É um estádio bonito, novo, arejado
benfic@ – Sporting Clube de Portugal
19h00
Complexo Recreativo Porta 18

Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Temperatura amena e algum vento, mas quase perfeito para assistir a um dérbi onde, lá no topo, estarão cerca de 3 mil Leões e Leoas a rugirem o mais alto que conseguirem no apoio à sua equipa. E não serão poucas as vezes em que apenas esse rugido se ouvirá.

A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O benfic@ parte como favorito para o primeiro jogo grande da época: poucas mexidas na estrutura da equipa, manutenção do treinador, factor casa e maior ritmo de jogo, seja pela pré-época seja pelo facto de já ter disputado uma pré-eliminatória da Champions e estar a meio de outra. E esse é, precisamente, um dos pontos que poderão interferir na partida. O empate caseiro, 1-1, com o Paok, faz com que os encarnados tenham que ir à Grécia atrás da desvantagem, ou seja, Rui Vitória terá que gerir o dérbi sem colocar em causa a possibilidade de arrecadar cerca de 35 milhões que farão toda a diferença nas finanças do clube.
A propósito de Vitória, vamos ver se é desta que, chegado a um dérbi, mantém o 4-1-4-1 em vez de reforçar o meio campo e passar para um 4-2-3-1. E se manda os laterais jogarem bem subidos, mantendo as verdadeiras autoestradas nas suas costas.

Este homem é um Mister!
Nunca vi Rui Vitória tão simpático na análise ao Sporting. Às tantas foi uma espécie de prefácio para uma possível escorregadela em casa.

Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Pizzi tem sido a grande figura do benfic@ neste início de época. Quatro golos, quase tantos como marcou ao longo de toda a época passada, e claramente um momento de forma em que o torna no maior dinamizador da equipa e no criador de desequilíbrios na transição atacante. O jovem Gedson também tem estado em bom plano, restando saber como reage ao ambiente do seu primeiro dérbi. Ferreyra é um avançado experiente e claramente acima da média.

A vantagem de ter duas pernas!
Olho para os cinco homens mais recuados do benfic@ e acho inacreditável como é que aquilo não cai como um baralho de cartas semana sim semana não. André Almeida consegue ser o menos mau, o que diz muito; Jardel e Ruben Dias dão porrada até mais não e têm problemas de posicionamento gritantes, borrando-se todos quando a bola é jogada de pé para pé entre eles e os laterais; Grimaldo é uma mão cheia de vezes pior do que Jefferson a defender; Fejsa é um trauliteiro armado em estiloso, com boa noção de posicionamento para compensar uma gritante incapacidade de sair a jogar quando está pressionado.

E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Pois é, José, como se as coisas já não fossem complicadas por si mesmo, eis que Mathieu é dado como lesionado a três horas do início do dérbi (podes mandar o Sousa Cintra para o real caralho que o empale, pois vir ele anunciar que temos um dos melhores lesionado não cabe na cabeça de quem quer que seja).
Bem, mas se tiveres ficado à rasca, lembra-te que há dois anos, estavas tu num fcp aos soluços, foste à Luz ganhar 1-2 e lançaste um puto chamado Chidozie para o centro da defesa ao lado de… Martins Indi! Por curiosidade, diga-se que nessa altura apostaste num meio-campo de combate, com Danilo, Herrera e André André e a tua frente de ataque era composta por Brahimi, Corona e Aboubakar. O que é que eu pretendo com isto? Recordar-te que a defesa do benfic@ lida mal com pressão e que nós temos muita gente rápida (Raphinha, Matheus, Jovane) e capaz de fazê-los passar mal. Até dou de barato que não lances logo dois extremos com estas características, mas… bem, não vale a pena bater na mesma tecla. Se a ideia for manter uma equipa que trabalha melhor a posse do que a transição, ao menos que joguemos subidos e que o duplo pivot não se cole aos centrais, pois esse será um erro crasso. Encaixa no Pizzi e no Gedson, mas depois que o Bruno Fernandes dê ao Fejsa o tratamento merecido e que o Montero consiga desposicionar os dois centrais e metê-la redondinha para o Nani ou o Acuña entrarem entre a meia lua e a quina.
Oh Peseiro, se há dérbi em que tens (temos) tudo a ganhar é este. inclusivamente a nível motivacional. Sejam Leões, caray! SPOOOOOOOOOOORTING!!!

Vamos jogar no totobola
benfic@ – Sporting Clube de Portugal — 1 X 2