Balneário: gupo(s), amizades, comparações, motivações, esperanças, injustiças, resignação, revolta, interesses, disciplina.

Sem termos em atenção todos estes fatores dificilmente compreendemos todos os fenómenos que se passam dentro de um balneário de futebol, e se isso é perdoável para o comum adepto, já se torna intolerável em qualquer treinador ou dirigente desportivo.

Não sejamos autistas e pensemos no que move hoje um jovem jogador como Francisco Geraldes, Palhinha, Matheus, Iuri, Wendel ou Demiral em jogar no Sporting: amor ao clube (caso tenha uma estrutura familiar Sportinguista) ou a projeção nacional e internacional que terá caso seja uma das primeiras escolhas do plantel.

Foquemo-nos em Francisco Geraldes: capacidade intelectual acima da média que lhe permite analisar o contexto onde está inserido muito facilmente e que contexto era esse? Tendo o Sporting perdido todo o poder de influência na federação e tendo o Carnide (ver emails auto explicativos) montado uma autêntica rede de tráfico de influências, Francisco Geraldes passou quase toda a sua formação no Sporting sem conseguir ser aposta nas seleções nacionais. Sobe ao futebol sénior como grande esperança leonina e é emprestado ao Moreirense onde faz uma excelente meia época. É chamado de volta à base para colmatar as cagadas de jj com elias, melis e markovic e acaba a época a jogar na equipa b para tentar salvá-la da descida! Volta a ser emprestado para o Rio Ave onde faz outra belíssima época e volta de novo à base já com 23 anos e ainda com um salário de 10.000 euros que faz dele o menos bem pago do plantel e possivelmente até do plantel do Rio Ave. Começa com esperança de ser titular, nos primeiros jogos de preparação na Suiça fica no banco e vê a meio da pré época chegar B. Fernandes, aposta em Misic, Nani no meio (foi assim que começou), rumores sobre Battaglia e Enzo Perez e ainda havia Wendell. Pensou… estagnação… 10.000 euros… 23 anos… injustiças porque jogo muito mais que Misic ou os prováveis Battaglia e Enzo… vou-me fazer à vida e pelo menos ganhar dinheiro em campeonatos mais competitivos. Pediu para sair e o Sporting fez-lhe a vontade.

Palhinha idem…Com 23 anos boa época no Moreirense e excelente meia época em Belém, salário dos mais baixos, internacionalizações nas seleções jovens quase nulas à pala de ser jogador leonino e época e meia parado entre o banco e a bancada! Vê Misic e Petrovic a taparem-lhe o lugar e pensa: mas que merda é esta? Hoje o projeto desportivo do Braga é quase tão aliciante como o do Sporting. Pediu para sair e o Sporting fez-lhe a vontade.

Agora vamos a Wendel à beira de completar 21 anos. Esperança do futebol brasileiro, estrela do Fluminense e a comunicação social a dizer que estava a bater à porta da seleção AA canarinha com o PSG à perna. Chega ao Sporting e descobre que para o treinador a exigência do Sporting faz do futebol um texto em chinês que Wendel terá que aprender. Wendel que só chega ao Sporting porque mais ninguém o queria. Wendel que fica meio ano parado a ver os outros jogar e perde de vez o comboio para o Mundial 2018. Começa a nova época com grandes expectativas e Wendel está tapado por B. Fernandes, Battaglia, Misic, Sturaro e futuro médio a contratar. Será a 6ª opção e quererá naturalmente sair. Já pediu para sair e o Sporting deve fazer-lhe a vontade.

Demiral, internacional jovem pela Turquia até aos sub-21 vê Domingos Duarte ser dispensado sem apelo nem agravo depois de fazer duas épocas excelentes em Belém e Chaves. Para o lado olha para André Pinto e põe as mas na cabeça. Marcelo também não lhe parece nem mais rápido, nem mais forte nas bolas aéreas, nem mais implacável na marcação homem a homem. Começa a ver o filme que lhe espera e rejeita os sub-23 e até o Tondela. Se Chaves e Belém não chegaram para D. Duarte, Nacional não chegou para Tobias Figueiredo, Arouca e Boavista para Iuri, Belém e Moreirense para Palhinha e Moreirense e Rio Ave para Xico porque Tondela seria bom para ele? Pediu para sair e o Sporting fez-lhe a vontade.

Agora chegamos a Matheus já com 22 anos, que ouviu da boca de jj que “gelson e Matheus são o futuro do Sporting”. É cobiçado por meio mundo com Mónaco e Chelsea à cabeça e BdC consegue segurá-lo na academia! Depois… depois é alvo de uma gestão ridícula da carreira: 1ª época muitíssimo boa com grandes jogos na liga europa e bem internamente, segue-se uma 2ª época afundado na bancada por Markovic, Campbell, Alan Ruiz, B. César e B. Ruiz e na 3ª época depois de ser um dos melhores na pré-época vai despachado para Chaves! É considerado o melhor emprestado do Sporting 2017/18, jj dixit. Volta com toda a esperança do mundo, com grandes golos mas chegam Nani e Acuña! Quando olha para o extremo Acuña não sabe se ri ou se chora! Falha um penalty nos 5 violinos e é ultrapassado na convocatória pelo “seu puto” Jovane.

Acham que Matheus não sente as dores de Wendel com quem sempre é fotografado lado a lado na academia? Acham que Matheus não fala com Geraldes e não sabe o quanto este ganha na Alemanha? Acham que Matheus não conversa com Palhinha e o vê como aposta em Braga? Acham que Matheus não vê o quanto é superior neste momento a Acuña e Nani? Acham que Matheus e os outros meninos (meninos no futebol atual com 22 e 23 anos????) não olham para o lado e veem ruben dias, alfa semedo, gedson fernandes com quem jogaram nas equipas B?

Hoje para os jovens o Sporting desportivamente não é competitivo nem dá oportunidades, não apresenta o treinador aliciante, não os projeta para as seleções (Matheus não é naturalizado porquê? Veja-se Ronny Lopes…), não paga bem e acumula casos de falta de aposta desportiva: F. Geraldes, Wallyson, Gauld, Palhinha, D. Duarte, T. Figueiredo, Iuri Medeiros, Demiral, Matheus, Dala, B. Paulista, Wendel, etc…

Para mim qual foi a estratégia de Matheus? “Deixa-me criar um caso e pedir para sair! No estrangeiro pelo menos vou ganhar muito mais no final do mês e terei outra projeção!” Veremos se o Sporting lhe vai fazer a vontade!

Mais uma vez digo: gupo(s), amizades, comparações, motivações, esperanças, injustiças, resignação, revolta, interesses, disciplina. Não perceber isto… é ser um peseiro ou um cintra desta vida e mais uma vez quem sai a perder é o Sporting! Hoje… infelizmente e surrealmente… o Sporting precisa muito mais do Matheus do que o Matheus precisa do Sporting!

matheus7

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Lyonne
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]