Semana de muitas novidades nos nossos escalões jovens, marcada pela estreia dos Iniciados em competição e pelas jornadas agridoce dos nossos sub23, que ainda assim mostraram a qualidade de muitas das pérolas de Alcochete.

Os mais pequenos começaram o campeonato nacional com uma expressiva vitória de 6-0 em casa, frente ao Alverca. Um jogo dominado pela nossa pequenada, que tem a dura missão de tentar revalidar o título conquistado a temporada passada, tendo como natural adversário o SL Benfica. Um bom início de temporada, com golos de qualidade e com muito ainda por crescer.

Já os Juvenis tiveram uma tarefa dura, que acabou por se concretizar na vitória suada por 1-0 frente ao Caldas. O golo foi apontado por Chico Lamba, defesa central ou médio defensivo de apenas 15 anos que cumpre (imagine-se) a sua sexta temporada ao serviço do Sporting Clube de Portugal.

Os Juniores venceram o Marítimo por 2-0, num jogo também a contar para a segunda jornada, com golos de Tiago Rodrigues (ponta-de-lança que esperamos ver marcar muitos golos esta temporada) e Miguel Velosa. Os sub19 somam agora seis pontos em dois jogos e vão deslocar-se até Coimbra, para defrontar a Académica, já este fim-de-semana.

Para terminar, semana de altos e baixos dos nossos sub23, que ainda assim parecem crescer de jogo para jogo. No dia 25, uma vitória trabalhosa frente ao Feirense com Elves Baldé em claro destaque. O jovem extremo leonino, que já treina integrado na equipa principal, marcou dois golos e fez uma assistência para Pedro Marques. Existe a clara sensação de que é o mais talentoso e maduro jovem a actuar na equipa secundária, ele que aliás tem sido destaque ano após ano nestas habituais crónicas. O menino que se estreou com apenas 17 anos no futebol profissional do Sporting é uma alternativa séria e para o imediato na equipa principal e deve ser desde já uma aposta de José Peseiro.

elves-balde

No jogo frente ao Benfica foram levantadas algumas questões em torno do seu contrato pelos comentadores, mas a verdade é que em Maio foi noticiada uma renovação até 2021 e o próprio perfil do atleta indica que tem contrato até 2023. Não tendo existido qualquer confirmação por parte do Sporting nesse sentido, seja porque motivo for, teremos de aguardar algum esclarecimento sobre uma das maiores promessas que formámos nos últimos anos.

Nesse mesmo derby, que os nossos sub23 perderam frente ao Benfica, de destacar a qualidade de Tomás Silva e Daniel Bragança, dois médios que provam que o tamanho não é tudo, para além da segurança de Tiago Djaló, um central que cada vez impressiona mais. No fundo, esta geração de 99 está a provar (e vai continuar a provar) que é tudo aquilo que fomos antecipando para ela. São um conjunto de jogadores de enorme qualidade, que transformam qualquer treinador banal em estrela, muitos deles com condições para ajudar desde já o Sporting a ser mais competitivo e a apresentar mais soluções no seu jogo.

Nas bancadas, Miguel Luís (que já pisa o relvado ao lado do amigo Jovane) e Max assistiam aos seus companheiros jogar melhor mas perder. Basta imaginar o quanto poderia crescer ainda mais aquela equipa com estes três elementos, que felizmente estão integrados na primeira equipa.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)