Será talvez unânime se dissermos que as bandeiras são o símbolo dos símbolos. Carregam soberania e identidades, ideias e paixões. Contam histórias que à partida não esperávamos ouvir de um mero pedaço de pano tingido ou representação colorida.

No actual contexto, penso ser especialmente importante falarmos da nossa. Da bandeira que temos e que nos fala de esforço, dedicação, devoção e glória. Mas também da bandeira que queremos para o futuro.

Bruno de Carvalho, em tempos referiu a ideia, envolta num certo radicalismo, de que o país deveria adoptar a bandeira da república, toda ela verde, numa clara alusão ao combate à ideologia de nacional benfiquismo que se enraizou como ervas daninhas e que corrói a nossa sociedade nos últimos anos. O resultado, todos sabemos. Poderia ter sido diferente com menos ódio, mais militância e mais inteligência. Opinião de um Brunista.

Prossigo em toada triste para abordar, ao de leve, a também triste tirada de Sousa Cintra sobre bandeiras, em exclusivo(!) para a Btv. Foi uma daquelas com que antigamente o dono da tasca (livra-te, Cherba) encerrava qualquer discussão no café da aldeia: “ O Sporting e o Benfica formam a bandeira nacional”. E pronto. Neste momento, gostemos ou não, Cintra é a personagem que nos representa. Na bandeira nacional o vermelho exerce predominância e dominância sobre o verde, porra! Esqueceu-se.

Neste momento, tenho o Ás de trunfo, não posso fazer pior, estou inchado de coragem para dar o meu contributo em analogias e outras cenas sobre vexilologia futeboleira. Cá vai: “Estejamos na frente da corrida quando virmos a bandeira de xadrez.” Que tal?

Deixo em aberto a discussão, aos caros Tasqueiros: para que batalhas ou guerras deveríamos transportar a nossa bandeira e o nosso estandarte?

E formulo um desejo profundo, ao futuro presidente: que saiba honrar a NOSSA bandeira e elevá-la ao ponto mais alto e que não a transforme no lenço com que, tantas e tantas vezes, enxugamos as lágrimas.

bandeiras

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Zezinho
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]