega JMFS, pessoa que muito passei a admirar pelos belos textos que nos presenteou durante a época que ainda está a decorrer – oficialmente termina a 30 de Junho – e, principalmente, pela postura elevada dos seus comentários.

Antes de entrar no sorteio da fase de grupos vou explicar como se processa a competição, para aqueles que não estão a par disso, pois é um pouco diferente do futebol masculino.

Este ano as 20 melhores equipas do ranking ficaram apuradas para a fase a eliminar, que vem a seguir à fase de grupos. Na fase de grupos competem 40 equipas em 10 grupos de 4 equipas, num mini torneio efectuado na cidade de uma dessas 4 equipas – penso que, à partida, há equipas que se candidatam a receber o torneio e depois a UEFA escolhe, ou sorteia, entre elas. Estas 40 equipas estão listadas pelo seu ranking, sendo que as 10 primeiras estão no pote 1, da 11ª à 20ª estão no pote 2, da 21ª à 30º no pote 3 e as restantes no pote 4.
São apuradas as 10 primeiras classificadas de cada grupo mais as duas melhores segundas classificas, perfazendo um total de 12 apuradas nesta fase de grupos que depois se juntam às 20 que estão antecipadamente apuradas para que o sorteio das eliminatórias se faça entre essas 32 equipas nos 16 avos de final!

Bem, o sorteio da WCL, realizado na passada 6ª feira dia 22 de Junho, colocou-nos no Grupo 10 em confronto com o Avaldsnes (Noruega, 9º do ranking), com o Osijek (Croácia, 12º do ranking e que joga em casa) e com o Dragon 2104 (Macedónia, 40º do ranking). O Sporting era o 21º do ranking.

É muito difícil ter uma ideia do valor das equipas por isso fui tentar comparar o que nos calhou o ano passado e quais eram os rankings destas equipas todas, quer o ano passado, quer este ano.

O Sporting era o 25º do ranking o ano passado e foi 21º este ano. Dada a nossa boa participação o ano passado estava com esperança que este ano conseguíssemos ficar no pote 2 – no ranking, entre o 11º e o 20º lugar – o que falhámos por… um Danoninho!

O ano passado calhamos num grupo com o Kazygurt (Casaquistão, 2º do ranking), o MTK (Hungria, 12º ranking e que jogou em casa) e com o Hajvalia (Kosovo, 31º do ranking). Perdemos com o Kazygurt no 1º jogo por 2-1, num jogo muito disputado onde se notou algum défice físico e de altura na nossa equipa pois em futebol jogado foi muito taco a taco. Depois ganhámos 2-0 ao MTK onde podíamos ter goleado facilmente e finalmente ganhámos 4-1 ao Hajvalia, sem espinhas. Tivessemos empatado o primeiro jogo, que era perfeitamente possível, e tínhamos sido apurados.

Só por curiosidade, o ranking das equipas que nos calharam este ano, na época passada era: Avaldsnes (Noruega, 15º); Osijek (Croácia, 19º); Dragon 2104 (Macedónia, – ). A equipa da Macedónia que competiu o ano passado foi o Islatov e era 36ª do ranking. As equipas que nos calharam o ano passado, esta época: Kazygurt (Casaquistão, 3º), o MTK (Hungria, 11º) e com o Hajvalia (Kosovo, – ). A equipa do Kosovo que participa este ano é o Mitrovica e é a 36ª do ranking.

Dito isto, em termos de rankings, tivemos um sorteio mais favorável. O ano passado apanhámos o 2º do pote 1 e este ano o 9º. Do pote 2 apanhámos o 12º em ambas as vezes e do pote 4 apanhámos o 31º o ano passado e este ano o 40º. Teoricamente podemos lutar pela vitória no grupo mas vamos ver no campo.

Penso que, o ano passado, com uma central e uma trinco altas e com presença física, tínhamos ganho ao Kazygurt porque fomos superiores, em futebol jogado, em muitas partes do jogo e onde se via alguma dificuldade era nos confrontos físicos e nos duelos aéreos. Para lutarmos na Europa é fundamental ter essas duas posições preenchidas com estas características – e para cá também dará muito jeito.

O nosso primeiro jogo é dia 7 de Agosto com o Avaldsnes (3ª feira), seguindo-se o Osijek no dia 10 (6ª feira) e o Dragon 2014 no dia 13 (2ª feira).

Do plantel deste ano já se sabe da contratação da Carolina Mendes (avançada da selecção) e da dispensa da Ana Leite e da Carolina Venegas, ambas avançadas. Sabe-se que houve várias jogadoras a renovar, por 2 e 3 anos mas não se sabe mais nada em termos de saídas e entradas!

fut-fem-sporting

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Miguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]