Há mais marés que marinheiros, diz o povo, que aqui nas terras ventosas e agrestes do litoral Oeste sente o mar como ninguém, para querer dizer que tempo não há-de faltar para que as verdades venham ao de cima e as oportunidades perdidas se transformem novamente em realidades sonhadas.

Tudo isto vem a propósito do nosso Sporting. De cada vez que temos o orgulho de ver aquele que é o nosso grande amor chegar quase ao cimo, eis que os deuses do nosso descontentamento, sejam de altares de fora sejam os da casa, nos fazem deixar cair a pedra que tanto nos custou a carregar e eis que esta volta a rebolar pela encosta íngreme do precipício da incapacidade.

Quero aqui deixar o meu grito de revolta. Estou farto de ver este clube a arrastar-se entre facções cada vez mais radicalizadas, que só poderão levar à ruína e destruição de um clube que sempre soube conviver entre ideias mais ou menos esclarecidas, mas onde sempre se respeitou as ideias e opiniões dos que pensam de maneira diferente.

Senhores Croquetes ou lá o que os queiram chamar ou o que se chamem a vós próprios, não pensem que, pelo facto de uma larga percentagem de Sportinguistas terem votado numa grande manifestação de vitalidade e de democracia interna do clube, a destituição do presidente Bruno de Carvalho e do seu Concelho Directivo, lhes será entregue de mão beijada as rédeas do poder do Sporting. Não, não queremos de volta uns presidenciáveis, que dedicavam uns minutos do seu dia à gestão do clube, que transformaram o Sporting numa quinta por onde se passeavam as vaidades, um clube afastado dos seus sócios para que não criassem problemas e chatices, um clube que se contentava com a sua posição subalterna em relação aos adversários e que claramente se afastava destes, num consentimento criminoso de uma tentativa de bipolaridade do futebol em Portugal entre os dois outros rivais, que iria afastar definitivamente o Sporting da luta pelo título de campeão.

Nunca pensem que terão convosco a maioria dos sócios e não julguem que aqueles que exigem mais transparência, que exigem que o Sporting seja dos sócios e não dos acionistas, que querem um Sporting eclético e pujante não só no futebol, são apenas radicais ou brunistas. Não, são apenas Sportinguistas, mas cada vez mais interessados e intervenientes no clube!

Senhores Brunistas ou lá o que os queiram chamar ou o que se chamem a vós próprios, com a destituição do Concelho Directivo e do seu presidente, numa Assembleia Geral, que ao contrário da propaganda que estes tentaram impingir aos sócios, foi regida pelos estatutos do clube, democrática e sem qualquer tipo de ilegalidade, o reinado do vosso mentor terminou, morreu.

Os Sportinguistas não são ingratos, nunca irão esquecer aquilo de bom que Bruno de Carvalho fez pelo SCP. As obras físicas e morais que elevaram a auto-estima dos adeptos que os transformaram em novos sócios em número e em intervenção, em amantes e sonhadores num Sporting vibrante de estádio cheio a cantar “o mundo sabe que” não serão esquecidas. O pavilhão João Rocha, as modalidades ganhadoras como nunca, o aproximar dos objetivos da sua criação, “Um clube grande como os grandes da Europa” é uma realidade que não queremos perder.

Os Sportinguistas também não vão esquecer aquilo que de mau Bruno de Carvalho deixou acontecer no nosso clube, a delapidação de valores patrimoniais sob a forma de passes de jogadores, assim como a angustia em milhares de sócios que viram o seu clube ser achincalhado e humilhado em todo o pais e no estrangeiro, através dos media, das redes sociais e até pessoalmente.

Meus senhores, o Sporting é dos sócios, não é de um presidente, ainda que este tenha tido 90% dos votos. A democracia é o poder da maioria mas também é sempre o respeito pelas minorias e pelas ideias e pensamentos dos outros, mesmo quando eles pensam de forma diferente de quem detém o poder. Em democracia tem de ser respeitada a lei, numa associação ou clube são os estatutos a forma dessa lei. Quem não respeita isto está a um passo da derrocada e ainda que se ache bem instalado e acima de qualquer oposição, mais tarde ou mais cedo vai ver virar-se contra si aquilo que lhe parecia um dado adquirido.

Por isso respeitem os outros que pensam diferente de vós. Chamar acéfalos, estúpidos ou burros a quem não compreende a iluminação, a quem não viu a nossa verdade a quem não compreende ou põe em causa o nosso líder que está acima de qualquer suspeita, pode ser uma manifestação de fé em qualquer filosofia ou religião, mas não é aceitável numa sociedade democrática nem num clube que se afirma democrático.

Está na hora de acabarem os Brunismos e os Croquetismos e todos os outros ismos , excepto um o Sportinguismo. Vamos a votos no dia 8 de Setembro esperemos que se apresente democraticamente mais do que uma lista, que tragam não só nomes mais ou menos sonantes, mas ideias, projectos viáveis e respeitadores do Sporting da sua integridade como clube e do seu património, que se quer maior e não menor, para que possamos escolher e eleger sem qualquer tipo de constrangimentos e ou pressões.

As marés que virão, com certeza trarão novamente o grande barco que se chama Sporting Clube de Portugal de volta ao rumo desejado chegando a bom porto, assim nós marinheiros neste mar por vezes tão revolto saibamos manobrá-lo sem entrar em pânicos e radicalismos e encontremos quem o saiba comandar.

P.S. Era tempo também de aqui na Tasca do Cherba, se voltar a respeitar as ideias, as pessoas que comentam e os diversos comentários. Pelo respeito que devemos todos ter por quem aqui gosta de vir, como eu faço todos os dias, ler opiniões, comentários e notícias do nosso grande clube, pelo respeito que devemos àqueles que semanalmente com grande qualidade vêm escrevendo posts como a Maria Ribeiro, o Zero Seis, Jmfs1947 e outros que no passado nos deliciaram com crónicas cheias de interesse, acima de tudo pelo respeito que todos devemos ao mentor do blog, o Cherba, pessoa que tenho o prazer de ter conhecido pessoalmente e por isso ainda ter elevado mais a minha admiração pela sua capacidade de manter este fórum de grande Sportinguismo.

sporting-alvalade

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leorodri
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]