Baliza
Diz que Renan está a chegar por empréstimo. Isso significa que Salin vai sair?
Ah, Viviano vai ser uma das figuras do campeonato (pela positiva)!

Defesa
Sem rumores, apesar de, de quando em vez, o nome de Fábio Coentrão voltar a ser falado. Com a hipótese de Coates ser vendido cada vez mais distante, diria que é o sector mais estável.

Meio-campo
apesar do regresso de Battaglia, volta a falar-se Ekdal. O Sueco está a entrar no último ano de contrato com o Hamburgo, o que poderá facilitar a negociação de um jogador com características semelhantes a Badelj: forte fisicamente, capaz de jogar nas posições 6 e 8 e de chegar a zonas de finalização com eficácia. Menos agressivo e menos rápido do que o croata, Ekdal ganha no posicionamento e na ocupação do espaço à frente da defesa.
Ainda no que toca ao meio-campo, acho incrível que um jogador como Max Meyer esteja sem clube. Não sei se já tentámos, não sei se já abordámos, mas estamos a falar de um dos médios que mais se tem destacado no campeonato alemão. É verdade que temos Bruno Fernandes ou Nani para jogar como médios mais ofensivos, mas a velocidade e qualidade que Meyer empresta ao futebol é assinalável, além de nos dar uma opção que não existe no plantel: um médio capaz de jogar como interior sem que se perca profundidade.

Ataque
Slimani continua em cima da mesa, com o Sporting à espera que o fecho do mercado inglês, que acontece dentro de meia dúzia de dias, obrigue o Leicester a ceder na vontade de apenas vender o argelino. Para vos ser sincero, não vejo Slimani como um ou joga ele ou joga Dost; bem pelo contrário, já desde a época passada que imagino uma frente de ataque com os dois, capaz de bater e bater e bater nas defesas adversárias.
Mas, claro, Slimani pode não vir e já que está completamente descartada a possibilidade de dar uma hipótese a Pedro Marques ou a Gelson Dala, o nosso quadro passa a: Dost, Montero, Mané e Doumbia. Espero, sinceramente, que Doumbia seja vendido ou emprestado ou empacotado e, assim sendo, as atenções viram-se para um homem de área mais forte fisicamente.
Alibec, o gajo que todos ficámos a conhecer quando defrontámos o Steaua, podia ser uma opção, mas curiosamente ninguém parece interessado em tirar o gajo da Roménia.
Ora, na Alemanha, existe um rapazinho de 23 anos que, acredito, mais cedo ou mais tarde estará num clube maior do que o Bayer Leverkusen: falo-vos de Joel Pohjanpalo, também ele a entrar para último ano de contrato.
Com mais um ano e também com um valor de mercado muito interessante encontramos Lucas João, avançado que deu nas vistas no Nacional e que nas últimas épocas tem evoluído com a camisola do Sheffield Wednesday. Já gostava de vê-lo jogar antes de rumar a terras de sua majestade e acredito que agora estará um ponta-de-lança bem mais completo.
Ah, é verdade, hoje volta a falar-se em Lucas Pérez. Não tem nada a ver com um monstro de área, mas tem um pé esquerdo cheio de qualidade. Resta saber se é possível recuperá-la, depois daquela época fantástica ao serviço do Depor, há três anos, antes de um verdadeiro eclipse com a ida para Inglaterra.