20 milhões nas modalidades é um investimento colossal e vamos tentar criar condições para ter equipas competitivas mas também sustentáveis

Foi uma frase dita, hoje, na apresentação da candidatura e este será, sem dúvida, um ponto que vou querer que o Madeira Rodrigues e todos os outros candidatos expliquem ao pormenor. Principalmente se pretendem que o valor da quotização continue a ser completamente destinado às modalidade.

E vou gostar de saber, também, como é que um sócio tão atento teve que estar à espera que se acendessem archotes nos media para vir falar de algo que foi aprovado pelos sócios no Orçamento de 2017/2018…

A propósito de valores, vale a pena atentar no que foi publicado, hoje, no Mister do Café:

Diz o Record que os iluminados da comissão de gestão concluíram que “8 milhões de euros advêm das quotas (algo que nesta altura está contratualizado com a SAD) e 1 milhão resulta de patrocínios. Fica por enquanto por apurar a proveniência dos restantes 11 milhões de euros.”

Vamos ao quadro de rendimentos retirado do Orçamento de 18/19 que também disponibiliza os valores oficiais dos primeiros 9 meses de 17/18 e uma estimativa do último trimestre.

orçamento1819

Portanto, só em quotizações e patrocínios estamos a falar de 10,6M o que é bastante diferente do que é dito na notícia (9M). Depois, dizem que fica por apurar a proveniência do resto do dinheiro. Portanto, para estes senhores o Sporting só tem dois tipos de receita no clube: publicidade e quotas. Tá certo…

Para a brigada do reumático não existem receitas de bilheteira, rendas e alugueres (estádio, multidesportivo e bombas de gasolina da GALP), nem inscrições nas modalidades (só aqui está 1,5M), nem visitas/eventos, nem direitos televisivos, nem prémios das participações europeias, nem vendas de jornal, nem Royalties, etc.

Como podem verificar, o total de rendimentos está muito próximo dos 22 milhões de euros. Portanto, ainda me parece que 22M>20M mas posso estar enganado. No que não me engano é no facto de o Sporting ter arrasado por completo nesta época desportiva. Campeões nacionais em todas as modalidades e quatro títulos internacionais no saco. Até parece fácil.